/apidata/imgcache/b11048f4be35136c8ddd5e2e07816d15.jpeg?banner=top&when=1765417973&who=22

Leonardo fortalece frota de AW139 na Austrália com encomenda de mais seis helicópteros EMS/SAR

 A Leonardo anunciou aumento na presença de helicópteros modelo bimotor intermediário AW139 na Austrália durante o Avalon (Australian International Airshow), .

Atualizado em 04/03/2023 às 01:03, por Adriano Moura Buzeli.

  • Helicópteros serão entregues às operadoras Babcock, CQ Rescue e StarFlight Australia para a realização de missões HEMS e de busca e salvamento;
  • Austrália conta com uma frota de mais de 60 unidades AW139 operando em HEMS/SAR, aplicação da lei, offshore e funções governamentais;

 A Leonardo anunciou aumento na presença de helicópteros modelo bimotor intermediário AW139 na Austrália durante o Avalon (Australian International Airshow), através de pedidos de um total de seis aeronaves, realizado por três operadores diferentes: a Babcock Australasia (Babcock), a RACQ CQ Rescue (CQ Rescue) e a StarFlight Australia. Todas as seis aeronaves serão entregues nas instalações da linha de montagem final da Leonardo em Vergiate, na Itália, ao longo de 2024.

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1765417973&who=22

As duas plataformas AW139 encomendadas pela Babcock realizarão missões HEMS (serviço aeromédico de emergência por helicóptero), Busca e Resgate e Transporte Inter-Hospitalar de pacientes. As aeronaves serão entregues em 2024 e começarão a operar já no segundo semestre do ano, após customização para as missões. A plataforma contará com uma ampla gama de equipamentos sob medida, incluindo: piloto automático DAFCS (Digital Automatic Flight Control System) de 4 eixos aprimorado com Hover Mode, o novíssimo Avionic Phase 8 e TCAS II (Sistema de Prevenção de Colisões de Trânsito). Além de holofote, câmera, cortador de fio e guindaste de resgate, entre outros opcionais. Este pedido elevará a frota total da Babcock para nove AW139s, uma vez que eles já operam sete na Austrália em nome da Air Ambulance Victoria e da RACQ CapRescue. O Diretor Administrativo de Aviação e Serviços Críticos da Babcock, Peter Newington, disse que a expansão da frota de helicópteros irá aprimorar a capacidade de seus contratos. “A aeronave AW139 oferece maior alcance de velocidade e capacidade operacional, o que é essencial para a vasta distância e terrenos desafiadores que temos em toda a Austrália.”

/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1765417973&who=22

Já as duas AW139 encomendadas pela CQ Rescue serão usadas na região de Mackay, no centro de Queensland, para realizar missões EMS/SAR on-shore e off-shore, dia e noite, e em uma variedade de condições climáticas. As aeronaves contarão com o que há de mais moderno em aprimoramento de produto, tecnologia e capacidade de missão, como: aviônicos avançados, incluindo os mais modernos óculos de visão noturna, radar de busca e clima, além das ferramentas de comunicações mais avançadas que existem no mercado, para atender aos extensos requisitos de missão da operadora. Graças aos novos AW139, o CQ Rescue voará duas vezes mais longe e terá um aumento de 30% na velocidade de missão, comparando com helicópteros anteriores, podendo alcançar comunidades remotas e rurais mais rápido do que nunca. Espera-se que os AW139s sejam entregues no segundo trimestre de 2024, entrando em serviço antes do final do mesmo ano. O CEO da CQ Rescue, Tim Healee, declara: “O AW139 é uma das plataformas mais confiáveis do setor. O serviço aeromédico que prestamos e o tipo de missões que realizamos são únicos, consumindo muito tempo e cobrindo longas distâncias. Os helicópteros AW139s trarão enormes benefícios ao nosso serviço, incluindo aviônicos de nova geração, desempenho superior, tecnologia comprovada e recursos de segurança excepcionais. Esta incrível aquisição só é possível devido ao generoso apoio que recebemos de nossa comunidade, de nossos apoiadores corporativos e do governo de Queensland”.

O pedido da StarFlight Australia consiste em dois AW139s, que serão operados em Queensland e outras partes da Austrália, realizando missões EMS/SAR em capacidades onshore e offshore. As aeronaves contam com toda a mais recente tecnologia aviônica, de atendimento ao paciente e capacidade de busca e resgate. Deve ser entregue no final de 2024 e entrará em serviço após inclusões e modificações locais, necessárias para a missão. Este novo pedido elevará o total de helicópteros AW139 operados pelos grupos StarFlight e LifeFlight para 15, nove dos quais são dedicados a missões EMS/SAR. O CEO e diretor da StarFlight Australia, Ashley van de Velde, disse: “A StarFlight Australia tem o prazer de finalizar a compra de dois novos helicópteros AW139 que serão utilizados para trabalhos futuros. Já operamos várias dessas aeronaves em nossa frota e ficamos constantemente impressionados com sua confiabilidade, qualidade e facilidade de manutenção. Os recursos, a tecnologia, o tamanho e os recursos avançados completos que os AW139s oferecem tornam essas aeronaves ideais para nossos requisitos. Sua versatilidade e prontidão para várias configurações também nos ajudam a fornecer soluções de aviação sob medida para nossos clientes.”

Com mais de 1.130 unidades à serviço de mais de 280 clientes, espalhados por cerca de 90 países, e mais de 3,6 milhões de horas de voo registradas desde sua certificação em 2004, o AW139 também provou ser extremamente bem-sucedido em missões de resgate e emergência. A aeronave oferece excelentes recursos, tecnologia e segurança para atender aos rigorosos requisitos dos operadores em tarefas realizadas com condições adversas e para maximizar a eficácia da missão. O AW139 apresenta aviônicos de última geração, sistemas avançados de navegação e prevenção de colisões para aprimorar a consciência situacional e reduzir a carga de trabalho dos pilotos, velocidade incomparável e margens de potência e desempenho geral. A aeronave tem ainda a cabine mais larga de sua categoria, alta modularidade que permite rápida reconfiguração e caixa de engrenagens principal exclusiva com capacidade de funcionamento a seco de mais de 60 minutos, para maior confiabilidade e segurança, além de oferecer até 1000 kits certificados.

Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

Fonte: Leonardo

Foto: Comunidade da Austrália

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram , faça parte de nosso telegram  e conheça também nossa revista digital