Aeroespacial

EarthCARE vai para o oeste para o lançamento

Satélite de monitoramento climático deixa a Europa

A espaçonave EarthCARE (Earth Clouds, Aerosols and Radiation Explorer), construída pela Airbus, deixou Munique, na Alemanha, e agora está a caminho de uma aeronave para seu local de lançamento em Vandenberg, Califórnia. O EarthCARE está planejado para ser lançado em maio em um foguete Falcon 9.

EarthCARE é a missão Earth Explorer mais complexa do programa FutureEO da Agência Espacial Europeia (ESA). Esta nova missão de satélite irá quantificar e reduzir a incerteza sobre o papel que as nuvens e os aerossóis (minúsculas partículas atmosféricas) desempenham no aquecimento e arrefecimento da atmosfera da Terra, contribuindo para uma melhor compreensão das alterações climáticas. A espaçonave foi desenvolvida, construída e testada com o envolvimento de especialistas de 15 países europeus, além do Japão e Canadá.

Marc Steckling, Chefe de Observação da Terra, Ciência e Exploração da Airbus, disse: “À medida que o clima do mundo continua a mudar a um ritmo cada vez mais rápido, os cientistas precisam de ativos espaciais cada vez mais sofisticados para permitir uma melhor análise. O EarthCARE ajudará a preencher as lacunas, fornecendo medições sem precedentes para que meteorologistas e climatologistas possam entender melhor como a energia é transmitida dentro da atmosfera.”

Uma empresa conjunta entre a ESA e a Agência Espacial Japonesa (JAXA), a EarthCARE examinará o papel que as nuvens e os aerossóis desempenham na reflexão da radiação solar de volta ao espaço e também na captura da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra.

O satélite climático EarthCARE decolou de Munique, na Alemanha, para seu local de lançamento na Califórnia, EUA – Copyright Flughafen München

O EarthCARE irá elaborar perfis verticais de aerossóis naturais e feitos pelo homem, registrar a distribuição de gotículas de água e cristais de gelo e como eles são transportados nas nuvens, e fornecer insumos essenciais para melhorar a modelagem do aquecimento climático e a previsão do tempo. Os aerossóis influenciam o ciclo de vida das nuvens e, portanto, contribuem indiretamente para como elas emitem radiação – medi-las dará uma melhor compreensão do orçamento energético da Terra.

EarthCARE é apoiado por mais de 200 institutos de pesquisa em todo o mundo. Os cientistas poderão usar os dados para melhorar a precisão dos modelos de desenvolvimento de nuvens, seu comportamento, composição e interação com aerossóis.

O lidar atmosférico ATLID é um dos quatro instrumentos do satélite EarthCARE que fornece perfis verticais de aerossóis e nuvens finas. O ATLID é o segundo lidar ultravioleta espacial europeu depois da espaçonave de detecção de vento Aeolus, tornando a Airbus uma especialista mundial em lidar espaciais.

Além do ATLID, o satélite também inclui um radiômetro de banda larga desenvolvido pela ESA através da indústria europeia, um imageador multiespectral desenvolvido pela subsidiária da Airbus SSTL e um radar de perfil em nuvem desenvolvido pela JAXA. Esta combinação única de instrumentos permitirá aos cientistas pela primeira vez avaliar diretamente o papel das nuvens e aerossóis no orçamento de radiação da Terra com um sistema de satélite integrado, reduzindo assim as incertezas atuais. O EarthCARE circundará a Terra em uma órbita polar de 400 km síncrona ao Sol, cruzando o equador no início da tarde para otimizar as condições de luz do dia.

A Airbus Defence and Space em Friedrichshafen (Alemanha) é a principal contratada para desenvolver e construir o satélite de 2 toneladas, com a Airbus Defence and Space em Toulouse (França) fornecendo o Lidar Atmosférico ATLID.

Fonte e fotos: Airbus

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.