ANAC coleta subsídios sobre reconhecimento de Comitê Nacional Aeroespacial de Ensaios não Destrutivos
Contribuições poderão ser enviadas até 1° de novembro
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciou a tomada de subsídios para coletar dados e informações sobre o reconhecimento do Comitê Nacional Aeroespacial de Ensaios não Destrutivos (NANDTB - National Aerospace Nondestructive Testing Board). As contribuições deverão ser enviadas até 1° de novembro, por meio do formulário eletrônico disponível na página Tomada de subsídios do portal da ANAC.
Essa demanda surgiu da dificuldade de alguns fornecedores de fabricantes de produtos aeronáuticos em obter acreditação no National Aerospace and Defense Contractors Accreditation Program (NADCAP), gerido pela organização Performance Review Institute, em seus processos de Ensaios não Destrutivos (END). Ainda que a acreditação NADCAP seja um requisito de mercado, o reconhecimento de um NANDTB pela ANAC poderia auxiliar o setor regulado a solucionar problemas relacionados à qualificação de profissionais em END e que têm causado não conformidades em auditorias do programa NADCAP.
O setor atingido propõe a criação do Comitê Brasileiro Aeroespacial de Ensaios não Destrutivos (CBRAEND), para exercer a função de NANDTB, com reconhecimento da ANAC. A iniciativa é liderada pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) do Comando da Aeronáutica, que possui ampla experiência e reconhecimento na qualificação de profissionais em END, e conta com o apoio administrativo do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).
A tomada de subsídios visa confirmar com o setor regulado a representatividade do CBRAEND, as premissas e as condições propostas para o reconhecimento do CBRAEND como NANDTB, além da intenção das empresas do setor em aderir ao Comitê. Também serão realizadas consultas formais ao IFI e às organizações civis que já fazem parte da iniciativa.
O público-alvo dessa consulta são pessoas físicas e jurídicas que realizam ou contratam ensaios não destrutivos em aeronaves, motores, hélices ou artigos aeronáuticos, especialmente:
- Organizações de produção e seus fornecedores;
- Organizações de manutenção;
- Mecânicos de Manutenção Aeronáutica;
- Profissionais que realizam END; e
- Organizações e profissionais que atuam na formação e qualificação de profissionais em END.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social da ANAC
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nosso canal de transmissão no Instagram, aproveite também para nos seguir no instagram.