Empresas Aéreas

LATAM transporta mais de 120 mil passageiros entre Brasil e Roma em um ano e amplia voos para Itália

Companhia registrou ocupação média de 91% nos 338 voos do primeiro ano de operação da rota; em janeiro de 2024, Roma e Milão receberão mais voos da empresa a partir do Brasil.

LATAM é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos diretos e indiretos do País para 90 aeroportos no mundo.

A LATAM acaba de alcançar a marca de 123 mil passageiros transportados entre Brasil e Roma nos 338 voos do primeiro ano de operação da rota entre os aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e Fiumicino. No período, o voo operado em aeronaves Boeing 777 – a maior da LATAM, com capacidade para 410 passageiros – teve ocupação média de 91%. Mais eficiente e competitiva em 2023, a LATAM é atualmente a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos diretos e indiretos do País para 90 aeroportos no mundo.

Como aponta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil“a LATAM se tornou uma empresa mais eficiente e competitiva nos últimos anos e por isso é a companhia que mais conecta o Brasil à Itália atualmente, com voos regulares e diretos para Roma e Milão a partir do nosso hub de Guarulhos. Estamos satisfeitos com o desempenho do primeiro ano da rota para a capital italiana e decidimos ampliar a nossa operação entre os dois países”.

A partir de janeiro de 2024, a LATAM vai aumentar de três para cinco voos semanais a operação da rota São Paulo-Roma e de quatro para cinco voos semanais a operação da rota São Paulo-Milão. As passagens aéreas já estão disponíveis em latam.com e demais canais de venda.

PROGRAMAÇÃO SÃO PAULO-ROMA E SÃO PAULO-MILÃO

Atualmente, a LATAM opera três voos semanais entre o aeroporto de São Paulo/Guarulhos e Roma/Fiumicino em aeronaves Boeing 777 (capacidade para 38 passageiros em cabine Premium Business, 50 em Economy+ e 322 em Economy). Com duração média de 11h05, o voo decola do Brasil todas as terças, quintas e sábados às 18h05 (hora local). Já no sentido inverso, decola da Itália todas as quartas, sextas e domingos às 13h20 (hora local).

O voo São Paulo-Milão da LATAM também é operado em aeronaves Boeing 777 e decola do Brasil sempre às segundas, quartas, sextas e domingos às 18h (hora local), com duração média de 11h20. Em Milão, o voo decola todas as segundas, terças, quintas e sábados às 12h05 (hora local).

SABOR À BRASILEIRA NOS VOOS INTERNACIONAIS

Desde o início do ano, a LATAM tem empoderado chefs mulheres de diferentes regiões do Brasil por meio de seu programa “Sabor à Brasileira”. Com ele, a companhia escala a cada três meses um prato signature (almoço e jantar) assinado por essas profissionais, para compor o cardápio de seus voos internacionais – a bordo das cabines Premium Business e Economy -, que decolam do Brasil e têm duração de mais de 7 horas – como é o caso das rotas do Brasil para Roma e Milão. Desde 1º de agosto, o menu conta com o prato Amazônia Encantada (pirarucu grelhado com legumes da estação, feijão manteiguinha, creme especial e farofa de especiarias amazônicas) assinado pela chef Débora Shornik e que representa a região Norte do País.

A Amazônia Encantada, da chef Débora Shornik, foi o prato escolhido pela LATAM para o terceiro capítulo do programa “Sabor à Brasileira”. (crédito: Bruno Vatanabe)

LATAM EFICIENTE: MAIS CONECTIVIDADE NO BRASIL E NO MUNDO

Mais eficiente e competitiva, a LATAM voa atualmente para o seu recorde de 55 destinos no Brasil, tendo aberto 11 novos destinos com voos próprios no País desde 2021. São eles: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Além disso, ampliou em 2023 o seu acordo de codeshare com a Voepass.

No mercado internacional, a LATAM é a companhia aérea que mais conecta o Brasil com o mundo e o mundo com o Brasil, respondendo atualmente por quase 70%¹ dos passageiros de voos internacionais no Brasil, entre as companhias brasileiras, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A LATAM voa do Brasil para 22 destinos internacionais diretos (em 31 rotas operadas a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza) e voos com conexão para outros 67 destinos em todos os continentes, exceto Ásia. Em 2023, já inaugurou a rota Guarulhos-Los Angeles e se prepara para estrear as operações Guarulhos-Joanesburgo, Belo Horizonte-Santiago, Foz do Iguaçu-Lima, Santiago-Melbourne, Lima-Aruba, Lima-Havana e Lima-Atlanta.

Como consequência, a LATAM lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia transporta anualmente no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional. São cerca de 700 voos por dia no País, sendo 650 operações domésticas e 50 internacionais.

¹ Considera os voos internacionais de/para o Brasil de todas as afiliadas do grupo LATAM na comparação com todas as companhias aéreas brasileiras que operam voos ao exterior.

Fonte e foto: Latam

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.