/apidata/imgcache/b11048f4be35136c8ddd5e2e07816d15.jpeg?banner=top&when=1765305060&who=22

PlanetaEXO impulsiona R$ 5 milhões na economia local em 2025 e consolida modelo de turismo sustentável no Brasil

Impacto local cresce 270% em um ano; documentário gravado na Amazônia reforça compromisso com preservação do principal destino dos roteiros da plataforma

Atualizado em 06/12/2025 às 21:12, por Adriano Moura Buzeli.

Rio da Amazônia ou similar visto de cima, com densa floresta verde nas margens. Um barco branco atravessa a água, que reflete o céu com nuvens

Foto: Rios da Amazônia, principal destino dos roteiros do PlanetaEXO (crédito: Marcelo Bonifácio)

A plataforma brasileira de viagens sustentáveis PlanetaEXO encerrará 2025 com o marco de R$ 5 milhões injetados diretamente na economia local dos destinos nos quais opera. O valor representa um aumento de 270% em comparação a 2024. O resultado reflete a força de um modelo de turismo que prioriza impacto positivo, remuneração justa e fortalecimento das comunidades que recebem a visita de turistas.
 

/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1765305060&who=22

Nascido da visão de conectar viajantes a territórios preservados, o PlanetaEXO iniciou as operações oficiais em 2021 e teve a Chapada Diamantina, na Bahia, como primeiro destino de seus roteiros. Desde então, tornou-se referência para viajantes interessados em experiências autênticas e mais sustentáveis.
 

Hoje, Amazônia, Lençóis Maranhenses, Pantanal e Chapada Diamantina são os destinos mais procurados por viajantes brasileiros e, principalmente, de outros países, como França, Alemanha, Estados Unidos, Holanda e Suíça.
 

Cada experiência oferecida pelo PlanetaEXO passa por um processo de curadoria, que envolve pesquisa, análise de parceiros, avaliações independentes e monitoramento do feedback dos clientes. Apenas operadores alinhados a práticas sustentáveis e com forte vínculo comunitário entram na plataforma. A maior parte da receita permanece com guias, pousadas e comunidades locais.
 

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1765305060&who=22

Para 2026, o PlanetaEXO aposta em novas rotas incluindo Peru, Costa Rica e Patagônia chilena. O objetivo é consolidar a plataforma como referência em turismo sustentável para viajantes estrangeiros que visitam o Brasil e outros países da América Latina, além de aumentar a participação entre turistas brasileiros que também buscam roteiros ambientalmente responsáveis.
 

Foto: Dona Dete no Oásis da Baixa Grande, nos Lençóis Maranhenses - símbolo do turismo comunitário que o PlanetaEXO apoia (crédito: Isadora Sá)


Documentário do PlanetaEXO revela papel do turismo na preservação da Amazônia

Para celebrar o final de um ano em que a Amazônia se firmou como seu principal destino de viagem, o PlanetaEXO acaba de lançar o documentário "Turismo que Mantém a Amazônia Viva". O filme apresenta histórias de moradores da floresta que encontraram no turismo uma alternativa concreta de conservação e geração de renda.

O mini doc mostra como antigas atividades extrativistas vêm sendo substituídas por iniciativas de turismo de base comunitária. Ao acompanhar visitantes, compartilhar saberes tradicionais e atuar como guardiões do território, os moradores demonstram que é possível manter a floresta em pé enquanto fortalecem a economia local.

Em 2025, o PlanetaEXO registrou aumento de 210% no número de turistas na Amazônia.



Fonte: PlanetaEXO

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram , Whats app

Conheça também nossas outras mídias