/apidata/imgcache/b11048f4be35136c8ddd5e2e07816d15.jpeg?banner=top&when=1765421419&who=22

Embraer e Azorra fecham acordo com a Royal Jordanian Airlines para oito novos jatos E2

A Embraer (NYSE:ERJ; B3:EMBR3) e a empresa de leasing Azorra divulgaram hoje um novo acordo para oito aeronaves com a .

Atualizado em 18/05/2023 às 09:05, por Adriano Moura Buzeli.

  • Seis aeronaves — quatro E190-E2 e dois E195-E2 — serão fornecidas pela Azorra.
  • Dois E195-E2 são pedidos firmes da Royal Jordanian para a Embraer.

A Embraer (NYSE:ERJ; B3:EMBR3) e a empresa de leasing Azorra divulgaram hoje um novo acordo para oito aeronaves com a Royal Jordanian Airlines. O acordo prevê a introdução dos jatos E190-E2 e E195-E2 na frota da companhia aérea da Jordânia. As entregas devem ser iniciadas no quarto trimestre de 2023.

O acordo totaliza oito jatos comerciais: quatro E190-E2 e quatro E195-E2, a preço de lista de US$ 635 milhões. Seis aeronaves — quatro E190-E2 e dois E195-E2 — são parte da carteira de pedidos firmes da Azorra. Outros dois E195-E2 são pedidos firmes da Royal Jordanian Airlines feitos diretamente à Embraer. Os pedidos da companhia aérea da Jordânia foram adicionados à carteira de pedidos do quarto trimestre de 2022 da Embraer como ‘cliente não revelado’.

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1765421419&who=22

Com base no anúncio feito pela Royal Jordanian Airlines (RJ) em outubro do ano passado, no qual a companhia aérea revelou seus planos de expandir a frota com aeronaves de nova geração, o E2 foi escolhido especificamente por seu desempenho excepcional e eficiência operacional. A seleção do E2 está alinhada com os objetivos estratégicos da Royal Jordanian Airlines de renovar e ampliar a frota em operação nos destinos da região do Levante, que inclui países como Israel, Líbano, Síria e a própria Jordânia. O plano estratégico almeja impulsionar ainda mais a posição da companhia aérea como a preferida na região, oferecendo melhor conectividade a uma malha mais ampla e posicionando Amã como a principal porta de entrada do Levante.

/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1765421419&who=22

“Após extensos estudos de viabilidade, a Royal Jordanian selecionou o E2 da Embraer como o mais adequado para seus objetivos financeiros e estratégicos. A companhia aérea opera aeronaves da Embraer há 15 anos e o E2 reduz significativamente os custos de investimento em treinamento de pilotos e fornecimento de peças de reposição. Além disso, também otimizamos os custos de programação e manutenção de nossa tripulação” afirma Samer Majali, Vice-Presidente do Conselho de Administração e CEO da Royal Jordanian Airlines. “A aeronave também oferece economia de combustível de 25% em comparação com as aeronaves atuais, resultando em custos operacionais menores e reduções significativas de emissões de carbono. Essas variáveis dão suporte para a estratégia e as metas ambientais da companhia. Também estamos satisfeitos em trabalhar novamente com a equipe da Azorra e agradecemos a confiança deles na Royal Jordanian e no E2”, completa.

“Estamos muito satisfeitos em ter a Royal Jordanian como o mais novo cliente de E2 da Azorra. Nossa equipe segue com o relacionamento de longo prazo com a companhia aérea — relacionamento que começou com um jato E175, da Embraer, há mais de uma década. A escolha do E2 pela Royal Jordanian reforça nossa convicção de que este é um próximo passo natural para os atuais operadores do E1. O E2 oferece maior eficiência operacional e menos emissões, enquanto mantém a confiabilidade oferecida pela Embraer”, afirma John Evans, CEO da Azorra.

“Estamos honrados por sermos escolhidos pela Royal Jordanian Airlines para fornecer a próxima geração de aeronaves regionais, uma parte central do principal plano de modernização da frota da companhia aérea”, diz Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “A família E2 de jatos de nova geração oferece a aeronave mais silenciosa, menos poluente e com menor consumo de combustível no segmento abaixo de 150 assentos. Temos orgulho de continuar nossa longa relação com a Royal Jordanian e damos as boas-vindas à Azorra para mais um acordo com a Embraer.”

O E195-E2 a ser operado pela Royal Jordanian Airlines terá capacidade para 12 passageiros na classe executiva e 108 na classe econômica. Já o E190-E2 terá o mesmo número de assentos na classe executiva e 80 na econômica. Todas as aeronaves apresentam configuração de assentos 2×2 e assentos na classe executiva, com espaço para as pernas de 53 polegadas. A cabine econômica contará com novos assentos slimline, também em uma configuração de quatro lado a lado, sem assento do meio. A aeronave também possui compartimentos superiores de grandes dimensões, iluminação ambiente, assentos de couro e conectividade sem fio para entretenimento, além de navegação completa na internet e capacidade de comunicação com redes terrestres durante o voo.

Sobre a Royal Jordanian Airlines

Como a principal companhia aérea da região do Levante, a Royal Jordanian Airlines aspira ser a companhia aérea preferida para conectar a Jordânia e o Levante com o mundo. A Royal Jordanian foi criada em 1963 como a companhia aérea nacional oficial do Reino Hachemita da Jordânia e, nos últimos 60 anos, tem sido uma embaixadora da boa vontade e da amizade do Reino, facilitando o turismo, o comércio e proporcionando às pessoas de todo o mundo uma introdução à famosa hospitalidade e cordialidade da Jordânia.

De seu hub no Aeroporto Internacional Queen Alia, a Royal Jordanian Airlines opera uma frota moderna de aeronaves que voa para destinos em todo o mundo, por meio de uma rede de rotas em constante expansão que conecta Amã à Europa, Oriente Médio, América do Norte e Ásia. Como membro da oneworld Alliance, a Royal Jordanian e suas 13 companhias aéreas parceiras internacionais fornecem uma rede de viagens combinada que atinge mais de 1.000 aeroportos em 170 países.

Os clientes da companhia podem reservar seus voos e gerenciar suas viagens por meio dos escritórios de vendas do Royal Jordanian em todo o mundo, bem como por meio da rede global da companhia aérea de agentes de viagens oficiais. O call center está disponível para atender os passageiros 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo número +962 6 510 0000. Os clientes também podem encontrar informações e suporte 24 horas por dia no site www.rj.com, e no aplicativo móvel dedicado da companhia aérea.

Sobre a Azorra

A Azorra é uma empresa de leasing de aeronaves orientada por relacionamentos, que fornece soluções de leasing, financiamento, transição de frota e gerenciamento de ativos para investidores de aeronaves, financiadores e operadoras de companhias aéreas em todo o mundo. A equipe multicultural da Azorra reflete os mercados globais que servimos e inclui competências essenciais em direito aeronáutico, financiamento de aeronaves, manutenção, marketing, vendas e leasing. Nossa equipe é liderada por veteranos com uma história compartilhada de sucesso e é complementada por jovens profissionais que trazem novas perspectivas, ideias e entusiasmo. A Azorra detém e gere atualmente uma frota de 77 aeronaves em leasing para 24 operadores em 19 países dos 5 continentes do mundo, encomendas de novos aviões como Airbus A220-100/300 e Embraer E190/195-E2. A empresa está sediada em Fort Lauderdale, Flórida, e possui escritórios em Dublin (Irlanda) e Toulouse (França).

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte pós-venda aos clientes.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é a maior fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. 

Fonte e foto: Embraer

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.