Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente de São Paulo para Porto Alegre fêmea de tamanduá-bandeira ameaçada de extinção
Animal estava sob os cuidados dos profissionais do Zoológico Municipal de Catanduva, no interior de São Paulo, e foi transportado para Porto Alegre, de onde será encaminhado ao Parque Zoológico de Sapucaia do Sul (RS) para conservação e reprodução da espécie.
Com o transporte da tamanduá-bandeira, chega a 54 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.
Uma fêmea de tamanduá-bandeira de 12 anos recebeu um novo lar na última segunda-feira (14). Ela foi transportada gratuitamente de São Paulo para Porto Alegre pelo programa Avião Solidário da LATAM, que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes.
Desde que nasceu, em 2012, o animal vivia sob os cuidados dos profissionais do Zoológico de Catanduva, no interior paulista. Por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, os veterinários da instituição optaram pelo seu envio para conservação e reprodução no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, administrado pelo Governo do Rio Grande do Sul e associado à estratégia para conservação da espécie, conforme diretrizes do Plano de Ação Nacional para a Conservação do tamanduá-bandeira, tatu-canastra e tatu-bola, sob coordenação do ICMBio.
O animal foi embarcado em um voo da LATAM que partiu do aeroporto de São José do Rio Preto (SP) às 11h20 (hora local), realizou conexão em São Paulo/Congonhas, e foi desembarcado em Porto Alegre às 21h30 (hora local). De lá, foi transportado via terrestre ao Zoológico de Sapucaia do Sul. O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM e evitou um deslocamento terrestre de mais de mais de 1,2 mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para oito horas um percurso que levaria mais de 18 horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao animal. Nos próximos dias, a fêmea de tamanduá-bandeira deve passar por um processo de adaptação antes de ser introduzida ao novo lar.
AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL
Com o transporte do tamanduá-bandeira, chega a 54 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.
Além dos 54 animais, em 2023 o programa Avião Solidário já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, transportou 18 toneladas de cargas em emergências, transportou 758 pessoas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.
Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.
Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.
Fonte: Latam
Foto Capa: Divulgação Latam
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.