/apidata/imgcache/b11048f4be35136c8ddd5e2e07816d15.jpeg?banner=top&when=1765305169&who=22

Melhorias no Aeroporto de Colônia-Bonn: Novo PANTHER e simulador personalizado

Nos próximos meses, cinco novos veículos PANTHER 8x8 equipados com HRET e ferramenta de perfuração entrarão em operação, substituindo os modelos PANTHER mais antigos.

Atualizado em 02/12/2025 às 22:12, por Adriano Moura Buzeli.

Vista do interior da cabine de um simulador de veículo de resgate e combate a incêndios aeroportuário. O painel de controle principal inclui um volante à esquerda, várias telas digitais, incluindo um grande monitor central com um diagrama e um tablet GPS montado à direita. O para-brisa frontal é substituído por telas de simulação que mostram uma aeronave (provavelmente um Boeing 747) em uma pista noturna com um incêndio à esquerda.

Foto: Divulgação Rosenbauer

Simultaneamente, o simulador PANTHER existente passará por uma grande reforma, com ampla modernização para se adequar aos novos veículos.

Desde 2019, o simulador RCS Tactic PANTHER está em uso pelo corpo de bombeiros do Aeroporto de Colônia - Bonn e tem sido intensamente utilizado desde então — para treinamento básico de tripulação , exercícios regulares baseados em cenários em diversas configurações e certificações obrigatórias exigidas pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA). Somente entre setembro de 2022 e fevereiro de 2024 , foram realizados exatamente 1.636 cenários de treinamento no simulador PANTHER — uma média de 90 por mês ou três exercícios por dia. Números impressionantes que demonstram claramente seu uso frequente .  

/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1765305169&who=22

Como parte da aquisição de novos veículos de combate a incêndio aeroportuário PANTHER — cinco modelos antigos serão substituídos por cinco novas unidades PANTHER 8x8 — decidiu - se adaptar o simulador PANTHER aos novos requisitos . O simulador , acondicionado em um contêiner com sistema de gancho , foi transportado para a unidade da Rosenbauer em Neidling , na Baixa Áustria.  

Novo cockpit original instalado.

Ali, a cabine antiga foi removida e o contêiner foi equipado com uma cabine PANTHER original e novinha em folha, idêntica às dos veículos entregues — desde o volante e todos os elementos de controle, como botões, interruptores e joystick, até a instalação do rádio. Além de uma limpeza completa, o restante do contêiner permaneceu inalterado.

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1765305169&who=22

Hardware atualizado – Software atualizado

Placas gráficas adicionais de alto desempenho foram instaladas para adaptar o hardware aos novos requisitos, como a saída digital das telas extras encontradas no novo cockpit do PANTHER. O software também foi atualizado: o banco de dados SML (Small Model Library) atualizado agora inclui novos modelos de aeronaves e veículos (por exemplo, veículos de pátio como caminhões de reboque), que os instrutores podem facilmente inserir em qualquer cenário de treinamento por meio de arrastar e soltar. A maior inovação do software diz respeito aos chamados "pontos de gatilho": esses pontos acionam um evento específico em um cenário de treinamento.

Por exemplo, cruzar uma linha virtual pode causar um incêndio no motor da aeronave, iniciar uma chuva ou mudar a direção do vento. Anteriormente, todos os pontos de gatilho eram definidos em um único local; com a atualização do software, eles agora podem ser distribuídos em qualquer lugar do aeroporto virtual. 
 

Isso significa que quase todas as funções do simulador podem ser controladas por meio de pontos de gatilho. Isso permite exercícios ainda mais realistas e maior flexibilidade no desenvolvimento de cenários operacionais

explica Peter Wunder, Gerente de Produto da Rosenbauer.


 

Economizar recursos e proteger o clima. 

O simulador RCS Tactic PANTHER não só eleva o treinamento e a educação a um novo patamar , como também oferece vantagens significativas em termos de conservação de recursos e proteção climática : redução no consumo de água , agentes extintores e combustível ; menor desgaste dos veículos ; menores emissões de CO₂ ; e treinamento independente das operações aeroportuárias , para citar apenas alguns exemplos . No corpo de bombeiros do Aeroporto de Colônia-Bonn , foram coletadas estatísticas detalhadas — e elas são impressionantes : somente em 2023 , os cenários de treinamento virtual consumiram mais de 136.000 litros de concentrado de espuma , 10 toneladas de agente químico seco e quase 5 milhões de litros de água . Se esses exercícios tivessem sido realizados com veículos e agentes extintores reais , o concentrado de espuma sozinho teria custado cerca de € 1,2 milhão .  

A reciclagem e a economia circular desempenham um papel importante na Rosenbauer — não apenas para veículos e equipamentos , mas agora , pela primeira vez, para um simulador PANTHER . Essa modernização , que inclui a substituição da cabine de pilotagem combinada com atualizações de hardware e software , é um excelente exemplo de como os equipamentos existentes podem ser atualizados para aumentar os benefícios para a equipe , economizando custos e recursos . Graças a essa reforma completa , o corpo de bombeiros do Aeroporto de Colônia - Bonn estará totalmente preparado para se familiarizar com o novo PANTHER 8x8.  

Fonte: Rosenbauer

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram , Whats app

Conheça também nossas outras mídias