Voepass realiza voo de ajuda com destino a Ilhéus-BA

Na noite de ontem (08/01) a VOEPASS utilizou a aeronave ATR72-212A(500) de prefixo PR-PTN para realizar o voo 9808 entre Ribeirão Preto-SP e Ilhéus-BA, a companhia transportou gratuitamente cinco toneladas de doações como: alimentos, vestuário e medicamentos para as famílias afetadas pelas chuvas no sul da Bahia. A decolagem do Aeroporto Leite Lopes em Ribeirão foi realizada às 21h22 (hora local) pousando na cidade de Ilhéus às 00h25.  

O regresso para Ribeirão Preto-SP ocorreu às 01h58.

Chuvas na Bahia

Desde o mês de dezembro o estado da Bahia vem sendo afetado pelas chuvas intensas, até o momento 175 cidades foram afetadas, destas 164 já estão em estado de emergência. A Defesa Civil calcula que 850.325 mil pessoas foram atingidas,  sendo 90 mil sem ter onde morar porque perderam suas casas e mais de 60 mil desalojadas por estarem em área de risco tendo, por tanto, que abandonar suas casas e sem data para poder retoma-las.  A contagem de vitimas fatais ou com algum tipo de lesão são 26 mortos, 2 desaparecidos e 520 feridos.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou alerta de chuva intensa para algumas regiões do oeste da Bahia passando por Brumado até Vitória da Conquista no sudoeste do estado, até a região de Porto Seguro no sul da Bahia chegando a Teixeira de Freitas na divisa com Minas Gerais. Segundo o alerta que se iniciou hoje às 09h59 haverá chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos de velocidade entre 50 e 100 km/h, existindo por tanto, o risco de corte de energia, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Este alerta possui duração de 22 horas. 

Governo Brasileiro

O Ministério da Defesa informou no dia (31/12) que as Forças Armadas já transportaram 200 toneladas de insumos para a população atingida pelas enchentes na Bahia. Os carregamentos de água potável, kits de primeiros socorros, roupas, produtos de higiene, profissionais especializados em resgate e médicos, estão sendo transportados desde 11 de dezembro de 2021. A aeronave da FAB Hércules C-130 já transportou 4,8 mil litros de água mineral para Ilhéus, homens da Marinha entregaram mantimentos em bairro da cidade e um helicóptero do Exército transportou 500 cestas básicas para regiões isoladas do município de Poções-BA.

Até o momento as Forças Armadas já beneficiaram 24 municípios do estado.

Ajudas Internacionais

Os EUA anunciaram a doação de R$750 mil em kits de produtos de limpeza, higiene e cozinha, o anuncio desta ajuda foi realizado por meio da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) na sexta feira (07/01).

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram , faça parte de nosso telegram  e conheça também nossa revista digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.