SNA solicita ao Cenipa participação nas investigações do acidente da Voepass e indica investigador credenciado
O SNA encaminhou ofício ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), colocando-se à disposição para auxiliar na investigação do acidente com o Voo 2Z2283 da Voepass, e indicou um agente de Segurança Operacional que, além de ser credenciado pelo Cenipa é investigador de acidentes credenciado pela Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea).
O sindicato reforçou que possui a função legal e institucional de promover ações que visem a manutenção e a melhoria nas condições de trabalho dos aeronautas.
É importante lembrar que o próprio Cenipa aponta que a investigação de acidente aeronáutico pode ser realizada com o apoio de técnicos de outras nações envolvidas (fabricante da aeronave, operador etc.) e de entidades ligadas à aviação, como sindicatos e entidades de classe similares.
O SNA destacou também sua participação no CNPAA (Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), coordenado pelo Cenipa, que reúne entidades nacionais envolvidas, direta ou indiretamente, com a atividade aérea.
Por fim, o sindicato lembrou que, observando as boas práticas da indústria no mundo, companhias aéreas e sindicatos de pilotos, bem como fabricantes e outras entidades, geralmente recebem a designação de “party status” nas investigações do NTSB (National Transportation Safety Board), órgão do governo dos Estados Unidos encarregado de investigar acidentes no transporte aéreo e demais modais de transporte naquele país para fornecer assistência confidencial aos investigadores federais.
Sendo assim, o SNA solicitou formalmente participação nas investigações e já fez a indicação de um investigador certificado, para atuar em colaboração com o Cenipa no caso do acidente aéreo do Voo 2283, da Voepass, ocorrido na sexta-feira (9).
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Fonte: SNA
Foto: Adriano Moura Buzeli – Revista Piloto Ribeirão
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.