EUA adicionam mísseis hipersônicos resistentes ao ar ao seu arsenal
O míssil acelera-se para Mach 5 velocidade usando o oxigênio em seu entorno.
A Força Aérea dos EUA finalmente escolheu o HACM, míssil hipersônico de respiração aérea, para ser adicionado ao seu arsenal.
A Força Aérea dos EUA selecionou oficialmente a Raytheon Technologies para colaborar com a Northrop Grumman Corporation no desenvolvimento do Hypersonic Attack Cruise Missile (HACM), de acordo com comunicados de imprensa emitidos pelas corporações de defesa na sexta-feira.
“O HACM é um exemplo poderoso de desenvolvimento e integração de capacidades de combate ao lado de nossos parceiros desde o início”, disse o chefe de gabinete da Força Aérea dos EUA, general CQ Brown Jr. na quinta-feira.
“A HACM fornecerá aos nossos comandantes flexibilidade tática para empregar caças para manter alvos sensíveis ao tempo de alto valor, mantendo bombardeiros para outros alvos estratégicos.”
O Southern Cross Integrated Flight Research Experiment (SCIFiRE), uma pesquisa conjunta dos EUA e da Austrália, ajudou a projetar o primeiro míssil do tipo.
A Força Aérea dos EUA deu uma forte ênfase no aumento da interoperabilidade com aliados e parceiros, a fim de se manter à frente de rivais estratégicos. Como evidência, a Força Aérea recentemente concedeu à Raytheon Missiles and Defense um contrato de US$ 985.348.124 para desenvolver e demonstrar protótipos de mísseis de cruzeiro de ataque hipersônico.
A equipe da Raytheon Missiles & Defense e da Northrop Grumman fornecerá mísseis preparados operacionalmente para o estado dos EUA sob os termos de seu contrato.
“A Raytheon Missiles & Defense continua na vanguarda do desenvolvimento de armas hipersônicas e tecnologia de respiração aérea”, disse Wes Kremer, presidente da Raytheon Missiles & Defense.
“Com ameaças avançadas emergindo em todo o mundo, o Míssil de Cruzeiro de Ataque Hipersônico fornecerá aos nossos combatentes uma capacidade muito necessária.”
O que é arma HACM?
O HACM movido a jato é uma arma que respira ar. Os motores Scramjet, que permitem o voo prolongado a velocidades hipersônicas de Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som) ou mais, usam alta velocidade do veículo para comprimir fisicamente o ar de entrada antes da combustão.
Essas velocidades permitem que armas hipersônicas, como o HACM, atinjam seus alvos mais rapidamente do que mísseis convencionais comparáveis, possivelmente permitindo-lhes evitar sistemas de defesa inimigos.
“O Míssil de Cruzeiro de Ataque Hipersônico cria uma nova classe de armas estrategicamente importantes para os militares dos EUA”, disse Mary Petryszyn, vice-presidente corporativa e presidente da Northrop Grumman Defense Systems.
“Nossa tecnologia de propulsão scramjet está inaugurando uma nova era para armas mais rápidas, mais sobreviventes e altamente capazes.”
Joint venture nos EUA na Austrália
O desenvolvimento, produção e integração dos motores scramjet da Northrop Grumman nas armas hipersônicas de respiração aérea da Raytheon Technologies têm sido um esforço conjunto entre as duas empresas desde 2019.
A próxima geração de sistemas táticos de mísseis, mísseis hipersônicos que respiram ar, agora podem ser produzidos por ambas as empresas.
O projeto do protótipo Raytheon SCIFiRE para integração de aeronaves de combate será operacionalizado pelo programa HACM, que também produzirá dois ativos de licença operacionalmente úteis.
“Temos mais de uma década de cooperação com nossos aliados australianos no avanço das tecnologias hipersônicas, e agora traremos esse conhecimento compartilhado para atender aos requisitos urgentes de defesa nacional”, disse Andrew Hunter, secretário-adjunto da Força Aérea para aquisição, tecnologia e logística.
Os EUA e a Austrália continuarão trabalhando juntos no projeto e desenvolvimento do HACM através do acordo SCIFiRE, incluindo a utilização de instalações de teste australianas para os testes iniciais de voo all-up-round, observou o comunicado de imprensa.
Fonte e fotos: Interesting Engineering
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube e Dailymotion.
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.