Explorador Inteligente Global Aéreo e Terrestre de Marte (MAGGIE)
Propomos desenvolver uma nova plataforma de exploração de mobilidade global de Marte, Mars Aerial and Ground Intelligent Explorer (MAGGIE).
MAGGIE é uma aeronave compacta de asa fixa com eficiência de produtividade ultra-alta alimentada por energia solar para voar na atmosfera marciana com capacidade de decolagem/pouso vertical (VTOL), que é habilitada pela tecnologia avançada de turbilhonamento desviado com CoFlow Jet (CFJ). O número Mach de cruzeiro do MAGGIE é 0,25 com um coeficiente de sustentação de cruzeiro CL de 3,5, quase uma ordem de grandeza superior à das aeronaves subsônicas convencionais para superar a baixa densidade da atmosfera marciana.
O CL de cruzeiro ultra-alto com CL/CDc de 9 é possível graças ao CFJ que supera o efeito do baixo número de Reynolds em Marte. O alcance do MAGGIE para uma bateria totalmente carregada por 7,6 sol é de 179 km a uma altitude de 1.000 m.
O alcance total do MAGGIE por ano marciano é de 16.048 km. A missão representativa de MAGGIE apresentada conduziria três investigações atmosféricas e geofísicas, todas apoiando diferentes escalas de tempo do tema científico Dynamic Mars. Estes incluem um estudo da origem e do tempo do dínamo do núcleo marciano a partir dos campos magnéticos fracos encontrados nas grandes bacias de impacto, uma investigação regional da fonte de sinais de metano detectados pelo espectrômetro laser ajustável no Laboratório de Ciências de Marte na cratera Gale, e mapeamento de água gelada subterrânea em alta resolução nas latitudes médias onde foi observado em órbita.
O estudo conceitual do sistema MAGGIE indica que o conceito parece ser viável, mas precisa ser mais investigado, projetado e verificado sob as condições atmosféricas marcianas na Fase I. MAGGIE seria capaz de realizar a primeira missão atmosférica em escala global em Marte e revolucionar a nossa capacidade de explorar quase toda a superfície marciana.
É o primeiro conceito a permitir a exploração contínua desta região de Marte e proporcionaria um salto substancial na capacidade de exploração do Planeta Vermelho pela NASA. A atratividade das missões aéreas em Marte foi amplamente demonstrada pelo helicóptero Ingenuity.
MAGGIE seria igualmente envolvente para o público, tanto na sua audácia como na variedade de ambientes que poderia explorar, estudar e imaginar.
A tecnologia também melhoraria a tecnologia de aeronaves VTOL na Terra e em outros planetas.
Fonte: NASA
Imagem: Representação gráfica do Explorador Inteligente Global Aéreo e Terrestre de Marte (MAGGIE)Ge-Cheng Zha
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de tranmissão no Instagram e no telegram