Aeronaves

Além do livro didático: aeronave DC-8 inspira alunos aposentados

Em maio de 2024, a turma de 2025 da Idaho State University recebeu uma nova ferramenta de aprendizado da NASA. A aeronave DC-8 serviu à comunidade científica mundial por décadas como uma plataforma sob o Airborne Science Program da NASA antes de se aposentar na Idaho State University (ISU) para fornecer uma experiência de aprendizado prática para alunos no programa de tecnologia de manutenção de aeronaves da universidade. 

“O DC-8 rapidamente se tornou uma pedra angular do nosso programa de Tecnologia de Manutenção de Aeronaves na ISU”, disse Jake Dixon, Diretor de Marketing e Recrutamento na Faculdade de Tecnologia da ISU. “Ele já aprimorou nossas aulas de verão antes de sua integração total com o início do novo ano letivo neste outono.” 

O DC-8 realizou seu voo final do Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA em Edwards, Califórnia, para a Universidade Estadual de Idaho em Pocatello, Idaho, em maio de 2024. Esse voo representou a aposentadoria da aeronave após 37 anos de suporte a missões científicas aéreas como uma aeronave da NASA. 

“A oportunidade para os alunos interagirem em primeira mão com os sistemas e recursos da aeronave amplia significativamente seu aprendizado além do que a teoria ou os livros didáticos podem fornecer”, disse Dixon.

O DC-8 voa baixo pela última vez sobre o Armstrong Flight Research Center da NASA em Edwards, Califórnia, antes de se aposentar na Idaho State University em Pocatello, Idaho. O DC-8 está fornecendo experiência do mundo real para treinar futuros técnicos de aeronaves no Aircraft Maintenance Technology Program da faculdade.
NASA/Genaro Vavuris

O DC-8 serviu como uma plataforma educacional por anos. Começando em 2009, o DC-8 funcionou como um laboratório de ciências aerotransportadas para o Student Airborne Research Program (SARP) da NASA, onde estudantes universitários seniores eram selecionados para participar de uma campanha científica real e adquirir experiência prática em pesquisa. O impacto educacional do DC-8 é evidente no crescimento profissional de cientistas que o vivenciaram. 

“Quase tudo que aprendi sobre usar um avião para coletar dados científicos pode ser vinculado ao meu tempo voando em projetos no DC-8”, diz Jonathan Zawislak, Diretor de Voo do Aircraft Operations Center da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). “Deixou uma marca indelével na comunidade de ciências da Terra e sem dúvida abriu caminho para uma nova geração de cientistas, assim como fez para mim e minha carreira como aviador científico.”

O Programa de Pesquisa Aerotransportada Estudantil Armstrong da NASA comemorou 15 anos de sucesso em 2023. Um programa de estágio de verão de oito semanas, o SARP ofereceu a estudantes de graduação de nível superior a oportunidade de adquirir experiência prática em pesquisa como parte de uma campanha científica usando laboratórios científicos voadores do Programa de Ciência Aerotransportada da NASA — aeronaves equipadas especificamente para projetos de pesquisa.
NASA/Carla Thomas

Plataformas da vida real como o DC-8 são uma ferramenta de aprendizagem estimulante e significativa que permite que estudantes universitários vão além do livro didático e causam um impacto duradouro nas comunidades adjacentes às suas atividades. 

“Vimos tanto entusiasmo em torno da chegada do DC-8 que estamos organizando uma casa aberta no futuro para permitir que a comunidade e os entusiastas da aviação explorem esta aeronave histórica”, disse Dixon. “Fazer isso ajudará a preservar o legado notável do DC-8, garantindo que ele continue a inspirar e educar nos próximos anos.” 

Seja como uma plataforma científica ou como uma aeronave única, o DC-8 tem um legado que continua a inspirar e educar gerações de cientistas, engenheiros e aviadores. 

Saiba mais sobre o programa SARP da NASA 

Saiba mais sobre a aeronave DC-8 aposentada  Saiba mais sobre o Armstrong Flight Research Center da NASA

Fonte e fotos: NASA

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.