Feiras e Eventos

Congresso SAE BRASIL evidencia Operação Industrial como a grande responsável pelo produto do futuro

Convidados de peso do setor apresentam evoluções em processos industriais em painel e discutem sobre produto e cliente do futuro

No dia 11 de outubro, às 8h30, a 30ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE BRASIL promove o painel “A evolução indústria de manufatura desde o 14 BIS até a Space X e o Ford T até o veículo autônomo. Um passeio pelas ferramentas e processos industriais para a fabricação perfeita”. A discussão acontecerá no Auditório Brose e será sobre como as Operações Industriais vêm se atualizando com a evolução do mundo, com fábricas mais modernas, equipamentos conectados e exigência de qualidade. O principal foco do painel é debater sobre o atual momento da manufatura – os equipamentos e as atuais tecnologias -, trazendo, também, a visão dos convidados sobre o futuro do setor para as próximas décadas, pontuando as inovações tecnológicas e o futuro da capacitação de profissionais.  

Peter Karl Steinhauser, Chairperson do Comitê Operações Industriais e um dos responsáveis por montar a trilha de conteúdo do painel, pontua que, além da questão da manufatura, as novas tendências de tecnologia trazem desafios para o setor regulatório e para a formação de profissionais. “Temos desafios importantes nas próximas décadas e que já precisamos começar a debater. A transformação que já se iniciou, vai impactar questões regulatórias, como o caso dos Evtol, e é necessária uma harmonização de todos os players do setor. Outro ponto importante é a capacitação profissional com foco nas tecnologias e inovações que estão por vir”, finaliza. 

Os convidados debaterão sobre como a base de toda esta evolução na indústria está nos processos básicos de manufatura, sempre em evolução, mas sem perder o motivo base de sua existência, isto é, produzir mais rápido, com mais qualidade, com menor custo – falando de Supply Chain como um todo. 

Além de falar sobre as evoluções nos processos até aqui, outra motivação para criação deste painel é o fato de a operação industrial ser a grande responsável por ter o produto do futuro, da forma que o cliente do futuro vai demandar – considerando seu nível de exigência -, e com o custo adequado para que possa ser adquirido pelo público-alvo. 

Rafael Pavão Cardoso, Diretor de Operações da Shainin South America e Co-Chair do Comitê de Operações Industrial da SAE BRASIL, será o mediador do painel. Para ele, há uma série de debates importantes em meio às novidades produtivas, mas um, em especial, pode é bem interessante. “Quando falamos do setor aeronáutico, temos operações de baixo volume e altíssima qualidade. Porém, as tendências da mobilidade apontam para algumas novidades, como o Evtol. E esse novo meio de transporte terá características que misturam operações de manufatura da indústria aeronáutica e da automotiva – que sempre foi caracterizada por alto volume produtivo e requisitos de qualidade diferentes do da aviação. Então, a indústria vai precisar equilibrar esses pontos nesse novo tipo de mercado”, explica. 

O painel contará com a presença de Jefferson de Oliveira Gomes, Diretor de Inovação e Tecnologia do CNI SENAI-DN, que vai falar sobre o papel da inovação na indústria; Fabricio Sartori, Gerente Comercial da Sonaca Brasil Aerostructures Assembly, vai falar sobre o desenvolvimento de produtos para o setor aeronáutico, destacando as inovações e como elas têm impactado os processos e os produtos. 

O painel também contará com a presença de Ricardo Silva Rocha, Diretor de Manufatura da Divisão Powertrain Solutions da Robert Bosch, que trará para o debate a importância do uso estruturado de solução de problemas na manufatura, destacando diferentes estratégias e os desafios de acompanhamento do uso dessas ferramentas, que contribuem para a manufatura; já Gustavo Damaso, Diretor de Qualidade da Robert Bosch, vai comentar sobre  importância da necessidade de desenvolvimento contínuo de talentos, a fim de suportar as transformações que estão acontecendo no ambiente industrial. Por fim, Alexandre Xavier L. Martins, Superintendente (Senior Executive) da IQA – Instituto de Qualidade Automotiva, vai comentar sobre o IQA e as certificações de sistemas de gestão de produtos, serviços e qualificação de pessoas e ferramentas, tudo ligado ao âmbito de qualidade. 

Inspirado na vida e inovações de Santos Dumont, o Congresso SAE BRASIL tem como temática deste ano “Movidos pela Inovação: Somos a próxima geração da mobilidade” e contará com a presença de líderes da indústria, da academia e do governo, além de especialistas nas mais diversas áreas de conhecimento ligadas às temáticas que envolvam mobilidade. 

A grade completa com as principais atrações do 30° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL pode ser acessada pelo site oficial do evento. Para mais informações, acesse www.saebrasil.org.br/congresso

Serviço 

A evolução indústria de manufatura desde o 14 BIS até a Space X e o Ford T até o veículo autônomo. Um passeio pelas ferramentas e processos industriais para a fabricação perfeita 

Data: quarta-feira, 11 de outubro 

Horário: Às 8h30 

Auditório: Brose 

Local: PRO MAGNO – Centro de eventos 

Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras 

Inscrições: Congresso SAE BRASIL 
 

Serviço  

Congresso SAE BRASIL 2023 

Data: 10 e 11 de outubro 

Horário: Das 8h30 às 19h  

Local: PRO MAGNO – Centro de eventos 

Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras 

Inscrições: Congresso SAE BRASIL  

Sobre a SAE BRASIL  

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.   

Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.   

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.  

Fonte: SAE Brasil

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nosso canal de transmissão no Instagram.