O progresso continua em direção ao teste de voo da tripulação da Boeing da NASA para a estação
A NASA e a Boeing estão trabalhando para concluir as atividades de verificação e validação da agência antes do primeiro voo da Starliner com astronautas para a Estação Espacial Internacional. Embora a Boeing pretenda que a espaçonave esteja pronta para o voo em março, as equipes decidiram durante uma avaliação do manifesto de lançamento que um lançamento em abril acomodará melhor as próximas rotações da tripulação e missões de reabastecimento de carga nesta primavera.
Assim que a espaçonave atender aos requisitos de segurança da agência, o Boeing Starliner Crew Flight Test (CFT) da NASA verá os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams realizarem a primeira missão tripulada da espaçonave projetada para levar astronautas de e para o laboratório orbital.
Antes do CFT, a Boeing concluiu a remoção da fita P213 na cúpula superior do compartimento da tripulação do Starliner e estão em andamento trabalhos para remover ou remediar a fita na cúpula inferior da espaçonave. Espera-se que esses esforços de remediação de hardware dentro das instalações de produção do Starliner na NASA Kennedy sejam concluídos durante as próximas semanas. Após a conclusão dos esforços de remediação da fita P213, os engenheiros realizarão avaliações finais para garantir o risco aceitável de qualquer fita restante.
Um conjunto de pára-quedas está em vias de ser entregue e instalado na espaçonave CFT até o final deste ano para apoiar a atual data de lançamento prevista. Separadamente, a equipe também está planejando um teste de queda do drogue e dos pára-quedas principais atualizados do Starliner. Os pára-quedas incorporarão um reforço planejado das linhas de suspensão do velame principal e o projeto recente do drogue e das juntas de ligação suave do pára-quedas principal, o que aumentará o fator de segurança do sistema. O teste de queda está planejado para o início de 2024 com base no cronograma atual de entrega de paraquedas.
A Boeing e a NASA também estão planejando modificações nas válvulas do sistema de controle térmico ativo para melhorar a funcionalidade a longo prazo após um problema na válvula de desvio do radiador descoberto durante operações terrestres no início deste ano. Conforme discutido durante uma teleconferência de mídia da Starliner em junho, as equipes modificaram o hardware da espaçonave e identificaram trabalhos futuros para evitar um problema semelhante no futuro. As opções incluem uma limpeza do sistema para evitar atritos, atualizações de componentes e mitigações operacionais.
Além disso, cerca de 98% dos produtos de certificação exigidos para o teste de voo estão completos, e a NASA e a Boeing antecipam o encerramento dos produtos de certificação CFT restantes no início do próximo ano. Enquanto isso, a NASA e a Boeing fizeram progressos significativos no fechamento de requisitos relacionados ao controle manual da tripulação da espaçonave e à análise do sistema de aborto.
A versão mais recente do software de voo CFT da Starliner concluiu os testes de qualificação e está passando por testes padrão de integração de hardware e software no Laboratório de Integração de Aviônicos e Software da Boeing. A tripulação e os módulos de serviço do Starliner permanecem acoplados e aguardam a continuação do processamento pré-voo padrão.
O foguete Atlas V da United Launch Alliance também está na Flórida, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, aguardando integração com a espaçonave.
Os astronautas da NASA que voarão a bordo do CFT continuam a treinar para a missão de aproximadamente oito dias no laboratório orbital, que inclui trabalhar com equipes de operações e de apoio à missão para participar de várias simulações em todas as fases do voo.
Starliner completou dois testes de voo sem tripulação, incluindo Orbital Flight Test-2, que atracou na estação espacial em 21 de maio de 2022, após um lançamento dois dias antes de Kennedy. A espaçonave permaneceu acoplada à estação espacial por quatro dias antes de pousar com sucesso no White Sands Missile Range, no Novo México.
Siga o blog da tripulação comercial da NASA ou o blog da missão CFT para obter as informações mais recentes sobre o progresso. Detalhes sobre o Programa de Tripulação Comercial da NASA podem ser encontrados seguindo o blog da tripulação comercial , @commercial_crew no X, e tripulação comercial no Facebook.
Fonte: Nasa
Foto: Boeing/John Grant
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de tranmissão no Instagram e no telegram