Aeronáutica

OSFAB apresenta concerto especial inspirado em Santos Dumont

Atração faz parte do calendário de eventos alusivos aos 150 anos do Pai da Aviação.

Com um repertório selecionado entre clássicos da música erudita e popular brasileira, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) proporcionou uma noite mágica ao público, que lotou o Teatro Pedro Calmón, em Brasília (DF), nesse sábado (08/07). Por meio do teatro e da música, os convidados foram conduzidos a uma inesquecível viagem no tempo, repleta de memórias e momentos da brilhante trajetória de Alberto Santos Dumont.

O espetáculo, que integra o calendário de eventos alusivos aos 150 anos de nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, contou com a parceria da Oficina de Atores Brasília.

Prestigiaram o evento o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e membros do Alto-Comando da Aeronáutica, dentre outras autoridades civis e militares.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno destacou a ocasião como singular. “Esse Concerto vai rodar o Brasil, pelos principais teatros. Parabéns à OSFAB! Que essa Orquestra se fortaleça cada vez mais. Uma noite maravilhosa, quiçá a noite mais glamorosa da nossa música dentro da Força Aérea. Viva a Força Aérea Brasileira, viva o Brasil, viva a nossa sociedade!”, vibrou.

Entre as homenagens que Santos Dumont recebeu em vida, estão composições musicais. Durante um jantar realizado pelo Aeroclube da França, para celebrar o prêmio Deutsh, em 1901, Henry Deutsh de La Meurthe presenteou Dumont com a Valsa Santos, uma obra que estava esquecida e pôde ser ouvida pela primeira vez em versão orquestral. Um momento simbólico para a FAB. 

Na oportunidade, a Orquestra foi regida pelo Maestro Tenente Paulo Rezende e composta por 70 músicos, que transitaram entre os mais diversos gêneros, da valsa ao samba e bossa nova, incluindo uma seleção de obras de grandes compositores, como Heitor Villa-Lobos, George Gershiw, Ary Barroso, Mozart Camargo, Edith Piaf, entre outros.

“Hoje, a OSFAB abriu seu coração e sua  alma para trazer à vida a grandiosidade desse homem que transcendeu as fronteiras da imaginação e mudou o rumo da humanidade. Por meio da música, pudemos transportar o público para lugares inexplorados, despertar emoções profundas e inspirar sonhos audaciosos. Eu estou muito honrado por conduzir essa jornada“, contou o Maestro da Orquestra.

O Sargento Amílcar Messias Acrizio, que escreveu o texto teatral do espetáculo, falou sobre a experiência de fazer o papel de Santos Dumont. “Interpretar o Pai da Aviação no Sesquicentenário de nascimento, traz, além de uma enorme alegria, uma gigantesca responsabilidade. Recordar momentos de uma vida tão icônica, tem se mostrado um grande desafio. Contudo, o esmero e parceria da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, sob regência do Maestro Paulo Rezende, transformaram esse projeto em uma belíssima obra de arte”, declarou.

A apresentação teve duração de 80 minutos e encantou o público do início ao fim. 

“Um evento maravilhoso. Estou muito feliz de estar aqui. Minha alegria é maior ainda por saber que o meu grande amigo é quem está representando Santos Dumont. O evento está maravilhoso. Uma verdadeira aula de história”, destacou o Sargento Leandro Queiroz de Almeida.

A senhora Ivani Ferreira Macedo, que foi ao evento à convite do seu genro militar, agradeceu a oportunidade de poder estar ali. “Uma festa linda, com uma história tão genial. Parabéns a Santos Dumont e à Força Aérea, por proporcionar uma noite tão memorável para o público. Estou encantada!”, disse.

O Concerto, que foi transmitido ao vivo pelo canal da FAB no YouTube, ficou gravado e o resultado pode ser conferido aqui.

Aqui você assiste à matéria de vídeo.

Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER

Vídeo: Lucas / CECOMSAER 

Fonte: Força Aérea Brasileira

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.