IATA e OACI

IATA estabelece o SAF Registry para acelerar a adoção de Combustíveis de Aviação Sustentáveis

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou que estabelecerá o SAF Registry (Registro SAF, em português) para acelerar a adoção de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF), ao contabilizar e reportar as reduções de emissões provenientes de SAF.
     ​
Dezessete companhias aéreas, um grupo de empresas aéreas, seis autoridades nacionais, três fabricantes de de peças (OEMs) e um produtor de combustível já estão apoiando o esforço para desenvolver o SAF Registry. Espera-se que seu lançamento aconteça no primeiro trimestre de 2025.
 

Estimativas apontam que o SAF responderá por até 65% da mitigação total de carbono necessária para alcançar emissões líquidas zero de carbono no transporte aéreo até 2050.
 

“O SAF é essencial para a descarbonização da aviação. As companhias aéreas querem mais SAF e estão prontas para usar cada gota dele. O SAF Registry auxiliará no atendimento às necessidades críticas de todos os stakeholders como parte do esforço global para aumentar a produção de SAF. Os governos precisam de um sistema confiável para rastrear a qualidade e as quantidades utilizadas, e os produtores precisam contabilizar com precisão o que foi entregue e efetivamente descarbonizado. Os clientes corporativos devem ser capazes de contabilizar de forma transparente suas emissões de Escopo 3. E as companhias aéreas precisam ter certeza de que podem reivindicar os benefícios ambientais do SAF que compraram. O Registry atenderá a todas essas necessidades, auxiliando na criação de um mercado global de SAF que garanta que as companhias aéreas tenham acesso ao combustível onde quer que ele seja produzido, e que seus produtores tenham acesso às companhias aéreas, independentemente de sua localização”, disse Willie Walsh, Diretor Geral da IATA.
 

Funcionalidades

  • Amplo escopo geográfico: O Registry permitirá que as companhias aéreas comprem SAF independentemente de onde ele seja produzido. Os atributos ambientais certificados de cada lote podem ser rastreados e atribuídos à companhia aérea compradora. Ao garantir que os atributos ambientais sejam registrados e transferidos adequadamente entre as partes, as companhias aéreas e seus clientes poderão informar as reduções de emissões com precisão, alinhando-se a todas as obrigações de relatórios e padrões internacionais.
  • Ampla aplicação e neutralidade: O Registry será neutro em relação a regulamentações, tipos de SAF e quaisquer outras especificidades sob jurisdições e estruturas relevantes, tornando-o capaz de lidar com todos os requisitos do usuário. Como iniciadora, a IATA está trabalhando com organizações de certificação e produtores de combustível para padronizar os dados para um processamento eficiente.
  • Conformidade Regulatória: O Registry ajudará as companhias aéreas a atender a regulamentações como o Esquema de Redução de Compensação de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA) e o Esquema de Comércio de Emissões da UE, garantindo a conformidade com os mandatos do SAF e fornecendo transparência às autoridades em relação às reduções de emissões.

O projeto garantirá que os princípios de contabilização e relatórios do SAF acordados pelo setor sejam cumpridos e totalmente alinhados aos protocolos internacionais e às práticas recomendadas do setor. Ele fornecerá garantias contra dupla contagem e dupla reivindicação e vai assegurar a imutabilidade e a integridade de todas as intervenções no âmbito do Registry.

  • Governança: A governança independente garantirá a imparcialidade e a robustez do sistema.
  • Eficiência de Custos: A participação no Registry será feita com base na recuperação de custos para evitar o acréscimo de barreiras desnecessárias ao aumento de SAF.

Múltiplos Stakeholders

O Registry está sendo desenvolvido em conjunto com companhias aéreas, autoridades governamentais, organizações internacionais, OEMs, produtores e fornecedores de combustível, aeroportos e empresas de gerenciamento de viagens corporativas.
 

A participação dos governos é fundamental e exclusiva entre os stakeholders do projeto, com o objetivo específico de garantir a conformidade com os requisitos das autoridades da aviação civil. As autoridades relevantes podem validar e aprovar rapidamente as reivindicações, atualizar os inventários nacionais de emissões e alinhar suas ações com os padrões internacionais, como os estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Fonte: IATA

Foto: I.A

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.