Aviação Executiva e offshore

Aviação executiva: entenda como voar em segurança 

Com alta procura pelo serviço de táxi-aéreo e expectativa por procura elevada do serviço
durante a Labace, é essencial garantir a contratação de um voo seguro
.

Entre os dias 9 e 11 de agosto será realizada no Aeroporto de Congonhas a Labace, maior evento de aviação executiva da América Latina. Com o mercado de aviação privada aquecido, são esperados cerca de 12 mil visitantes, muitos buscando as melhores opções em fretamento de voos particulares no Brasil. 

A Líder Aviação, empresa brasileira de aviação executiva com 64 anos de atuação, vem notando este aumento de procura por voos em aviões e helicóptero. Neste primeiro semestre de 2022, a demanda na companhia por fretamento de voos privados já ultrapassou os patamares pré-pandemia. 

Entretanto, há um efeito adverso no mercado. A alta procura pelo serviço de táxi-aéreo no país abriu espaço para empresas irregulares atuarem, colocando passageiros, tripulantes e aeroportos em risco. Segundo Jorge França, diretor de QSMSI (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Integridade) da Líder Aviação, a segurança sempre deve ser colocada à frente de todos outros quesitos na hora de contratar um voo.  

“De alguns anos para cá, surgiram várias empresas operando com táxi-aéreo, e a grande maioria delas é muito séria. Além disso, as exigências legais para esse tipo de operação no Brasil estão entre as mais rígidas do mundo. No entanto, apareceram também operadores privados que, querendo se aproveitar do bom momento do mercado, começaram a operar com fretamento sem atender aos requisitos legais mínimos necessários para o táxi aéreo. Com isso, pode-se imaginar o nível de perigo que os passageiros podem passar contratando essas operações irregulares”, explica o executivo. 

Para a contratação de fretamento aéreo seguro, existe um passo a passo para orientar tanto quem já está habituado com o serviço quanto as pessoas que estão buscando a solução de táxi-aéreo pela primeira vez. Confira abaixo: 

1.           Consultar se aeronave e empresa estão aptas a operar  

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem uma página (acesse aqui) em que é possível verificar se a empresa de táxi-aéreo está autorizada a atuar segundo os requisitos do RBAC 135*, e se a aeronave está em condições de voar. Caso não encontre a aeronave ou a empresa nesta lista, desista da contratação. 

*Concedida pela ANAC, assegura que a companhia opera de acordo com padrões rigorosos no fretamento de aeronaves 

2.           Avaliar as homologações da empresa  

Para operar, aeronaves e empresas precisam estar devidamente homologadas, o que indicará a boa procedência do avião ou helicóptero, as condições atuais dos equipamentos e a experiência da tripulação. No Brasil, a homologação pela ANAC é imprescindível – jamais voe com uma companhia que não estiver com a documentação de acordo com a autoridade aérea brasileira. No caso de voos internacionais, cabe consultar se há homologação junto a autoridades estrangeiras. Abaixo, alguns órgãos para homologação: 

– ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil): órgão regulamentador da aviação civil brasileira.
– FAA (Federal Aviation Administration): órgão regulamentador quanto à adequação dos serviços das oficinas de manutenção aos padrões americanos.
– DNA (Dirección Nacional de Aeronavegabilidad): órgão de regulamentação aérea que reconhece o trabalho da empresa dentro das normas argentinas de aviação. 

3.           Avaliar as certificações da empresa a ser contratada 

Existem diversas certificações, nacionais e internacionais, que reforçam ainda mais o comprometimento com segurança pela empresa que presta os serviços. Abaixo, algumas delas: 

Certificações ISO 

Atestam a qualidade e a padronização internacional dos serviços prestados pela empresa por meio de normas regulamentadoras. Algumas das principais normas abaixo:   

– ISO 45001: certifica a gestão de saúde e segurança operacional para transporte de passageiros e cargas por via aérea, manutenção aeronáutica e serviços auxiliares; 

– ISO 9001: certifica a qualidade em transporte de passageiros e cargas por via aérea, manutenção aeronáutica e serviços auxiliares; 

– ISO 14001: certifica a gestão ambiental para transporte de passageiros e cargas por via aérea, manutenção aeronáutica e serviços auxiliares. 

IS-BAO (The International Standard for Business Aircraft Operations) 

Estabelecido pelo International Business Aviation Council (IBAC), foi formulado especificamente para a aviação executiva e é aceito mundialmente como referência em segurança e eficiência. Possui três estágios progressivos: 

– Estágio 1: um Sistema de Gerenciamento de Segurança (SMS) apropriado foi estabelecido. 

– Estagio 2: garante que os riscos de segurança estão sendo gerenciados de forma eficaz. 

– Estágio 3: o gerenciamento de segurança faz parte da cultura da empresa ao longo do tempo. A Líder Aviação é a única empresa de fretamento de aeronaves executivas no Brasil que possui IS-BAO nível 3 (veja aqui). 

4.           Fique atento aos valores  

As empresas irregulares sempre oferecem preços muito mais atrativos do que companhias que seguem à risca todas as regulamentações de segurança e prezam pela excelência em seus serviços. Os chamados TACAS (táxi-aéreo clandestino) chegam a custar até 40% a menos do que companhias regulares. Não se pode garantir, com estes custos, a devida manutenção da aeronave, documentação em dia, pilotos experientes a bordo, certificações de segurança, entre outros itens que são obrigações de uma empresa de táxi-aéreo. Ao comparar preços, desconfie e considere descartar opções com valores muito abaixo das demais companhias consultadas. 

Por fim, a segurança de voo deve ser uma preocupação de todos, mesmo de quem não usará o serviço diretamente naquele momento. A maior parte dos fretamentos, no Brasil, é realizada por motivos profissionais e contratada por equipes diversificadas, que vão do RH das empresas, secretárias e assistentes, área de compras, comunicação até agências de eventos e ações culturais. Na Líder, por exemplo, cerca de 90% dos fretamentos são contratados para ocorrerem entre segunda e sexta-feira, nos dias úteis, para executivos e técnicos se deslocarem rapidamente. As empresas precisam ter, em seus códigos de conformidade, a indicação de parâmetros para a contratação deste tipo de serviço. “Os profissionais responsáveis pela escolha da empresa de aviação executiva precisam estar atentos sempre, inclusive quando um terceiro fará a contratação, como é o caso muitas vezes de empresas de eventos e entretenimento”, explica França. 

Sobre a Líder Aviação 

É a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 64 anos, conta com mais de 1.300 colaboradores e uma frota de mais de 50 aeronaves, atuando em cinco unidades de negócio: fretamento de aeronaves; serviços aeroportuários; vendas e aquisições de aeronaves; serviços de manutenção; operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás. Com presença em 19 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, conta com uma equipe bilíngue atuando em escala 24/7 e treinada constantemente para prestar todos os serviços com segurança, agilidade e qualidade. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros. Acesse http://www.lideraviacao.com.br 

Líder Aviação volta à Labace com expectativas positivas, em momento de mercado aquecido 

Depois de dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o principal evento latino-americano de aviação executiva volta a reunir expositores e visitantes 

“Nossas expectativas são as melhores possíveis para a Labace deste ano”, diz Junia Hermont, COO (Chief Operating Officer) da Líder Aviação. “O momento atual é bastante positivo para a aviação executiva e tivemos crescimento em várias áreas de atuação da companhia – mas este evento vai nos trazer de volta o contato direto com muitos clientes e amantes da aviação simultaneamente, depois de vivermos tantas restrições durante a pandemia”, explica. O evento ocorre de 9 a 11 de agosto, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.  

Entre os principais destaques do aquecimento deste mercado está a área de vendas: “no mercado brasileiro, houve um aumento de 150% nas transações de compra e venda tanto de aeronaves novas como de seminovas em relação ao período pré-pandemia – e agora teremos a primeira Labace depois deste crescimento expressivo”, aponta Anderson Markiewicz, diretor de Vendas de Aeronaves da Líder Aviação. “Será uma ótima oportunidade para os interessados avaliarem as aeronaves de perto e conhecerem melhor nossos serviços de consultoria e assessoria na aquisição e vendas de aeronaves, além de reforçarmos nossa experiência e conhecimento de diversos fabricantes, no caso de aeronaves seminovas”, complementa Markiewicz. Durante o evento, a Líder Aviação, que é representante exclusiva da Honda Aircraft no Brasil, colocará em exposição o HondaJet de sua frota – aeronave mais entregue no mundo por cinco anos consecutivos (de 2017 a 2021), na categoria Very Light Jet. Entre os principais diferenciais deste jato, de acordo com a opinião dos passageiros, estão o maior espaço interno entre as poltronas, comparado às demais aeronaves de sua categoria, o baixíssimo nível de ruído interno e o amplo espaço para bagagens. “O desenho inovador dos motores sobre as assas é a principal razão desses benefícios, permitindo que tanto o ruído quanto as vibrações comuns aos motores à jato dissipem antes de atingirem a fuselagem. Além de maior conforto, o baixo nível de ruído e pouca vibração ajudam muito na redução da fadiga dos pilotos, em missões longas ou frequentes, contribuindo para segurança operacional”, explica o comandante Daniel Pittella, piloto da Líder há 10 anos. “Outro trunfo do HondaJet é a eficiência dos motores em relação ao consumo de combustível, a melhor da categoria”, ressalta o Pittela. 

Para os interessados em fretamento, a Líder fornecerá as informações sobre sua frota – a maior do Brasil para fretamento executivo –, incluindo helicóptero H145 que acaba de entrar para a frota, já conhecido pela eficiência operacional e segurança, e que nesta versão oferece ainda mais conforto em voo.  

Os visitantes da Labace também poderão conhecer com mais detalhes toda a excelência da Líder em relação à manutenção de aeronaves: “somos homologados pelos principais órgãos aeronáuticos, como Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Federal Aviation Administration (FAA – EUA), com Centros de Serviços Autorizados para Bell Helicopter, HondaJet e Gulfstream”, ressalta Bruna Assumpção, superintendente das Unidades de Manutenção Executiva, Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves da Líder Aviação. Atuamos desde customização e modernização de aeronaves, com pinturas e design de interior e upgrade dos aviônicos instalados, até manutenção preventiva e corretiva de aeronaves e motores, garantindo a segurança de pilotos e passageiros”, explica Bruna. “Nosso serviço Líder in Loco também é um diferencial pela comodidade de não transportar a aeronave e também reduzir o custo para o cliente, já que nossos profissionais se deslocam até a base em que está a aeronave, seja ela em território nacional ou internacional, para prestar todo o suporte necessário em manutenção, com o mesmo nível de qualidade que o avião ou helicóptero teria nas bases da empresa”, complementa Bruna. Além disso, a Líder lançará em breve um aplicativo para serviços de manutenção, em que o procedimento de compra de peças aeronáuticas e contratação de serviços será mais simples e rápido, em poucos cliques.  

E ainda em relação à crescente demanda do segmento, vale destacar que em breve será inaugurado novo terminal do aeroporto de Congonhas para absorver voos internacionais da aviação executiva – onde a Líder também estará presente, assim como já está em 16 bases próprias pelo Brasil. “Registramos um crescimento expressivo no número de aeronaves de fora que chegaram ao Brasil: 20% de aumento em 2022, se compararmos ao mesmo período de 2019”, diz Cynthia de Oliveira, diretora de Atendimento Aeroportuário da Líder Aviação.

Serviço: 

17ª edição da Labace (Annual Latin American Business Aviation Conference & Exhibition)  

Data: 9 a 11 de agosto de 2022, das 12h às 20h; dia 11/08, das 12h às 19h 

Local: Aeroporto de Congonhas, São Paulo – Rua Tamoios, 685 – Jardim Aeroporto 

Sobre a Líder Aviação 

É a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 64 anos, conta com mais de 1.300 colaboradores e uma frota de mais de 50 aeronaves, atuando em cinco unidades de negócio: fretamento de aeronaves; serviços aeroportuários; vendas e aquisições de aeronaves; serviços de manutenção; operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás. Com presença em 19 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, conta com uma equipe bilíngue atuando em escala 24/7 e treinada constantemente para prestar todos os serviços com segurança, agilidade e qualidade. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros. Acesse http://www.lideraviacao.com.br .

Fonte e foto: Assessoria de imprensa da Líder Aviação.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube e Dailymotion.

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.