Aeroportos

Aeroporto de Newcastle lidera a jornada de digitalização dos terminais regionais australianos

NTL implementa a solução SITA Flex, baseada em nuvem, para reduzir custos de TI, aumentar a eficiência e melhorar a experiência do passageiro

A SITA está auxiliando o Aeroporto de Newcastle (NTL), na Austrália, a reduzir os custos de TI e expandir rapidamente sua capacidade de processamento de passageiros, posicionando o NTL como o principal hub aeroportuário regional no país.

Utilizando a solução baseada na nuvem, o SITA Flex, o Aeroporto de Newcastle reduziu os custos e a complexidade das operações, usufruindo da tecnologia de uso comum nos seus dispositivos de preferência. Com isso, é possível eliminar a necessidade da aquisição de equipamentos mais caros e de economizar os custos nas escolhas dos hardwares.

Newcastle é o primeiro aeroporto regional do mundo a adotar a nova solução personalizada para aeroportos de pequeno porte e com poucos pontos de contato. A tecnologia padroniza o hardware, oferece suporte para simplificar a infraestrutura e melhora a operação. O SITA Flex aproveita ao máximo o espaço físico limitado, permitindo que aeroportos e companhias aéreas alternem facilmente entre balcões de check-in e portões de embarque compartilhados. Com a funcionalidade plug-and-play, o Flex exclui a necessidade de infraestrutura no local, garantindo total segurança.

Os benefícios da solução incluem a redução dos custos do aeroporto, possibilitada pela simplificação da infraestrutura. Além disso, permite que o terminal opere em um ambiente de uso comum com despesas significativamente mais baixas, sem impactar na funcionalidade.

“Estamos entusiasmados em firmar essa parceria com o Aeroporto de Newcastle e apoiar seus ambiciosos planos de crescimento. Com a nossa experiência na digitalização da indústria – antes, durante e pós-pandemia – percebemos os desafios enfrentados por aeroportos regionais em relação às altas despesas, porém que possuem o desejo de financiar soluções digitais e inteligentes, como encontradas nos terminais de grande porte”, ressalta Sumesh Patel, presidente da SITA na Ásia-Pacífico. 

A tecnologia de nuvem torna a viagem digital e a TI de ponta mais econômicas e acessíveis aos aeroportos regionais. Com as principais funcionalidades de processamento de passageiros disponíveis através da nuvem, os terminais podem administrar operações compartilhadas, economizando em infraestrutura, espaço e manutenção. Além disso, ao implementar o SITA Flex, os aeroportos ficam equipados para adotar soluções adicionais como o auto embarque, o autodespacho de bagagem, o processamento off-airport e outras opções. 

Dr. Peter Cock, CEO do Aeroporto de Newcastle, explicou que a adoção do sistema faz parte da ampla transformação do aeroporto.

“O Aeroporto de Newcastle está em um processo significativo de transformação para otimizar a experiência dos passageiros, aumentar a eficiência e a sustentabilidade e apoiar o turismo. Estamos trabalhando para oferecer o aeroporto que nossa região de Hunter merece, e, em breve, ofereceremos voos internacionais diretos para os principais destinos comerciais e turísticos. Para isso, vamos aproveitar nossa posição como um dos centros econômicos e de trabalho da região, impulsionando a inovação, a geração de mais empregos e as oportunidades comerciais”, destaca.

“Hoje, estamos contentes por liderarmos o caminho da digitalização das operações aeroportuárias com a ajuda da SITA. Com isso, esperamos continuar inovando e melhorando a experiência dos passageiros”, completa.

Sobre a SITA

A SITA é uma provedora de TI para o setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais integradas, seguras e sustentáveis. 

Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, ao mesmo tempo em que cumprem a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas para clientes em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que auxiliam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar o equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens eficientes. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 60% da troca de dados da comunidade do transporte aéreo.

Em 2021, a SITA tornou-se uma empresa certificada CarbonNeutral® pelo The CarbonNeutral Protocol – padrão global líder para programas neutros em carbono. Estamos reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em todas as nossas operações por meio de nosso programa Planet+, reconhecido pela ONU, ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções para ajudar a indústria da aviação a atingir seus objetivos de redução de carbono, incluindo redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional. Em 2022, anunciamos nosso compromisso de estabelecer metas de redução de emissões baseadas na iniciativa Net-Zero Standard, do Science Based Targets, uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF). 

A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.

Para mais informações, acesse www.sita.aero

Fonte e foto: Sita Aero

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nosso canal de transmissão no Instagram.