Azul é prejudicada por ciberataque

A Azul Linhas Aéreas esta sendo prejudicada por um ataque cibernético ocorrido nas primeiras horas do último domingo sofrido pela empresa de call center Atento Brasil, que desde então vem tentando solucionar o problema. 

Segundo a Azul o sistema de vendas está funcionando normalmente e reforça que seus canais on-line para atendimento estão operando normalmente e que está trabalhando em conjunto com a empresa parceira para minimizar os impactos aos clientes, além disso a companhia comunicou oficialmente a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) sobre o prejuízo ao atendimento de seu call center.

Imagem: voeazul.com.br

A Atento é uma empresa multinacional com sede na Espanha está presente em 14 países, gera 150.000 mil empregos e presta serviço a 400 empresas como Banco Pan, Vivo, Azul Linhas Aéreas, Livelo, Unimed-Rio, Burger King, Itaú Unibanco, Cielo, BMG, entre outros. Devido ao ataque cibernético a empresa deverá informar ao governo brasileiro quantas empresas clientes foram afetados.

Até o momento o que sabemos é que ao identificar a ameaça a empresa realizou o isolamento de seus sistemas para evitar maiores impactos e que não houve vazamento de dados.

No caso dos serviços como Central de Atendimento ao Consumidor (CAC) o serviço deve estar disponível de segunda a sábado, já os serviços como Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e Ouvidoria precisam estar em funcionamento 7 dias por semana e 24 horas por dia, além disso a Senacon informa que os serviços financeiros, aéreo e de saúde são obrigados a estarem a disposição do consumidor 24 horas por dia.

O ataque

Segundo informações o ataque sofrido pela empresa é chamado de ransomware Lockbit 2.0 conhecido no mundo digital por sua velocidade em criptografar dados de máquinas afetadas, onde os criminosos dão prazo para que um resgate seja pago, mas caso o resgate deste sequestro de dados não ocorra os criminosos realizam a venda dos mesmos. 

Desde o inicio da pandemia empresas como Embraer e CVC também já foram vitimas de ciberataque, isso nos faz pensar se realmente a nossa urna é de fato segura, mesmo não sendo conectada a internet, a mesma possui cartão dados inserido para que os nomes dos candidatos apareçam no display, será que um software não pode ser programado para forjar dados? 

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.