/apidata/imgcache/b11048f4be35136c8ddd5e2e07816d15.jpeg?banner=top&when=1765305060&who=22

A aeronave de testes de voo excalibur conquista a prestigiosa medalha de bronze da royal aeronautical society

A Leonardo e a 2Excel Aviation foram homenageadas com a Medalha de Bronze da Royal Aeronautical Society por seu trabalho colaborativo no projeto da aeronave de teste de voo Excalibur (FTA

Atualizado em 07/12/2025 às 11:12, por Adriano Moura Buzeli.

Uma foto em um palco de premiação mostra oito pessoas em trajes formais. Eles estão posando em frente a uma grande tela de projeção que exibe o texto

Foto: Divulgação

O prêmio foi entregue aos membros das equipes de ambas as empresas durante a cerimônia anual de Honras, Medalhas e Prêmios da Sociedade, realizada esta semana em Londres.

O Excalibur FTA é um laboratório voador altamente versátil, projetado para permitir o teste e a avaliação, em um ambiente real, de sensores integrados de última geração, tecnologia digital e comunicações integradas, conhecidos como ISANKE & ICS (Sistemas Integrados de Sensoriamento e Efeitos Não Cinéticos e Comunicações Integradas). Originalmente um Boeing 757 comercial, o FTA está passando por extensas modificações para dar suporte à pesquisa e inovação de ponta.

/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1765305060&who=22

A aeronave está sendo desenvolvida como parte da Equipe Tempest, que reúne o melhor da indústria britânica, trabalhando em conjunto com o Ministério da Defesa do Reino Unido para entregar o Sistema Aéreo de Combate Futuro (FCAS) do Reino Unido.

Como parte do programa FCAS do Reino Unido — que engloba o caça principal em desenvolvimento no âmbito do Programa Global de Aviação de Combate (GCAP) — o Excalibur desempenha um papel crucial na redução de riscos e na aceleração do desenvolvimento tecnológico. Nos próximos anos, a aeronave voará equipada com sensores avançados e tecnologia de comunicação, permitindo que cientistas e engenheiros a bordo testem e aprimorem os sistemas em tempo real.

Ao receber o prêmio em nome da equipe Excalibur, o engenheiro-chefe do projeto Leonardo, Anthony Todd, disse:

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1765305060&who=22

Este prêmio da Royal Aeronautical Society reconhece os esforços extraordinários da equipe e a importante contribuição que seu trabalho está trazendo para a futura capacidade de combate aéreo do Reino Unido. O sucesso do Excalibur reflete a forte parceria entre a Leonardo e a 2Excel. Juntos, estamos ajudando o programa a abrir novos caminhos, demonstrando rapidez e agilidade para cumprir os ambiciosos prazos do GCAP.

Anthony Todd

Este programa apresentou desafios para a indústria aeroespacial do Reino Unido que não existiam há décadas.

acrescentou, Steve Riley, Diretor Executivo, Gerente de Programa e Gerente de Testes de Voo da 2Excel Aviation

"Apesar de demonstrarem um ritmo incomparável em todas as etapas, a inovação, a eficácia e a colaboração provaram que – mesmo sem um modelo a seguir – a capacidade e a determinação de nossa equipe para expandir seus respectivos limites e alcançar resultados são de nível internacional, em muitos casos inspiradoras."

“O projeto Excalibur proporcionou oportunidades significativas para o desenvolvimento de habilidades dentro das equipes de projeto e em toda a cadeia de suprimentos. Agora estamos entrando na próxima fase de testes para obter a certificação, para a qual planejamos iniciar a entrega operacional dentro de 12 meses.”

Fonte: 2Excel

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram , Whats app

Conheça também nossas outras mídias