Indústria Aeronáutica

Airbus se juntará à frota da Amazon Air com dez cargueiros convertidos A330-300P2F

A Amazon Air assinou um acordo firme para alugar dez cargueiros A330-300P2F da Altavair, aproveitando a capacidade e economia do A330 para ajudar a cumprir sua promessa de entrega de um dia aos clientes Amazon Prime. A aeronave será operada para a Amazon pela Hawaiian Airlines, que tem o A330s como elemento-chave de sua frota desde 2010. As dez aeronaves estão sendo convertidas de aeronaves de passageiros para cargueiros pela Elbe Flugzeugwerke GmbH (EFW), o centro de excelência para conversões airbus passenger-to-freighter (P2F).

“Estamos entusiasmados em receber a Airbus em nossa frota da Amazon Air”, disse Philippe Karam, diretor da Amazon Global Air Fleet & Sourcing. “Esses A330-300 não só serão os primeiros do tipo em nossa frota, como também serão a mais nova e maior aeronave da Amazon Air, permitindo-nos entregar mais pacotes de clientes a cada voo.”

A Amazon Air transporta pacotes de clientes em distâncias mais longas em prazos mais curtos para cumprir sua promessa de entrega rápida e gratuita. O primeiro de seus aviões A330-300P2F deve se juntar à frota da Amazon Air no final de 2023.

“O endosso de nossos cargueiros pela Amazon fala muito sobre o valor de mercado do A330 e a posição que os grandes órgãos da Airbus estão ganhando no mercado de cargas”, disse Christian Scherer, diretor comercial da Airbus e chefe da Airbus International. “A Amazon construiu uma reputação em torno de entregar suas mercadorias às nossas portas com extraordinária velocidade e consistência, e estamos muito orgulhosos de que nossas aeronaves sejam confiáveis para se tornar um elo-chave nessa notável cadeia logística.”

Com tecnologia avançada da Airbus que inclui controles de voo fly-by-wire, o A330 oferece uma plataforma extremamente capaz para conversão de cargueiros. Desde a entrada de serviço do A330 em 1994, mais de 1.700 A330s foram encomendados, com mais de 1.500 entregues – fornecendo uma grande fonte de aeronaves para suportar conversões P2F por muitos anos.

Embora ambas as aeronaves A330-200 e A330-300 sejam elegíveis para conversão, a fuselagem mais longa A330-300P2F é particularmente adequada para integradores e transportadores expressos, devido à sua alta capacidade de carga volutiva com carga de menor densidade.

O programa de conversão A330P2F, lançado em 2012, é uma colaboração entre a ST Aerospace, a Airbus e sua joint venture EFW.

Fonte e foto: Airbus

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube e Dailymotion.

Siga nosso perfil no InstagramFacebookTwitterLinkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.