Anac e Regulamentação

SITA, IAWA e ANAC promovem evento sobre papel da mulher na aviação

Roda de conversa acontecerá em Brasília (DF) no dia 10/10, às 10h

A SITA, líder global em tecnologia para o transporte aéreo, juntamente com a IAWA (Associação Internacional de Mulheres na Aviação, em tradução livre) e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), promoverão o evento Voando Mais Alto, edição Asas Para Todos em Brasília (DF) amanhã (10/10), às 10h. O objetivo do encontro é incentivar e debater o papel da mulher na aviação.

Cristiane Dart, vice-presidente de Comunicação e Marketing da IAWA; chefe de comunicação DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) e gerente sênior de marketing da SITA nas Américas, irá mediar o segundo painel da ação. “Como mulher, atuando há mais de 20 anos dentro da aviação, percebo que a inclusão de mulheres no setor vem crescendo de forma gradativa, porém ainda existe um longo percurso pela frente. Dados da IAWA apontam que apenas 30% das mulheres acreditam serem capazes de assumir cargos de liderança na indústria. Nesse sentido, o programa Voando Mais Alto tem como missão trazer essas questões para o debate, incentivando-as a reconhecerem sua força e romperem com as limitações”, explica a executiva.

O programa Voando Mais Alto foi criado pela SITA em 2019, com o apoio da IAWA. Até o momento, mais de 400 mulheres já participaram dos encontros, tanto presenciais como virtuais. As ações já aconteceram em São Paulo (SP), Salvador (BA), Manaus (AM), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Cidade do México (México). E, neste ano, a empresa contará com o apoio da ANAC, por meio do programa Asa Para Todos, com dois painéis exclusivos – Desafios da Inclusão e Progressão de Carreira.

A mais recente diretora da ANAC, Mariana Altoé, é Engenheira Eletricista de formação, com mestrados em Engenharia Eletrônica e em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA. Mariana, atua como Gerente do subprograma Mulheres na Aviação, que compõe o programa de diversidade e inclusão da ANAC, Asas para Todos. “Nossa atuação, por meio do programa Asas para Todos, busca inspirar meninas e mulheres a fazerem parte da aviação civil. Precisamos mostrar para as mulheres que elas podem ocupar cargos de liderança na aviação. Tendo profissionais femininas como exemplos, outras mulheres poderão se sentir inspiradas e despertar a curiosidade sobre as diversas carreiras que a aviação proporciona”, enfatiza a diretora.

Para compor os painéis, também foram convidadas profissionais da Associação dos Aeroportos Federais (ABR), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Ministério do Turismo (MTur), Ministério de Portos Aeroportos (MPor), Inframérica e Frequentis.

Serviço

Evento: Voando Mais Alto, edição Asas Para Todos
Endereço: Auditório da sede da ANAC, em Brasília (DF) – Ed. Parque Cidade Corporate, Torre A, 1º andar
Horário: das 10h às 12h
Link da transmissão: Ciclo de Debates – Voando Mais Alto (youtube.com)
Link para participar do evento: International Aviation Womens Association (iawa.org)

Sobre a SITA

A SITA é uma fornecedora de TI do setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais fluidas, seguras e sustentáveis.

Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, além de cumprir a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que ajudam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens otimizadas. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 45% da troca de dados do setor da aviação.

Em 2023, a iniciativa Science Based Targets (SBTi) aprovou nossas metas de redução de emissões de curto e longo prazo. Essas normas, fundamentadas na ciência, são essenciais para orientar nossas ações climáticas, com o objetivo de reduzir efetivamente as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, estamos desenvolvendo soluções para ajudar a indústria a atingir seus compromissos de redução de carbono, incluindo a redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional.

A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.

Para mais informações, acesse http://www.sita.aero

Sobre a IAWA

A IAWA é uma associação, sem fins lucrativos, que oferece uma rede global dedicada a promover o avanço das mulheres nos setores de aviação e aeroespacial em todos os níveis. A Associação patrocina reuniões informativas, organiza recepções e conexões, publica boletins de notícias e mantém seus membros atualizados sobre os últimos avanços do setor.

Informações relacionadas à IAWA, seus programas, estudos, oportunidades e NextGen podem ser encontradas em IAWA.org

Sobre a Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil é uma agência reguladora criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil, bem como a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil. Criada em 2005, a Anac é responsável pela regulamentação, fiscalização e certificação de aeronaves, empresas, fabricantes, organizações de manutenção de aeronaves, aeródromos, escolas e profissionais da aviação civil. A agência governamental trabalha para garantir a segurança da aviação civil brasileira e melhorar a qualidade dos serviços, promovendo um mercado competitivo no setor.

Para mais informações, visite https://www.gov.br/anac/pt-br

Fonte e foto: ANAC

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.