Virgin Australia encomenda 8 jatos E190-E2 da Embraer
- A frota terá como base Perth, na Austrália
- O jato da Embraer oferece conforto, desempenho, emissões de ruído e consumo de combustível
- Entregas começam no segundo semestre de 2025
A Virgin Australia fez um pedido firme à Embraer de oito jatos small narrowbody E190-E2, como parte de seu plano de renovação de frota. Por meio desta encomenda o E190-E2, a aeronave de corredor única mais eficiente em termos de combustível do mundo e com as menores emissões de ruído, complementará a frota de jatos de corpo estreito maiores da companhia aérea australiana, modificando os modelos Fokker atualmente em serviço . O pedido será adicionado à carteira de pedidos do terceiro trimestre da Embraer e as entregas estão previstas para começar no segundo semestre de 2025.
O anúncio contou com a presença de Rita Saffioti, Vice-Primeira-Ministra e Tesoureira, Ministra dos Transportes e Ministra do Turismo da Austrália Ocidental. A frota de E190-E2 da Virgin Australia terá como base a cidade de Perth e será operada pela Virgin Australia Regional Airlines. A aeronave tem autonomia de voo de cerca de seis horas e é equipada com motores PW1900G da Pratt & Whitney.
“Quando o E190-E2 entrar em serviço, em outubro de 2025, ele se tornará a primeira aeronave no mercado de fretamento da Austrália Ocidental neste século”, disse Jayne Hrdlicka, CEO do Virgin Australia Group. “O E190-E2 é a aeronave com maior eficiência de combustível em seus segmentos e reduzirá as emissões em cerca de 30% em comparação com o F100 anterior. Esses jatos também são muito mais silenciosos e oferecem maior conforto aos passageiros.”
“Quando o E190-E2 se juntar à frota no final do próximo ano, ele operará predominantemente voos charter para a Virgin Australia Regional Airlines, reforçando sua posição como maior operadora no mercado charter da Austrália Ocidental. Este é um importante voto de confiança do Virgin Australia Group em nosso negócio de fretamento e no mercado da Austrália Ocidental”, completa o CEO do Virgin Australia Group.
“O E2 é um divisor de águas. Estamos liberados em receber a Virgin Australia na família Embraer e ansiosos para ver o E2 – o melhor jato da categoria, reconhecido pelo conforto, baixo nível de ruído e emissões reduzidas – levar a companhia aérea a patamares ainda mais altos”, destaca Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial.
Concebido a partir de 20 anos de excelência operacional dos E-Jets de primeira geração, o E190-E2 apresenta aerodinâmica aprimorada, uma nova asa e novas tecnologias que proporcionam melhorias significativas na redução das emissões de carbono e no consumo de combustível. O jato foi certificado para voar com misturas de até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF) e declarou capacidade de operação em voos de teste com 100% de SAF.
A Embraer está comprometida em desenvolver produtos, soluções e tecnologias para contribuir com a meta da indústria da aviação para alcançar zero emissões até 2050. A companhia tem o objetivo de ser neutra em carbono até 2040 e atingir um crescimento neutro em carbono a partir de 2022 . A companhia planeja implementar 25% de uso de combustível de aviação sustentável (SAF) em suas operações até 2040 e 100% de fontes de energia renováveis até 2030.
Desde que o primeiro Bandeirante decolou nos céus da Austrália em 1978, a Embraer localizou firmemente sua presença no país com cerca de 50 aeronaves atualmente em operação, tornando-se uma das maiores frotas de E-Jets da região Ásia-Pacífico.
Sobre a Virgin Australia Regional Airlines e o Grupo Virgin Australia
A Virgin Australia Regional Airlines, anteriormente conhecida como Skywest, é uma orgulhosa integrante da paisagem da Austrália Ocidental há mais de seis décadas. A companhia aérea juntou-se ao Grupo Virgin Australia em 2013 e opera atualmente mais de 250 voos semanais.
O Grupo foi fundado em 2000 por Sir Richard Branson e é atualmente uma das maiores companhias aéreas australianas, operando uma extensa malha aérea doméstica, além de serviços internacionais de curta distância, operações de fretamento e carga, e de seu programa de fidelidade, Velocity Frequent Folheto. O Grupo emprega mais de 7.800 pessoas e conta com mais de 12 milhões de membros da Velocity, que podem usar seus Pontos para resgatar voos para mais de 600 destinos ao redor do mundo através da Virgin Australia e de sua extensa lista de companhias aéreas parceiras internacionais.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços e Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
Fonte e foto: Embraer
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.