Aeronáutica

A Força Aérea Argentina tem novos caçadores

Foi realizada a formatura do Curso de Normalização de Procedimentos para Aviadores de Combate (CEPAC) 2024

No dia 17 de dezembro foi realizada a cerimônia de formatura do Curso de Normalização de Procedimentos para Aviadores de Combate (CEPAC) 2024 na IV Brigada Aérea de Mendoza no Sistema de Armas IA-63 Pampa, um evento importante para a Força Aérea Argentina (FAA) e para aviação de caça em particular.

O evento foi presidido pelo chefe do Estado-Maior General da Instituição, Brigadeiro Gustavo Javier Valverde, acompanhado pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro-General Xavier Julián Isaac, autoridades destacadas da Instituição, pessoal da Unidade, veteranos da Guerra das Malvinas, familiares e convidados especiais.

O evento começou com a invocação religiosa e bênção de ofícios e premiações pelo padre Sergio Tejada.

O momento mais esperado veio com a entrega dos despachos àqueles que atenderam com sucesso às demandas impostas.

Em seguida, foram entregues prêmios e presentes aos alunos que se destacaram.

Depois, as autoridades vieram saudar uma nova geração de caçadores.

Posteriormente, foi descoberto o mapa que eterniza os nomes dos formandos do CEPAC 2024.

É importante destacar que entre os participantes, além do pessoal das FAA, estavam membros da Marinha Argentina e das Forças Aéreas Peruana e Uruguaia.

Durante o dia, o chefe da Esquadra I IA-63 Pampa II, Vice Comodoro Esteban Sosa, pronunciou palavras alusivas: “Estamos hoje reunidos, nesta histórica e gloriosa IV Brigada Aérea para celebrar uma nova graduação de aviadores da especialidade de caça avançado. .

“Num contexto global e cada vez mais crítico e tenso, estes caçadores contribuem decisivamente para a manutenção da paz entre os povos através da garantia dos interesses vitais da Nação”, declarou o responsável e acrescentou: “Com este firme compromisso, durante o corrente ano a Força Aérea Argentina disponibilizou todos os seus recursos humanos e materiais para treinar esta nova geração de caçadores.”

“Nossa Instituição continuou aprimorando e aumentando a capacidade instrucional do CEPAC, como a recente inauguração do simulador IA-63 PAMPA, que permite levar o curso ainda mais aos padrões de excelência exigidos pela escola de caças desta Força Aérea Argentina. do século XXI”, disse o vice-comodoro e continuou: “Com este compromisso continuamos a avançar, orientados com base nos valores incutidos pelos nossos heróis das Malvinas e com a extraordinária motivação adicional que nos é apresentada no especialidade de caça diante do iminente incorporação do Sistema de Armas F-16”.

Da mesma forma, agradeceu a todos que tornaram possível esta formatura e dirigiu-se aos novos caçadores: “Hoje vocês estão diferentes, não são mais aquele aluno que estava lá em janeiro deste ano, não só evoluíram nas suas habilidades e conhecimentos técnicos, mas na força do seu caráter e na confiança em si mesmo. Nunca deixem de crescer e de transmitir o que aprenderam às gerações futuras, sejam herdeiros dignos.”

A seguir, o chefe do Estado-Maior General da Força Aérea Argentina expressou o orgulho que a Instituição e os instrutores da IV Brigada Aérea sentem em treinar e treinar os pilotos de combate da Instituição, o pessoal da Força Aérea Peruana, do Uruguai e a Marinha Argentina.

Da mesma forma, dirigiu-se aos formandos: “Vocês carregam consigo o legado de terem sido treinados na escola de caças da Força Aérea Argentina, que tem uma trajetória infinita, mas além dessa trajetória, tem uma estrela que nos marca e nos guia permanentemente: os heróis do Atlântico Sul.”

“Sei que vão ser dignos representantes da linhagem caçadora”, disse o Brigadeiro Valverde e acrescentou: “Desde o primeiro dia têm que se esforçar e sei que vão fazê-lo, não percam de vista. seus horizontes.”

Por fim, referiu-se aos novos caçadores da Força Aérea Argentina: “Vocês serão aqueles que daqui a alguns anos estarão sentados nas cabines do Sistema de Armas F-16”.

Desta forma, a Força Aérea Argentina celebra com orgulho uma nova geração de caçadores.

Fonte: Lic. Florencia Sosa – Força Aérea Argentina

Fotos: C1° Ari Detomasi

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.