Avisos atualizados sobre zonas de conflito para a região do Oriente Médio
A Comissão Europeia e a Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), juntamente com os Estados-Membros, estão monitorando de perto a situação no Oriente Médio para avaliar as ameaças e riscos em evolução, bem como seu impacto na aviação civil.
Após os acontecimentos recentes, principalmente os acordos de cessar-fogo e a redução geral das tensões de curto prazo, o Grupo Integrado de Avaliação de Riscos de Segurança da Aviação da UE decidiu não estender os Boletins de Informação de Zonas de Conflito (CZIBs) existentes sobre Israel e Irã, que expiram em 31 de janeiro de 2025, e substituí-los por Notas Informativas (INs) dedicadas, destacando os riscos restantes no espaço aéreo afetado.
Em relação ao espaço aéreo do Líbano, o Grupo apoiou a decisão de estender a validade do atual CZIB até o final de março de 2025.
Em relação à região do Oriente Médio, em 31 de janeiro de 2025, a EASA emitiu INs para Israel e espaço aéreo vizinho (raio de 100 NM), Irã, e estendeu a Nota de Informação existente para o Mar Vermelho Meridional. Os operadores são aconselhados a ter cautela e seguir todas as publicações aeronáuticas disponíveis, incluindo atualizações da Plataforma Europeia de Compartilhamento e Cooperação de Informações. O aviso para o Irã recomenda também considerar apenas operações diurnas. Os INs são distribuídos às partes relevantes conforme a necessidade de saber para fornecer mais informações operacionais e recomendações.
A Comissão e a AESA, juntamente com os Estados-Membros, continuarão a monitorizar de perto a situação, com vista a avaliar se existe um aumento ou uma diminuição dos riscos para os operadores de aeronaves da UE em resultado da evolução da ameaça.
Para saber mais sobre o Sistema de Alerta de Zonas de Conflito da UE e medidas de mitigação de riscos (CZIBs e INs), visite Informações sobre Zonas de Conflito (EASA).
Fonte: EASA
Foto: I.A
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.