/apidata/imgcache/b11048f4be35136c8ddd5e2e07816d15.jpeg?banner=top&when=1765425223&who=22

Timbro leva para a Labace experiência em comércio exterior

Com soluções em importação e exportação aplicadas em diversos setores, empresa importa 171% mais aeronaves no 1º semestre de 2022 .

Atualizado em 11/08/2022 às 17:08, por Adriano Moura Buzeli.

Com soluções em importação e exportação aplicadas em diversos setores, empresa importa 171% mais aeronaves no 1º semestre de 2022 do que no mesmo período de 2021

A Timbro, empreendedora brasileira de comércio exterior, distribuição e serviços financeiros, traz para o mercado de aeronaves executivas a experiência acumulada em 11 anos atuando na importação e exportação de bens. A operação de aviação da empresa vem colhendo os resultados: entre janeiro e junho de 2022, a Timbro importou 171% mais aeronaves para clientes do que no mesmo período de 2021.

/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1765425223&who=22

Ao operar em diferentes fluxos comerciais – com importação, exportação e distribuição – e em segmentos distintos como commodities agrícolas, minério, bens de consumo, máquinas, construção civil, entre outros, a Timbro desenvolveu um modelo de trabalho focado na simplificação dos processos comerciais internacionais. Aliado a isso, em 2021 a empresa triplicou o time de profissionais especializados em aviação, que são 100% dedicados à importação de aeronaves. Segundo Philipe Figueiredo, CCO de Importação para Terceiros, “a grande vantagem em importar uma aeronave com a Timbro é a simplificação de toda a operação. A aeronave chega pronta para o comprador”.

A área de aviação da Timbro é responsável por todos os trâmites de importação de uma aeronave executiva. A empresa apoia o comprador do avião ou helicóptero novo ou seminovo na estruturação da operação, busca pela melhor solução de crédito, gestão da aquisição, entrega no exportador, traslado e nacionalização junto aos órgãos competentes.

Diversificação de aeronaves

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1765425223&who=22

Os primeiros seis meses do ano foram marcados por uma maior diversificação do portfólio de aeronaves importadas pela Timbro para compradores brasileiros, que foram desde jatos médios e grandes como Citation XLS+ e Pilatus PC-24 e jatos leves como Vision e Hondajet, até turboélices como King Air 260 e TBM-850, helicópteros como Bell 407GXi e aviões de uso agrícola como o Air Tractor.

“Hoje, 1/3 do nosso faturamento na operação de aviação vem de turboélices, aviões com motor à pistão e asas rotativas, e o restante é distribuído entre jatos leves, médios e grandes” detalha Philipe. A aumento da diversificação de demanda aplica-se totalmente ao mercado brasileiro. “A tendência é de diversificação cada vez maior. Nosso país tem dimensões continentais, baixa cobertura pela aviação comercial e cadeia produtiva espalhada geograficamente e forte em diversos setores. A aviação executiva é uma solução para muitos entraves e por isso atrai clientes que estão entrando no mercado com necessidades específicas, considerando valor da aeronave, tipo de operação, hangaragem e manutenção”, explica o executivo.

Mercado aquecido impulsiona venda de seminovos

Em 2021, a Timbro teve demanda 40% superior ao ano anterior para importação de aeronaves, alcançando um patamar de consultas que se manteve em 2022. Como a demanda por aviões e helicópteros novos está maior que a oferta globalmente, há no mercado, de forma generalizada, espera ampliada para a entrega de aeronaves novas.

A demanda maior que a oferta por aeronaves novas somada à renovação da frota atual – que ocorre com a conclusão de pedidos feitos em 2021 e 2020 –, vai incrementar o mercado de seminovos. Proprietários estrangeiros que adquiriram uma nova aeronave geralmente vendem a atual, fazendo com que o mercado receba um volume relevante de aviões e helicópteros seminovos. “A aeronave seminova em boas condições, passando pela manutenção adequada e nacionalização feita da forma correta, é uma boa opção para o comprador brasileiro que está adquirindo o primeiro avião ou helicóptero, pois terá um custo mais atraente do que a nova e será entregue em menos tempo”. Na Timbro, a aquisição de uma aeronave seminova passa por uma equipe especializada, tornando simples e segura esta aquisição.

Consolidação no mercado de aviação executiva e novas soluções

A operação de aviação executiva da Timbro vem conquistando cada vez mais relevância no mercado. A expectativa é fechar o ano com faturamento cerca de 300% superior ao do ano passado. “Somente em seis meses, já fizemos mais de dois terços do faturamento realizado em 2021 inteiro”, enumera Philipe. Segundo o executivo, “em junho do ano passado, já éramos responsáveis por 25% das importações de aeronaves executivas no Brasil. Ao triplicar nosso time dedicado 100% para aviação em 2021, ampliamos o volume de operações e seguramente hoje somos responsáveis por mais de 30% dos processos de importação de aeronaves no país”.

Ao operar em diferentes negócios de comércio exterior, a Timbro ganha capacidade de oferecer novas soluções para os mercados onde atua. Em 2021, a empresa deu início às transações via barter para importação de aviões e helicópteros, onde aquilo que o cliente produz é usado para o pagamento da aeronave escolhida, adequando o pagamento à sua produção agrícola (grãos, açúcar, algodão e café) ou de minério (ferro, manganês, ferro gusa, sucata e metais não-ferrosos). Esta solução financeira é única no mercado brasileiro para aeronaves e só é possível porque a Timbro também opera com commodities agrícolas e metálicas.

Sobre a Timbro –Há 11 anos no mercado, a Timbro é uma empreendedora de comércio exterior, distribuição e serviços financeiros. Com volume de negócios de R$ 7.5 bilhões em 2021 e contando atualmente com mais de 300 colaboradores, a Timbro orquestra diferentes frentes de negócios por meio de três pilares: meritocracia, tecnologia e geração de novos sócios. Desta forma, potencializa ao máximo o talento humano e simplifica a execução das atividades inerentes à exportação, importação e distribuição de commodities, bens e produtos diversos. Atua também com serviços financeiros, voltados principalmente à proteção de ativos e derivativos.

Fonte: Assessoria de imprensa da Timbro

Foto: Timbro

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube e Dailymotion.

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.