Farol Santander abre mostra em homenagem ao Pai da Aviação
Exposição acontece em São Paulo (SP) e ficará aberta até o dia 15/10.
O Farol Santander São Paulo, em parceria com o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) e a Fundação Santos Dumont, inaugurou na quinta-feira (13/07), a exposição “Santos Dumont – O poeta inventor”, em comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. A mostra fica aberta até o dia 15/10.
O acervo conta com objetos pessoais, itens históricos, fotos, vídeos, maquetes exclusivas, projetos de balões e dirigíveis em escala, além de réplicas em tamanho real de aeronaves, como o Demoiselle e o 14-Bis. Esta última, construída por Alan José Calassa, é apresentada no andar térreo do prédio, suspensa no teto para apreciação dos visitantes.
Os outros itens da exposição se concentram no 23° e 24° andar do lendário prédio paulistano, que um dia foi o maior e o mais simbólico cartão postal da cidade.
A curadora, Ceres Storchi, comentou sobre a exposição. “Quando recebemos este convite para planejar a mostra, pensamos como Santos Dumont gostaria de ser representado se ele estivesse aqui hoje. Então priorizamos mostrar o desenvolvimento de seus projetos, estudos e trabalhos que possibilitaram os avanços científicos e mecânicos do setor aeronáutico, mas sem deixar de mostrar o homem que ele era, sua personalidade e sua história”, contou.
Estiveram presentes na inauguração os diretores do Banco Santander, membros da Fundação Santos Dumont, o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, entre outros Oficiais-Generais da FAB e convidados.
O Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, discursou durante a abertura da exposição. “A Força Aérea, em 2023, reverencia o mais ilustre dos brasileiros, com especial distinção, pois o Pai da Aviação verdadeiramente nos deu asas para alçar voos alvissareiros rumo ao domínio do ar, cabendo a todos nós dar seguimento aos horizontes descortinados pela aviação”, declarou.
Ainda conforme o Comandante do IV COMAR, a estrutura da Força Aérea se deve ao desenvolvimento da aviação. “Se nossa estrutura é capaz de manter a soberania aeroespacial, de controlar a vasta área de responsabilidade que ultrapassa em milhões de quilômetros quadrados nossos limites territoriais e de integrar os mais longínquos rincões da grande Nação brasileira, devemos ao desenvolvimento da aviação, que é responsável por transformar distâncias infinitas e as mais difíceis barreiras naturais em apenas alguns detalhes para a navegação aérea”, destacou.
Fonte: Força Aérea Brasileira
Fotos: Tenente Mayara / IV COMAR
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.