/apidata/imgcache/b11048f4be35136c8ddd5e2e07816d15.jpeg?banner=top&when=1765417894&who=22

Simulados em Ribeirão Preto encerram o Mês de Emergência da Rede VOA

Aeroporto Leite Lopes recebeu simulado de sequestro de aeronaves e atentado a bomba

Atualizado em 30/11/2025 às 20:11, por Adriano Moura Buzeli.

Cena de treinamento policial na pista de um aeroporto, com o céu parcialmente nublado ao fundo. Em primeiro plano, um grupo de policiais táticos do GATE, vestidos de preto e usando capacetes, se posiciona atrás de um escudo balístico. À esquerda, um avião bimotor de pequeno porte (provavelmente um King Air) está parado no asfalto, e outros policiais se encontram ao seu redor.

Foto: Adriano Moura Buzeli

A Rede VOA promoveu na última terça-feira (25/11) o último exercício em alusão ao Mês de Emergência Aeroportuária. O Aeroporto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto, recebeu os simulados de apoderamento ilícito de aeronave e atentado com ameaça de bomba. Durante todo o mês de novembro, foram realizados workshops, treinamentos teóricos e simulados práticos visando estreitar laços com os órgãos de emergência de vários municípios e levar, por meio de cada aeroporto, treinamentos e capacitações aos órgãos de emergência para casos de incidentes e acidentes aéreos.

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1765417894&who=22

Foto: Divulgação Rede VOA

Em Ribeirão Preto, a atividade foi voltada aos efetivos da Polícia Federal, do Grupo de Ações Especiais da Polícia Militar (GATE) e equipes de especialistas em explosivos. Foi realizada uma simulação da negociação com o sequestrador, que tomou uma aeronave de pequeno porte e tomou posse de duas vítimas. Ao final, o negociador conseguiu com que ele se rendesse e liberasse as vítimas.
 

Foto: Divulgação Rede VOA


Já no exercício com bomba, foi realizada toda a varredura da aeronave, inclusive com os cães do canil da PM, e realizado o procedimento para desarmar os supostos explosivos. Também foram montados o comitê de crise e a sala técnica para a tomada conjunta das decisões entre os órgãos envolvidos.
 

/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1765417894&who=22

A realização de simulados de emergência em diversos cenários é fundamental para garantir que todos os envolvidos — equipes de resgate, bombeiros, operadores aeroportuários, companhias aéreas e órgãos de segurança — estejam preparados para responder de forma rápida, coordenada e eficiente a situações críticas. Esses exercícios permitem testar na prática os planos de contingência, identificar falhas operacionais e aprimorar a comunicação entre diferentes setores, fatores essenciais para reduzir riscos e salvar vidas em cenários reais

comenta o CEO da Rede VOA, Marcel Moure

A Rede VOA encerra o Mês de Emergência Aeroportuária com ótimo feedback dos simulados e workshops, e segue colocando em prática sua cultura de excelência na segurança operacional, capacitando não só os seus colaboradores, como todas as equipes que são acionadas para atuar em situações de crise.

Assista abaixo o vídeo gravado com exclusividade do Simulado



 Fonte: Rede VOA

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram , Whats app

Conheça também nossas outras mídias