Aviação Executiva e offshore

LABACE: Leonardo anuncia encomenda de três helicópteros VIPs no Brasil

Frota de helicópteros corporativos VIP da empresa aumenta com o pedido de dois AW169 e um AW109 Trekker, para dois operadores privados diferentes, com entrega prevista para 2023

Com mais de 900 helicópteros VIP em serviço em todo o mundo, quase 25% das aeronaves da Leonardo estão baseadas na América Latina

A liderança da Leonardo no mercado mundial de helicópteros multimotores VIP/corporativos continua a crescer com novos pedidos anunciados na LABACE, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de agosto de 2022, incluindo dois bimotores leves AW169 e um bimotor leve AW109 Trekker. Um AW169 e o AW109 Trekker serão entregues a um operador privado no final de 2023. Espera-se que um AW169 seja entregue ao seu usuário no segundo semestre do mesmo ano. Os helicópteros terão configurações e interiores altamente personalizados e se beneficiarão das soluções de suporte avançadas e abrangentes que serão entregues pelo novo Centro de Serviços e Logística em Itapevi.

Esses últimos pedidos do AW169 elevam para 14 o número de aeronaves de última geração desse tipo adquiridas por operadoras VIP no Brasil, confirmando o crescente sucesso do AW169 neste mercado desde sua certificação em 2015. Único helicóptero de última geração em sua categoria por 30 anos, o AW169 apresenta uma gama de inovações, combinando de forma única a economia de um bimotor leve e a possibilidade de maior carga útil, resultando em maior alcance e volume. O conforto do cockpit e da cabine para tripulantes e passageiros tem o suporte de capacidade de uma APU (Auxiliary Power Unit), permitindo que sistemas importantes como ar-condicionado, aquecimento e rádio funcionem aproveitando a energia gerada por um dos dois motores. Isso contribui para um ambiente e utilização ideais dos equipamentos de bordo, em qualquer condição climática e geográfica, sem a necessidade de manter os rotores funcionando, o que se traduz em maior segurança, menos ruído e menor consumo de combustível e emissões. O moderno glass cockpit digital possui tecnologia de tela sensível ao toque e uma representação versátil de todas as principais informações, proporcionando maior consciência situacional ao piloto que pode reduzir a carga de trabalho para se concentrar na missão, aumentando a segurança de cada voo.

O projeto do AW109 Trekker foi baseado no excelente sucesso do legado AW109 light twin, referência nesta categoria no Brasil. O primeiro bimotor leve da Leonardo a oferecer trem de pouso deslizante, o AW109 Trekker mantém a estrutura do AW109 Grand, com cabine grande e desempenho de primeira classe, e oferece maior carga útil a um custo competitivo, sendo adequado para atender aos rigorosos requisitos dos operadores em termos de capacidade e custo-benefício. O AW109 Trekker está equipado com um glass cockpit Genesys Aerosystems de última geração que pode ser configurado de acordo com as necessidades do cliente: um ou dois pilotos, VFR ou IFR.

Mantendo 45% de participação durante os últimos dez anos, a Leonardo é líder mundial no mercado de helicópteros bimotor VIP/corporativo, incluindo serviços de transporte privado, charter e VVIP/Governo, graças à mais moderna e ampla gama de produtos com equipamentos de última geração sistemas aviônicos e de navegação de última geração, juntamente com padrões de desempenho, segurança e conforto líderes de categoria. Mais de 900 helicópteros VIP/corporativos Leonardo estão voando hoje em todo o mundo, aproximadamente 25% deles estão baseados na América Latina. Com base em filosofia, valores de design, tecnologia e serviço diferenciados estabelecidos pela empresa na esfera do transporte executivo, a Leonardo lançou recentemente a marca Agusta para incorporar sua experiência e excelência únicas para futuras iniciativas do mercado VIP. A LABACE também marca a primeira feira de aviação regional onde a nova marca Agusta é apresentada, combinada com uma série de novos serviços VIP oferecidos aos clientes.

Sobre a Leonardo:  

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

Fonte: Assessoria de imprensa da Leonardo.

Foto: Leonardo Helicopters

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube e Dailymotion.

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.