Décimo Gripen da FAB decola do Aeroporto de Navegantes rumo à Base Aérea de Anápolis
A aeronave decolou às 11h20 desta terça-feira (17/06)
O Aeroporto de Navegantes foi, mais uma vez, ponto estratégico para a operação de recebimento e preparação do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave F-39 Gripen, de matrícula 4110, decolou às 11h20 desta terça-feira (17) rumo à Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, onde será incorporada oficialmente à frota brasileira. O trajeto, cerca de mil quilômetros, foi percorrido em 1h20. O pouso, registrado às 12h40.
O Gripen é um caça supersônico de última geração, desenvolvido na Suécia, que reúne alta tecnologia, sistemas de combate avançados e grande capacidade operacional.
Este é o décimo caça entregue à FAB. Ele chegou ao Brasil por transporte marítimo, vindo da Suécia, e desembarcou no Porto de Navegantes. Na madrugada do dia 13, foi levado por carretas especiais até o aeroporto, onde passou pelos procedimentos finais antes do voo.
Segundo o gerente do Aeroporto de Navegantes, Wilson Rocha, a operação exigiu planejamento detalhado e integração entre diversas equipes:
“Essa operação especial reforça o nosso compromisso com o Brasil, especialmente no apoio a ações estratégicas como essa. Pela localização privilegiada do nosso aeroporto, próximo ao Porto, seguimos consolidando nosso papel de integração logística e de suporte ao transporte aéreo. Para que tudo isso fosse possível, nossas equipes se prepararam ao longo de várias semanas, com reuniões operacionais envolvendo a Força Aérea Brasileira e a empresa SAAB. Foi um trabalho conjunto, cuidadosamente planejado, para que todos os prazos e exigências fossem cumpridos com excelência. Hoje, acompanhamos com muito orgulho o resultado desse trabalho, que contribui diretamente para o fortalecimento da Força Aérea Brasileira.”
Os trabalhos envolveram a instalação do assento ejetável, do kit de sobrevivência, além de abastecimento e uma série de verificações técnicas e operacionais nos sistemas da aeronave.
Após os testes concluídos, o caça realizou seu primeiro voo em território brasileiro, decolando do Aeroporto de Navegantes em direção à sua nova base operacional.
Sobre a Motiva
Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.
Fonte: Motiva
Foto: Força Aérea Brasileira
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.