/apidata/imgcache/b11048f4be35136c8ddd5e2e07816d15.jpeg?banner=top&when=1767575983&who=22

Férias escolares: Autorizações de Viagem de Menores digitais crescem 375% em Ribeirão Preto

Levantamento nacional dos Cartórios de Notas revela avanço expressivo do documento digital exigido para viagens de crianças e adolescentes desacompanhados

Atualizado em 02/01/2026 às 22:01, por Adriano Moura Buzeli.

Aeronave Boeing 737 MAX sendo balizada por um funcionário no pátio do Aeroporto de Ribeirão Preto (SBRP). Imagem diurna com foco frontal no nariz e nas grandes turbinas do avião.

Foto: Adriano Moura Buzeli - Revista Piloto Ribeirão

Com a chegada das férias escolares, cresce em todo o país o número de crianças e adolescentes que viajam para destinos nacionais e internacionais em excursões, intercâmbios ou visitas a familiares. Um movimento que agora foi ainda mais facilitado com a emissão digital da Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), feita em Cartório de Notas e obrigatória para menores de 16 anos que viajam muitas vezes desacompanhados, acompanhados por apenas um dos pais ou ainda com parentes ou responsáveis.

 

/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1767575983&who=22

Dados consolidados pelos Cartórios de Notas de Ribeirão Preto mostram que a versão digital da AEV registrou um crescimento de 375% desde a sua implementação, em 2021. Até 22 de dezembro de 2025, foram contabilizadas 19 autorizações emitidas, contra 4 no mesmo período de 2021, quando o serviço eletrônico ainda estava em fase inicial.

 

A evolução ano a ano retrata a consolidação da ferramenta digital junto às famílias brasileiras. Em dezembro de 2022, foram 5 solicitações, alta de 25% em relação a 2021. Já em dezembro de 2023, o número saltou para 15 autorizações, crescimento de 200% sobre o ano anterior. No ano passado, foram totalizados 21 pedidos de AEVs, número 40% maior que 2023. O avanço registrado em 2025 reforça uma tendência contínua de expansão, especialmente em períodos de maior deslocamento, como as férias escolares.

 

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1767575983&who=22

Segundo o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), André Medeiros Toledo, esse crescimento está ligado ao uso da tecnologia para facilitar o acesso aos serviços, sem renunciar à segurança das famílias. Ele explica que: 
 

Os Cartórios de Notas vêm investindo em soluções modernas, que tornam os serviços mais práticos e confiáveis. Aização Eletrônica de Viagem é um bom exemplo disso: permite resolver tudo de forma rápida, segura e simples, o que faz ainda mais diferença em períodos de maior movimento, como as férias escolares

explica André

 

Documento obrigatório e 100% digital

 

Disponível em formato eletrônico desde 2021, a AEV é exigida para menores de 16 anos que viajam desacompanhados ou acompanhados por apenas um dos pais, parente ou responsável, conforme a legislação brasileira. A solicitação pode ser feita de forma totalmente online, por meio de videoconferência com um tabelião, na plataforma nacional unificada e-Notariado, que integra todos os Cartórios de Notas do país.

 

Após a emissão, o documento é disponibilizado em formato digital — com QR Code — ou físico, permitindo sua apresentação diretamente no celular nos guichês de companhias aéreas ou em postos de fiscalização. O acesso por aplicativo reduz o risco de extravio e possibilita, inclusive, o cancelamento remoto da autorização, se necessário.

 

O modelo físico da autorização permanece disponível e pode ser emitido presencialmente nos Cartórios de Notas, mediante reconhecimento de firma dos responsáveis, em formulário próprio.

Como emitir a Autorização Eletrônica de Viagem

 

Para emitir a AEV, os responsáveis devem acessar a área "Cidadão" da plataforma e-Notariado, preencher a solicitação e escolher entre atendimento presencial ou por videoconferência. Para a emissão remota, é necessário possuir certificado digital ICP-Brasil ou o Certificado Notarizado, fornecido gratuitamente, também em formato digital pela plataforma dos Cartórios de Notas.

 

Sobre o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP)

 

O Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) é a mais antiga entidade de classe representativa da atividade notarial no Brasil. Fundado em 9 de janeiro de 1951, tem a missão de integrar os notários entre si, com a sociedade, o Poder Público e as entidades privadas, desenvolvendo atividades voltadas para o apoio, o aperfeiçoamento e a valorização dos serviços da instituição notarial, que atribui segurança jurídica às relações sociais e econômicas. Hoje, o CNB/SP reúne mais de 730 Tabeliães de Notas associados.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram , Whats app

Conheça também nossas outras mídias