Exército

Comando Militar do Oeste promove estágio para jornalistas

Jornalistas e profissionais da imprensa de Campo Grande puderam vivenciar, entre os dias 27 e 30 de agosto, o ambiente militar e se especializar na cobertura jornalística em área de conflito. O Estágio para Jornalista em Área de Conflito foi realizado pelo Comando Militar do Oeste (CMO) e reuniu 17 profissionais da comunicação de Mato Grosso do Sul.

Uma aula inaugural ministrada pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, marcou o início das atividades. Acompanhado do General Abreu, Chefe do Centro de Coordenação de Operações (CCOp/CMO), e do General Sandro Gomes, Chefe de Estado Maior (ChEM) do CMO, o General Baganha expôs aos jornalistas os objetivos do estágio, além de detalhar a importância da integração entre a imprensa e o Exército Brasileiro.

Na sequência, o General Abreu falou sobre a Estratégia Nacional de Defesa, detalhando aos profissionais da comunicação a estrutura do Exército em todo o Brasil e a composição do CMO, que possui 53 organizações militares e cerca de 14,5 mil militares. O General destacou, ainda, os esforços do Exército na prontidão operacional, como o planejamento e emprego de tropas nas operações Ágata e Pantanal Conjunta.

As atividades seguiram no segundo dia com instruções práticas ministradas pelo 9º Batalhão de Polícia do Exército (9º BPE) no 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB). Os jornalistas puderam absorver conhecimentos sobre os efeitos de armamentos letal e menos letal, além de instruções sobre defesa química, biológica, radiológica e nuclear.

Todo o conhecimento teórico foi demonstrado na prática com atividades em campo, oportunidade em que os profissionais participaram de exercícios simulados com o objetivo de representar a cobertura jornalística em um ambiente hostil.

No terceiro dia do estágio, os profissionais da imprensa receberam instruções de primeiros socorros no 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx). No hangar do batalhão, os jornalistas conheceram de perto as aeronaves empregadas nas missões coordenadas pelo CMO.

Como atividade de conclusão do estágio, os comunicadores participaram de uma instrução prática de progressão em área de alto risco. Munidos de câmeras e celulares, os jornalistas foram colocados em um ambiente de conflito simulado e vivenciaram na prática os desafios de uma cobertura jornalística e da atividade militar em área de risco.

No dia 30 de agosto, no auditório do CMO, os 17 jornalistas assistiram palestras sobre o Direito Internacional dos Conflitos Armados e a Experiência na Atividade do Jornalismo do Exército Brasileiro.

Em uma cerimônia com a presença do General Baganha e comandantes das unidades em que os jornalistas realizaram as instruções, os profissionais receberam o certificado de conclusão do estágio.

Estágio para Jornalista em Área de Conflito
Realizado anualmente, o Estágio para Jornalista em Área de Conflito tem como objetivo apresentar a organização e a importância do preparo de jornalistas e assessores de imprensa que atuam em áreas de conflito, além das noções básicas de segurança e proteção para os profissionais.

O estágio promovido pelo CMO exemplifica como a profissão militar, com suas especificidades e riscos inerentes, integra-se de maneira vital à sociedade. Ao proporcionar aos jornalistas uma imersão no ambiente militar e prepará-los para coberturas em zonas de conflito, o CMO reforça seu papel como um integrante indissociável da sociedade, demonstrando sua preocupação com a segurança e a eficácia das comunicações em contextos de risco.

Este esforço não apenas destaca as singularidades da profissão militar, incluindo o risco de morte associado às operações, mas também sublinha a importância da colaboração entre as forças armadas e a imprensa para garantir uma cobertura informativa responsável e segura, evidenciando o comprometimento do Exército Brasileiro em contribuir para a proteção e preparo dos profissionais que relatam eventos críticos.

Fonte e foto: Comando Militar do Oeste – Exército Brasileiro

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.