FAA e EASA

A EASA publica o Boletim de Informações de Segurança sobre o uso contínuo de barras de parada de pista

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou  o Boletim de Informações de Segurança (SIB) 2025-07 como parte de seus esforços contínuos para prevenir incursões em pistas de aeródromos da União Europeia. O SIB é direcionado a aeródromos que já possuem barras de parada instaladas e recomenda o uso otimizado desses equipamentos para aumentar a segurança das pistas.

Uma barra de parada na pista é como um semáforo, mas para aviões. É essencialmente uma fileira de luzes embutidas no solo, geralmente na entrada da pista. Quando as luzes estão vermelhas, isso funciona como um sinal de “pare”, indicando aos pilotos que eles não devem prosseguir para a pista. Quando a barra vermelha se apaga e as luzes ficam verdes, juntamente com uma autorização do controle de tráfego aéreo por rádio, os pilotos sabem que é seguro cruzar a cabeceira e usar a pista para travessia ou decolagem.

Incursões em pistas de pouso e decolagem são uma preocupação prioritária para a EASA e para a indústria da aviação em todo o mundo, visto que o número de incidentes aumentou ligeiramente nos últimos anos. O SIB fornece recomendações para operadores de aeródromos, prestadores de serviços de controle de tráfego aéreo e autoridades nacionais competentes sobre o uso contínuo de barras de parada, que às vezes são usadas durante operações de baixa visibilidade, por serem consideradas uma das barreiras mais eficazes na prevenção de incursões em pistas de pouso e decolagem. 

Fonte: EASA

Foto: Gerada por I.A

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.