NASA fornece atualização sobre as regiões de pouso da Artemis III na Lua
Enquanto a NASA se prepara para o primeiro pouso tripulado na Lua em mais de cinco décadas, a agência identificou um conjunto atualizado de nove regiões potenciais de pouso perto do Polo Sul lunar para sua missão Artemis III. Essas áreas serão investigadas mais a fundo por meio de estudos científicos e de engenharia. A NASA continuará a pesquisar áreas potenciais para missões após a Artemis III, incluindo áreas além dessas nove regiões.
“Artemis retornará a humanidade à Lua e visitará áreas inexploradas. A seleção dessas regiões pela NASA mostra nosso comprometimento em pousar a tripulação com segurança perto do Polo Sul lunar, onde eles ajudarão a descobrir novas descobertas científicas e aprenderão a viver na superfície lunar”, disse Lakiesha Hawkins, administradora associada adjunta assistente, Moon to Mars Program Office.
A equipe de Análise de Seleção de Locais entre Agências da NASA, trabalhando em estreita colaboração com parceiros científicos e industriais, adicionou e excluiu potenciais regiões de pouso, que foram avaliadas quanto ao seu valor científico e disponibilidade de missão.
As regiões de pouso lunar candidatas refinadas da Artemis III são, sem ordem de prioridade:
- Pico perto de Cabeus B
- Haworth
- Maciço de Malapert
- Planalto Mons Mouton
- Mons Mouton
- Nobile Rim 1
- Nobile Rim 2
- de Gerlache Rim 2
- Planície de Slater
Essas regiões contêm características geológicas diversas e oferecem flexibilidade para disponibilidade de missão. O Polo Sul lunar nunca foi explorado por uma missão tripulada e contém áreas permanentemente sombreadas que podem preservar recursos, incluindo água .
“O Polo Sul da Lua é um ambiente completamente diferente de onde pousamos durante as missões Apollo”, disse Sarah Noble, líder de ciência lunar da Artemis na sede da NASA em Washington. “Ele oferece acesso a alguns dos terrenos mais antigos da Lua, bem como regiões frias e sombreadas que podem conter água e outros compostos. Qualquer uma dessas regiões de pouso nos permitirá fazer ciência incrível e novas descobertas.”
Para selecionar essas regiões de pouso, uma equipe multidisciplinar de cientistas e engenheiros analisou a região do Polo Sul lunar usando dados do Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA e um vasto corpo de pesquisa científica lunar. Os fatores no processo de seleção incluíram potencial científico, disponibilidade de janela de lançamento, adequação do terreno, capacidades de comunicação com a Terra e condições de iluminação. Além disso, a equipe avaliou as capacidades de trajetória combinadas do foguete SLS (Space Launch System) da NASA, da espaçonave Orion e da Starship HLS (Human Landing System) para garantir locais de pouso seguros e acessíveis.
A equipe de geologia da Artemis III avaliou as regiões de pouso quanto à sua promessa científica. Sítios dentro de cada uma das nove regiões identificadas têm o potencial de fornecer novos insights importantes sobre nossa compreensão de planetas rochosos, recursos lunares e a história do nosso sistema solar.
“Artemis III será a primeira vez que astronautas pousarão na região polar sul da Lua. Eles voarão em um novo módulo de pouso em um terreno que é único em relação à nossa experiência passada com a Apollo”, disse Jacob Bleacher, cientista chefe de exploração da NASA. “Encontrar os locais certos para este momento histórico começa com a identificação de lugares seguros para este primeiro pouso e, então, tentar combinar isso com oportunidades para a ciência deste novo lugar na Lua.”
A equipe de avaliação de local da NASA envolverá a comunidade científica lunar por meio de conferências e workshops para coletar dados, construir mapas geológicos e avaliar a geologia regional de eventuais locais de pouso. A equipe também continuará pesquisando toda a região do Polo Sul lunar para obter valor científico e disponibilidade de missão para futuras missões Artemis. Isso incluirá o planejamento para oportunidades científicas expandidas durante a Artemis IV e a adequação para o LTV (Lunar Terrain Vehicle) como parte da Artemis V.
A agência selecionará locais dentro das regiões para a Artemis III após identificar as datas de lançamento da missão, que determinam as trajetórias de transferência, ou caminhos orbitais, e as condições ambientais da superfície.
Sob a campanha Artemis da NASA, a agência estabelecerá a base para a exploração científica de longo prazo na Lua, levará a primeira mulher, a primeira pessoa negra e seu primeiro parceiro internacional astronauta à superfície lunar e se preparará para expedições humanas a Marte para o benefício de todos.
Para mais informações sobre Artemis, visite: https://www.nasa.gov/specials/artemis
Fonte e foto: NASA
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.