EASA e EUROCONTROL reforçam parceria em matéria de sustentabilidade e cooperação civil-militar
Em 26 de junho de 2025, o diretor executivo da Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), Florian Guillermet, e o diretor-geral da EUROCONTROL, Raúl Medina, assinaram uma emenda ao Memorando de Cooperação (MoC) entre as duas organizações, reforçando ainda mais a forte parceria EASA-EUROCONTROL em sustentabilidade e cooperação.
A cooperação sólida e de longa data da EASA com a EUROCONTROL abrange áreas-chave de interesse mútuo — que vão desde segurança e inovação até eficiência e sustentabilidade — todas com o objetivo de garantir o funcionamento ideal do sistema europeu de segurança da aviação.
Desde a sua assinatura original em 2021, o Memorando de Entendimento evoluiu significativamente. O Programa de Trabalho Conjunto EASA-EUROCONTROL e o Gabinete de Cooperação Técnica (TeCO) tornaram-se motores fundamentais para o avanço de objetivos comuns na aviação sustentável e na gestão do tráfego aéreo (ATM), e esta parceria reforçou as sinergias entre as equipas técnicas e científicas de ambas as organizações através da troca regular de informações, dados, conhecimento e experiência.
Em abril de 2024, o MoC foi expandido para incluir novos domínios: treinamento, segurança cibernética, pesquisa e inovação, bem como comunicação, navegação e vigilância (CNS).
Esta última alteração ao MoC baseia-se nesse progresso e concentra-se em:
Sustentabilidade da Aviação
- Conduzir a implementação do Programa de Trabalho Conjunto EASA-EUROCONTROL.
- Apoiar a política ambiental e a resiliência climática, incorporando o desenvolvimento de ferramentas de avaliação e modelagem de impacto ambiental.
- Facilitar a integração de novos participantes da aviação na rede europeia.
- Organizar workshops conjuntos e eventos com partes interessadas.
Cooperação Civil-Militar
- Melhorando a colaboração no design do espaço aéreo e no desempenho do gerenciamento de tráfego aéreo civil-militar (ATM).
- Promover os desenvolvimentos da Empresa Conjunta SESAR e apoiar a integração de sistemas de aeronaves pilotadas remotamente (RPASs) e operações em alto espaço aéreo (HAOs).
- Fortalecimento da segurança de caixas eletrônicos, coordenação de crises e resiliência de infraestrutura por meio de consultas civis e militares, plataformas de cooperação e muito mais.
Fonte e foto: EASA
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.