Feiras e Eventos

LABACE: começa hoje a maior feira da aviação de negócios da América Latina

Expectativa da ABAG é que mais de 20 mil pessoas visitem a 19ª edição, que acontece entre hoje e a próxima quinta-feira (8/8), no Aeroporto de Congonhas

Começa hoje a 19ª edição da LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), o maior evento da aviação de negócios da América Latina, e segue até a próxima quinta-feira, 8 de agosto, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP).

O evento, internacional e único para o segmento no Brasil, terá 144 expositores, dentre eles os mais importantes players nacionais e globais, e contará com 44 aeronaves expostas.

A expectativa da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), organizadora do evento, é de que cerca de 20 mil pessoas circulem pelos estandes durante os três dias de evento, entre compradores e vendedores de aeronaves, equipamentos e serviços, fabricantes, tradings, distribuidoras de peças e combustíveis, MRO (manutenção), FBO’s (operadores de serviços aeroporturários) e operadores aéreos. No ano passado, 17.342 pessoas estiveram presentes, número 26% maior do que em 2022.

Durante a feira, também acontecerão as Education Sessions, em uma área reservada para palestras e debates sobre o setor, com assuntos relacionados à segurança de voo, transporte aeromédico, ESG e regulamentos, entre outros. Para mais informações sobre o evento: https://www.LABACE.com.br

Veja principais expositores:

TAM Aviação Executiva leva sete aeronaves para a LABACE 2024

A TAM Aviação Executiva irá expor os jatos Cessna Citation M2 Gen2, Cessna Citation CJ3+ e Cessna Citation XLS+; os turbo-hélices Beechcraft King Air 260 e o Cessna Grand Caravan EX; e os helicópteros Bell 505 e 429 durante a LABACE.

A empresa costumeiramente é o expositor mais bem-sucedido durante a realização da LABACE. E também a empresa que mais vende aeronaves no país de forma geral. Desde o ano passado, foram mais de 120 unidades comercializadas, e a expectativa é que 2024 esteja entre os melhores anos de vendas de aviões e helicópteros.

Pela sétima vez consecutiva, a TAM AE é a maior expositora em número de aeronaves, com turbo-hélices, jatos e helicópteros. A empresa é a representante no Brasil das marcas Beechcraft, Cessna e Bell, além da Flight Safety, líder mundial em treinamentos.

“O mercado segue aquecido. No primeiro semestre deste ano, registramos números extraordinários, com boa perspectiva para o segundo. A LABACE tem um papel importante, uma vez que ela ajuda a concretizar uma série de negócios”, destaca Leonardo Fiuza, presidente da TAM AE.

Por fim, no estando da TAM Aviação Executiva os clientes podem obter informações sobre os demais serviços da empresa, como manutenção, venda de peças, FBO 

(atendimento aeroportuário), hangaragem, traslados, fretamento, gerenciamento de aeronaves, táxi-aéreo e venda de aeronaves.

Embraer pousa na LABACE com três jatos 

A Embraer retorna à LABACE 2024 com o Phenom 100EX, lançado recentemente, ao lado do Phenom 300E, o jato da categoria leve mais vendido do mundo por 12 anos consecutivos, e do Praetor 600, o jato supermédio mais disruptivo e tecnologicamente avançado. A série Phenom tem presença significativa no Brasil, com 115 aeronaves Phenom 100 e mais de 80 modelos Phenom 300 atualmente em operação em todo o país.

Com esses destaques, a Aviação Executiva da Embraer segue seu forte momento de vendas nos mercados tanto de varejo como de operadores de frotas, demonstrando avanço e sólido desempenho de entrega. Clientes e visitantes também poderão conhecer os demais serviços oferecidos pela Embraer.

Helibras leva dois campeões de vendas para a LABACE

A Helibras, empresa do grupo Airbus e líder no mercado brasileiro de helicópteros, levará para a LABACE dois campeões de vendas: o ACH145, sucesso global da categoria de aeronaves médias, e o monoturbina Esquilo, ACH125, preferidos entre clientes do agronegócio.

O clima do campo dará o tom da Helibras durante o evento, onde a empresa apresentará seus variados produtos, o mais completo oferecido pela única fabricante de helicópteros estabelecida no Brasil. “O fato de estarmos há 46 no país e aliados à maior e melhor gama de helicópteros do mundo oferece ao público brasileiro a segurança necessária para a aquisição e manutenção das aeronaves diretamente com o fabricante”, afirma Alessandre Fontes, diretor comercial da Helibras.

Os helicópteros em destaque no estande da Helibras levam a marca Airbus Corporate Helicopters, criada para atender o mercado VIP com o mais alto padrão de conforto, segurança e eficiência, interior sofisticado e personalização ao gosto do cliente.

Goodyear exibe pneus de alto desempenho

A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, participará da 19ª edição da LABACE e irá mostrar a clientes e visitantes produtos de alta performance, que são utilizados por grande parte das frotas de aeronaves no país. A empresa produz pneus específicos para atender às demandas do mercado.

Para este ano, a Goodyear exibirá dois modelos, o Flight Leader, que, entre seus atributos, oferece excelente desempenho em alta velocidade, maior capacidade de carga e um design que proporciona maior área de contato com o solo, e o Flight Eagle LT, que tem uma carcaça mais resistente a intempéries e maior precisão de pouso – modelo que equipa muitos jatos executivos, entre eles o Embraer Phenom 300.

“Participar da LABACE é uma oportunidade estratégica para reforçar nossa presença no setor de aviação e reafirmar nosso compromisso com a inovação e a qualidade”, afirma Fernando Miranda, gerente de Aviação América Latina da Goodyear.

Líder Aviação mostra aeronaves novas, serviços de manutenção e soluções para compradores

A Líder Aviação exibe na LABACE 2024 o jato HondaJet Elite S, marca da qual a empresa é representante no país. A empresa espera receber mais de 800 convidados e outros milhares de visitantes durante os três dias do evento.

A presença na LABACE é estratégica para a Líder. “É lá que concluímos ou iniciamos diversas negociações. Para este ano, a expectativa é de forte demanda nos serviços de modernização de aviões e helicópteros, consultoria para aquisição e venda de aeronaves nos nichos de jatos de pequeno porte, mais ágeis e médio porte, com autonomia para cobrir todo o território nacional”, afirma Junia Hermont, CEO da empresa.

A Líder tem 30 cartas de intenção de compra assinadas para o novo HondaJet Echolon, que está em fase final de desenvolvimento pela fabricante japonesa, com as primeiras entregas a partir de 2028. Com capacidade para até 11 ocupantes, o jato é capaz de voar para qualquer cidade dentro país sem a necessidade de escalas para reabastecimento.

Com as entregas de modelos novos em decorrência da falta de peças gerada pela pandemia bem como o aquecimento do mercado de seminovos, a modernização de aeronaves tem se tornado uma opção vantajosa para o proprietário. A Líder irá fazer a modernização de um jato Hawker 400A com a instalação da suíte de aviônicos Garmin 5000. Será a primeira vez que esse sistema será instalado por um centro de manutenção no Brasil, e será realizada ainda este ano.

Boeing Business Jet apresenta novas opções de cabine premium

Os visitantes do evento poderão conhecer mais sobre a família de aviões Boeing Business Jet e explorar as novas opções de cabine “BBJ Select”, que simplificam o processo de design, acelerando a instalação do interior e a entrega da aeronave.

Desde quartos de hóspedes e escritórios privativos até salas familiares e configurações de assentos VIP para passageiros, os clientes podem escolher módulos para cada seção da aeronave. Ao todo, o “BBJ Select” oferece 216 combinações únicas de cabines modulares em três paletas de cores diferentes, cobrindo uma ampla gama de requisitos pessoais, empresariais e de chefes de estado.

As novas opções de cabine estão disponíveis exclusivamente para o BBJ 737-7, que pode voar por mais de 15 horas sem escalas, reduzindo o consumo de combustível e as emissões em comparação com jatos executivos de gerações anteriores.

Textron exibe aviões da Cessna e da Beechcraft

A empresa apresentará aeronaves diferentes para aplicações comerciais e de missões especiais variadas no estande em parceria com a TAM Aviação Executiva. Estarão expostos: Cessna Citation CJ3+Cessna Citation XLS+Cessna Citation M2 Gen2Cessna Grand Caravan EX e Beechcraft King Air 260.

A Textron Aviation consolidou a liderança na aviação latino-americana em 2023, com uma frota de mais de 1.200 jatos e 2.100 turbo-hélices na região. A empresa detém uma participação de mercado expressiva, respondendo por 58% de todas as entregas de aeronaves a turbina.

As marcas Beechcraft e Cessna se destacaram com 67% do mercado de turbo-hélices e 41% do mercado de jatos. O Brasil é o maior mercado para as aeronaves Beechcraft King Air e Cessna Caravan da região, com mais de 600 e 200 unidades, respectivamente.

Alper será a seguradora oficial da LABACE

A Alper Seguros, uma das maiores corretoras de seguros do Brasil, participa como expositora e corretora oficial da LABACE 2024. A empresa apresentará suas soluções para todo o ecossistema aeronáutico, que incluem desde a cobertura de aeronaves e tripulações, seguros de responsabilidade civil, riscos aeroportuários até seguros empresariais.

“Estamos entusiasmados em participar do evento, pois ele representa a excelência e a inovação da aviação de negócios na América Latina. Nossa missão é garantir que todos os participantes, desde fabricantes e fornecedores até proprietários de aeronaves, possam focar em seus negócios sabendo que estão protegidos por soluções de seguros robusta e confiáveis”, explica Alexandre Marroquim, diretor de Aviation da Alper Seguros.

Como a maior corretora de seguros em aviação executiva do Brasil, a Alper terá um estande de destaque na LABACE, onde clientes e visitantes poderão conhecer mais sobre suas soluções e conversar com especialistas sobre as melhores opções de seguros para suas necessidades específicas.

Epic E1000GX será exposto no estande da Avantto

A Avantto traz mais uma vez para a LABACE o Epic E1000GX, um dos turbo-hélices mais rápidos do mercado. A aeronave é impulsionada por um motor Pratt & Whitney de 1.200 HP com hélice Hartzell pentapá. Ela é capaz de atingir uma velocidade de cruzeiro de 617 km/h a uma altitude máxima de 34 mil pés e autonomia de 2.890 quilômetros.

A Avantto é líder no segmento de compartilhamento de aeronaves executivas na América Latina. Com mais de doze anos no mercado, a companhia já se tornou uma das maiores do setor na aviação privada. Com um portfólio que possui mais de 450 usuários ativos voando regularmente, faz mais de 1.400 decolagens mensais (jatos e helicópteros) e voa mais de 850.000 quilômetros por ano.

Aviation Parts exibe soluções de manutenção aeronáutica

Atendendo a indústria da aviação em geral desde 1998, a Aviation Parts distribui peças e suprimentos de aeronaves, que vão desde parafusos usuais de manutenção até trocas inteiras de motor, fuselagem ou aviônicos. Além da sede nos Estados Unidos, possui filiais no Brasil, Paraguai e México para preencher a lacuna que havia no mercado de distribuição eficiente global.

Durante a LABACE, a empresa irá expor suas soluções para os operadores no meio da aviação executiva, incluindo materiais de manutenção que garantem maior confiança na aeronave e equipamentos de tecnologia, essenciais para se obter ainda mais aproveitamento durante as operações. É fornecedora das marcas Bose, Garmin, 

Superior Air Parts, Champion Aerospace, FFC, JP Instruments, Hartzell, Gil LT e Marvel Schebler.

Aerosafety é referência em equipamentos de emergência e segurança

A Aerosafety atua há mais de 25 anos no mercado de aviação geral e comercial, e setor offshore, fornecendo e fabricando kits de emergência, como primeiros socorros, conjunto médico de emergência, sobrevivência na selva e mar, entre outros.

A empresa traz todos os equipamentos de emergência em exposição e demonstração operacional, detalhando cada item a ser utilizado em caso de emergência. O principal destaque fica por conta do bote salva-vidas da fabricante Wislow. Os clientes e visitantes também podem conhecer o funcionamento dos demais equipamentos, como coletes salva-vidas, escorregadeiras, máscaras de oxigênio para tripulantes, rádios ELT, entre outros.

Também é destaque a parceria com a Medaire, líder na indústria de aviação em soluções integradas de gerenciamento de risco de viagens que incluem inteligência de segurança da aviação, assistência em saúde e segurança em tempo real, equipamentos médicos e treinamentos.

Air bp anuncia investimento de R$ 100 milhões no Brasil

 A Air bp, um dos principais fornecedores mundiais de combustíveis de aviação, anuncia um investimento de R$ 100 milhões em projetos de expansão no Brasil até o final de 2025, que incluem um parque de abastecimento de aeronaves no Aeroporto de Congonhas (SP), com inauguração prevista para outubro deste ano, e outro em Palmas (TO), com previsão de entrar em operação em março de 2025.

O investimento em projetos de infraestrutura marca a expansão dos negócios da companhia no Brasil, que atualmente está presente em mais de 40 localidades, incluindo os aeroportos de Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas) e Galeão (Rio de Janeiro).

Antares será polo aeronáutico em região de grande desenvolvimento

De olho no crescimento da aviação executiva no Brasil e na América Latina, um grupo de empresários goianos está à frente de um grande empreendimento em Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiânia (GO), o Antares Polo Aeronáutico, aeroporto de negócios localizado no centro do país e que tem como propósito atender vários segmentos da aviação geral, entre elas a manutenção de pequeno, médio e grande portes, aviação executiva e serviços de táxi-aéreo.

Em sua primeira fase, o Antares terá pista de pouso de 1.980 metros de comprimento por 45 metros de largura, o que possibilitará a operação de aeronaves de maior porte. Também haverá área de embarque e desembarque e 72 lotes de 1.000 a 1.500 metros quadrados, com toda a infraestrutura necessária para a instalação de hangares e serviços ligados à aviação. Goiás é o terceiro maior polo nacional de manutenção aeroportuária e o quarto em serviços aeroagrícolas, de acordo com dados da ABAG.

eSuites Transamerica Congonhas expõe pela primeira vez

O eSuites Transamerica Congonhas participa da LABACE pela primeira vez para divulgar as mudanças realizadas no hotel. O hotel recebeu investimentos de R$ 12 milhões na modernização e revitalização dos apartamentos e das salas de eventos. Dentre as melhorias estão troca de carpete, modificação das paredes, nova acústica e mobiliário. O lobby do hotel e a área da recepção ganharam um projeto arquitetônico moderno e clean.

“Colocar um estande exclusivo da hotelaria em um evento como a LABACE é uma oportunidade para nossa equipe, que é expert em hotelaria midscale e upscale, além de apresentar ao público de eventos as melhorias do nosso empreendimento”, pondera José Augusto Palhares, gerente geral do hotel. Durante a semana da feira, a expectativa é que o eSuites tenha 100% de ocupação.

LABACE terá faculdade de arquitetura para interiores de aeronaves como expositora

A URM/Faculdade Roberto Miranda marcará presença na LABACE com o curso de MBA em Arquitetura de Luxo, destacando o exclusivo módulo de Interiores de Aeronaves de Luxo. Durante o evento, ofereceremos aos nossos alunos e convidados uma visita guiada às aeronaves em exposição, além de uma palestra sobre as tendências e inovações no design de interiores.

O evento é uma oportunidade única para que profissionais de arquitetura e design se conectem com profissionais do setor, explorando tendências e compartilhando conhecimento sobre o luxo aplicado à aviação.

Serviço:

LABACE 2024
Dias: 6, 7 e 8 de agosto (terça, quarta e quinta-feira)
Local: Aeroporto de Congonhas – entrada pela rua Tamoios, 483
Horários: 6 e 7 de agosto, das 12h às 20h/ Congresso: 12h às 18h
8 de agosto, das 12h às 19h/ Congresso: 12h às 17h
Ingressos (válidos para os três dias): R$ 660 (visitantes); R$ 140 (profissionais do setor). Menores de 12 anos não podem acessar o evento

Sobre a ABAG

A ABAG é a Associação Brasileira de Aviação Geral. Ela foi criada em 1992 para defender os direitos e interesses das empresas que atuam em um segmento aeronáutico diverso e complementar às linhas aéreas regulares. A Aviação Geral é também conhecida como Aviação de Negócios, pois é composta por pessoas e organizações que operam aeronaves como forma de apoio a seus negócios. Isso inclui os operadores de táxis aéreos (inclusive os que operam no transporte aeromédico, no setor de óleo & gás e na conectividade das comunidades isoladas da Amazônia), a aviação agrícola, os aeroclubes, as escolas de aviação e as aeronaves de frotas empresariais.

Fonte: ABAG

Foto: Egom PR Agency

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.