Aeronave ATR 72-600 de prefixo PS-VPA utilizada pela Voepass deixa o Brasil
Aeronave com problemas financeiros e jurídicos deixa o país com destino ao seu proprietário.
Em um desfecho esperado, a Companhia Aérea Voepass realizou a devolução da aeronave ATR 72-600, de prefixo PS-VPA, à empresa de leasing Nordic Aviation Capital (NAC). A aeronave, que vinha enfrentando problemas financeiros e jurídicos, decolou na manhã de ontem do Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto-SP, com destino ao Aeroporto Internacional de Natal, onde realizou os trâmites burocráticos para a desnacionalização e hoje (23/01) deixou definitivamente o território brasileiro.
A decisão de devolver a aeronave se deu após meses de negociações entre a Voepass e a NAC, devido a atrasos nos pagamentos do leasing.
Com a saída do PS-VPA, a Voepass enfrenta um momento delicado, com outras aeronaves também que também terão em breve sua devolução. Os ATRs de prefixo PR-PDZ e PR-PDX, que estavam em manutenção, tiveram seus certificados de aeronavegabilidade suspensos e estão sujeitos a medidas judiciais mais rigorosas, incluindo a possibilidade de uso de força policial para a sua recuperação.
A devolução da aeronave representa um duro golpe para a Voepass, que enfrenta uma crise financeira e operacional. A companhia aérea, que já reduziu sua frota e suspendeu diversas rotas, busca renegociar suas dívidas e encontrar soluções para continuar operando no mercado brasileiro.
Foto: Adriano Moura Buzeli – Revista Piloto Ribeirão
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.