Plano Europeu para a Segurança da Aviação (EPAS) 2026
A EASA publicou a 15ª edição do Plano Europeu para a Segurança da Aviação (EPAS), que define as prioridades estratégicas partilhadas pela EASA e pelos Estados-Membros, os principais riscos de segurança que afetam o sistema europeu de segurança da aviação e as ações necessárias para os mitigar.
Foto: Divulgação
A Agência está atualmente realizando uma revisão abrangente da abordagem ao EPAS. Dado que o atual ciclo de 3 anos vai de 2023 a 2025, o ciclo foi prorrogado por mais um ano enquanto esta revisão é concluída.
O Volume I do EPAS, "Prioridades Estratégicas" 2023-2025, foi, portanto, prorrogado até o final de 2026, com um adendo que introduz três novas prioridades estratégicas: "Tecnologias de Big Data para apoiar a gestão de riscos de segurança da aviação na UE", "Simplificação das regras" e "Implementação do quadro SES 2+". Algumas das prioridades já existentes também foram atualizadas.
O Volume II, "Ações do EPAS", apresenta o plano de ações para mitigar os principais riscos de segurança identificados no Volume III e inclui ações planejadas para 2026 e anos subsequentes. Após a conclusão de 31 ações em 2025, a edição de 2026 do Volume II do EPAS contém 129 ações, das quais 15 são novas.
O Volume III, "Portfólio de Riscos de Segurança", apresenta uma visão geral das questões de segurança que afetam o sistema de aviação europeu. O Volume III foi revisado e atualizado por meio do processo de Gestão de Riscos de Segurança (SRM) e inclui duas novas questões de segurança: "Incêndios em voo em áreas inacessíveis" e "Combustíveis sintéticos para turbinas de aviação (SATF) fora das especificações em operação".
Para obter mais informações, consulte o EPAS 2026 na seção de Publicações Gerais do site da EASA.
Fonte: EASA
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram , Whats app
Conheça também nossas outras mídias










