Emirates começa a operar voos com SAF no aeroporto Londres Heathrow
- Pela primeira vez, a Emirates usa SAF no Reino Unido no programa de incentivo de SAF do aeroporto Londres Heathrow.
- Acordo de compra com a Shell Aviation é o maior já firmado pela companhia aérea.
A Emirates recebeu o combustível sustentável de aviação (SAF) da Shell Aviation no aeroporto Londres Heathrow. Mais de 3 mil toneladas métricas de SAF puro, misturado com combustível de aviação convencional, serão fornecidas à rede de infraestrutura de abastecimento do aeroporto* até o final do verão de 2024.
Esta é a primeira vez que a companhia aérea usará SAF para operar alguns de seus voos no aeroporto Heathrow, representando o maior volume de SAF adquirido até o momento. A Emirates participa do programa de incentivo de SAF do aeroporto Heathrow, que garante a disponibilidade e preço acessível para as companhias aéreas que operam no aeroporto.
A companhia aérea vai rastrear e acompanhar a entrega do SAF no aeroporto e vai conferir seus atributos de sustentabilidade utilizando metodologias robustas de elaboração de relatórios. O SAF que a Emirates comprou da Shell Aviation será utilizado com segurança na infraestrutura atual de abastecimento do aeroporto e nos motores a jato das aeronaves. Na sua forma pura, o SAF pode reduzir em até 80%** as emissões de carbono ao longo de todo o ciclo de vida em comparação com o combustível de aviação convencional.
Adel Al Redha, vice-presidente e diretor de operações da Emirates Airline, disse: “A Emirates está animada para dar o próximo passo em sua jornada de transição para SAF com a Shell Aviation e o aeroporto London Heathrow neste acordo de fornecimento de combustível em uma de nossas maiores operações fora de Dubai. O programa de incentivo do aeroporto ajudará a promover a crescente atividade do mercado de SAF, permitindo que companhias aéreas como a Emirates aproveitem a sua disponibilidade e tornem o SAF mais viável comercialmente.”
“A iniciativa de SAF do aeroporto Heathrow também mostra a importância dessa ação para estimular a expansão e o uso de SAF pelas companhias aéreas, criando capacidades de produção local baseadas na demanda real, além de desenvolver capacidades em toda a cadeia de suprimentos para misturar, manusear e distribuir SAF de forma mais ampla. Esperamos que a iniciativa receba apoio coletivo das autoridades governamentais para atrair mais investimentos na produção de SAF no futuro. Enquanto a Emirates explora oportunidades para aumentar o uso de SAF na nossa rede, continuaremos tomando outras medidas para reduzir as nossas emissões, com foco principal na otimização das operações de voo, incluindo a redução do peso das aeronaves e a definição de rotas de voo mais eficientes, entre outras iniciativas.”
Raman Ojha, presidente da Shell Aviation, disse: “Após a nossa colaboração bem-sucedida com a Emirates para o fornecimento de SAF no aeroporto de Dubai (DXB) no ano passado, temos o prazer de continuar o nosso apoio à sua jornada de sustentabilidade, permitindo que a companhia aérea descarbonize seu voos que partem do Reino Unido. Este acordo também marca um avanço no crescimento da nossa rede global de fornecimento de SAF. Nosso objetivo é continuar trabalhando com parceiros inovadores na indústria da aviação, como a Emirates e o aeroporto Heathrow, para disponibilizar o SAF em mais locais ao redor do mundo.”
Ross Baker, diretor comercial do aeroporto Heathrow, disse: “Estamos animados para apoiar a Emirates no esquema de combustível sustentável de aviação (SAF) de Heathrow. O SAF é fundamental para a descarbonização dos voos de longo curso, pois pode reduzir as emissões de carbono em rotas como Londres-Dubai, sem a necessidade de novas aeronaves ou infraestruturas. Graças aos compromissos de companhias aéreas como a Emirates, esperamos apoiar o uso de até 155 mil toneladas de SAF em Heathrow neste ano. Agora precisamos aumentar a produção de SAF no Reino Unido para que o país possa se beneficiar de empregos, crescimento e segurança energética com a transição de um número maior de companhias aéreas para combustíveis mais sustentáveis.”
Lançado em 2022, o incentivo para SAF do aeroporto Heathrow é o primeiro esquema desse tipo que fornece um mecanismo de apoio para reduzir a diferença de preço entre o combustível de aviação convencional e o SAF em aproximadamente 50%. Esquemas como o de Heathrow visam acelerar políticas governamentais de apoio, aumentando a competitividade do Reino Unido com investimentos em energias limpas, como a produção de SAF.
A estratégia de SAF da Emirates está baseada na exploração de oportunidades para utilizar o SAF operacionalmente onde estiver disponível na rede da companhia aérea, compartilhar os custos de emissões com clientes corporativos ou despachantes de carga sempre que viável, cooperar em projetos de SAF de longo prazo com parceiros competentes e apoiar empreendimentos de SAF nos Emirados Árabes Unidos com potencial para fornecer combustível sustentável de aviação em seu hub.
Atualmente, a Emirates opera voos com SAF de Amsterdã, Paris, Lyon e Oslo. No ano passado, a companhia aérea colaborou com a Shell Aviation para fornecer SAF aos sistemas de abastecimento do aeroporto de Dubai pela primeira vez, alocando SAF para vários voos. Em maio deste ano, a companhia aérea planeja trabalhar com parceiros locais no aeroporto Changi de Singapura para o fornecimento de SAF utilizando os sistemas de abastecimento do aeroporto.
No início deste ano, a Emirates se tornou a primeira transportadora internacional a aderir ao Solent Cluster no Reino Unido, uma iniciativa com foco em investimentos de baixa emissão de carbono com potencial para criar uma fábrica de SAF que pode produzir até 200 mil toneladas (200 kt) por ano, se estiver em operação até 2032. O Cluster Solent é uma colaboração intersetorial de organizações internacionais, incluindo fabricantes e empresas de engenharia, organizações e indústrias regionais, operadoras de logística e infraestrutura renomadas e instituições acadêmicas.
A Emirates opera voos para o Reino Unido desde 1987 e atualmente oferece serviços para sete destinos com 131 voos semanais, incluindo: seis voos diários com a aeronave A380 para Heathrow de Londres (e mais cinco voos semanais com a aeronave Boeing 777 até 26 de outubro de 2024); três voos diários com a aeronave A380 para Gatwick; dois voos diários para Stansted; três voos diários com a aeronave A380 para Manchester; dois voos diários para Birmingham (incluindo um serviço diário com a A380); um voo diário para Newcastle; e um voo diário com a A380 para Glasgow.
*O balanço de massa é um modelo de cadeia de custódia que exige a documentação da quantidade de SAF em cada etapa da rede de distribuição de combustível de aviação. Embora a mistura física de SAF com combustível de aviação convencional seja permitida em um sistema de balanço de massa, do ponto de vista contábil, a quota virtual de SAF na rede de distribuição deve ser quantificada em todos os pontos, desde a introdução do SAF na rede até ao ponto de abastecimento na aeronave.
**Quando usado na forma pura (ou seja, sem mistura) e calculado com metodologias consolidadas de avaliação do ciclo de vida (ACV), como a metodologia CORSIA.
Fonte e imagem: Emirates
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.