EASA lança primeira versão de plataforma digital de informação sobre drones e táxis aéreos
A Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) lançou um espaço digital para a troca de informações sobre táxis aéreos e drones. Isto criará transparência e, assim, garantirá aos cidadãos que as suas preocupações sobre a introdução destes serviços nas cidades da Europa estão a ser plenamente abordadas.
“O lançamento de hoje é o primeiro passo para conectar os muitos novos parceiros da aviação que têm interesse na Mobilidade Aérea Inovadora”, disse o Diretor Executivo Interino da EASA, Luc Tytgat. “Queremos demonstrar aos cidadãos que a Europa e a EASA estão a preparar tudo para garantir uma introdução segura e sustentável destas novas aeronaves. Eles poderão descobrir como esses serviços funcionarão e obter garantias em questões como nível de ruído e segurança.”
A primeira versão do Hub de Mobilidade Aérea Inovadora (IAM) permite a conexão de cidades, regiões, autoridades nacionais, operadores e fabricantes que desempenham um papel na introdução desses serviços de táxi aéreo e drones. Eles podem então compartilhar e obter informações e dados confiáveis.
Isto será publicado no site da EASA em uma nova área de domínio “ Drones e Mobilidade Aérea ”. Este domínio também contém informações abrangentes sobre como esses serviços funcionarão.
O projeto é financiado pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu. É a Ação Emblemática Número 7 da Estratégia Drone 2.0 da Comissão Europeia. para permitir um mercado de drones na UE inteligente e sustentável.
Citações de alguns de nossos stakeholders
Ville Lehmuskoski, Diretor Executivo da Divisão de Meio Ambiente Urbano da cidade de Helsinque:
“O espaço é o recurso mais limitado nas cidades. Com o espaço aéreo, podemos usar uma dimensão extra, e é por isso que os drones e a Mobilidade Aérea Inovadora têm um grande potencial para cidades inteligentes. Queremos garantir que essas inovações beneficiem a nossa cidade e os cidadãos. Através do IAM Hub, estamos a trabalhar com a EASA e todas as partes interessadas para alcançar este objetivo.”
Diretor Geral da ENAC – CAA italiana – Alessio Quaranta:
“É importante desenvolver este novo setor em toda a União Europeia de forma coordenada e interoperável. O lançamento da plataforma IAM Hub é um dos passos nesse sentido, resultante do empenho e do esforço conjunto das Instituições Europeias e dos Estados-Membros, com o objetivo de envolver os cidadãos e as partes interessadas nos desenvolvimentos e nas novas possibilidades proporcionadas por tecnologias aéreas inovadoras. serviços de mobilidade, que permitirão um aumento na conectividade dos territórios e serviços contribuindo para a realização da dupla transição verde e digital.”
Diretor de Risco e Certificação da Volocopter, Oliver Reinhardt:
“A aceitação pública é fundamental para trazer uma nova forma de mobilidade segura, silenciosa e livre de emissões para cidades de todo o mundo. Isto só pode ser alcançado através do estabelecimento de um diálogo aberto e honesto com todas as partes relevantes e afetadas e da demonstração dos benefícios dos táxis aéreos elétricos. Como desenvolvedor de aeronaves, realizamos e continuamos a exibir voos de teste públicos para melhorar ainda mais a compreensão geral desta nova tecnologia. Apoiamos totalmente o esforço da EASA para conectar todos os participantes da UAM para proporcionar transparência e gerar consciência junto aos cidadãos e partes interessadas. Como Volocopter, garantiremos a partilha de novos dados relevantes com o regulador para promover este esforço, especialmente após o lançamento comercial.”
Bobby Healy, CEO da Manna:
“À medida que a nossa indústria cresce, a transparência, as comunicações e a educação são fundamentais, e o IAM Hub é o motor de tudo isso. Estamos orgulhosos de ter desempenhado o nosso papel para torná-lo uma realidade e esperamos fazer a nossa parte para mitigar a crise climática, criar empregos e melhorar a vida nos subúrbios em toda a Europa.”
Informações adicionais sobre antecedentes
O conceito de “mobilidade aérea inovadora” abrange operações com drones e com novos tipos de aeronaves de transporte de pessoas que possuem um design completamente diferente dos familiares aviões ou helicópteros. Estes são frequentemente chamados de táxis aéreos. Tanto os drones como os táxis aéreos podem ser utilizados para uma vasta gama de serviços, incluindo serviços para o bem comum, como entregas médicas ou transferência de médicos ou pacientes para permitir tratamento urgente.
Um inquérito realizado a 4.000 cidadãos organizado pela EASA em novembro de 2020 mostrou que 83% dos cidadãos europeus estão positivos em relação à Mobilidade Aérea Inovadora (IAM) e aos serviços com drones e aeronaves elétricas. No entanto, os cidadãos também manifestaram preocupações em matéria de segurança, privacidade, ruído e sustentabilidade, e deixaram claro que esperam que estas questões sejam abordadas. Estas conclusões constituem um contributo importante para o trabalho da AESA nesta área.
Fonte e foto: EASA
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de tranmissão no Instagram e no telegram