Lufthansa e UFO concordam em aumentos salariais para cerca de 19.000 funcionários de cabine
A Lufthansa e o sindicato de comissários de bordo “Unabhängige Flugbegleiter Organization eV” (UFO) chegaram a um acordo sobre um novo acordo coletivo de remuneração e termos de emprego, juntamente com um novo acordo coletivo de trabalho a tempo parcial, para o pessoal de cabine da Lufthansa.
O novo acordo coletivo de remuneração inclui os seguintes termos:
- A remuneração base mensal será aumentada em 250 euros a partir de 1 de janeiro de 2023.
- O pagamento mensal básico será aumentado em mais 2,5% a partir de 1º de julho de 2023.
Os novos acordos coletivos permanecerão em vigor até pelo menos 31 de dezembro de 2023.
O novo acordo coletivo de pagamento beneficia particularmente os novos funcionários: os salários iniciais do pessoal de cabine serão aumentados em mais de 17%. O pessoal de cabine no nível salarial mais alto também terá um aumento de cerca de 9% em seu salário básico mensal.
A Lufthansa e a UFO já chegaram a acordo em agosto deste ano em cinco pagamentos únicos no total de 1.200 euros a todo o pessoal de cabine, tendo em vista os recentes desenvolvimentos em termos de custo de vida.
Os parceiros sociais também chegaram a acordo sobre um novo acordo coletivo de trabalho que oferece novos e mais flexíveis modelos de emprego a tempo parcial para maior produtividade; especialmente nos meses de verão com alta demanda por viagens aéreas.
“Estamos muito satisfeitos por termos chegado a um acordo com o nosso parceiro social UFO sobre aumentos salariais que têm uma forte dimensão social para o nosso pessoal de cabine da Deutsche Lufthansa AG e, simultaneamente, conseguimos concluir um novo acordo coletivo de trabalho”, diz Michael Niggemann, Diretor de Recursos Humanos e Diretor de Trabalho da Deutsche Lufthansa AG. “Nosso pessoal de cabine nos grupos salariais mais baixos e médios se beneficiará particularmente do acordo que alcançamos. Com isso, estamos prestando o devido e pleno respeito às nossas responsabilidades sociais, ao mesmo tempo em que garantimos nossa atratividade como empregador. E os novos modelos flexíveis de jornada de trabalho oferecem perspectivas, perspectivas e termos e condições de trabalho atraentes que estão intimamente alinhados às necessidades de nosso pessoal de cabine.”
A celebração do novo acordo coletivo de remuneração e condições de trabalho também encerra formalmente o acordo de crise celebrado em junho de 2020 em resposta à pandemia de coronavírus.
O novo acordo ainda está sujeito à aprovação dos órgãos competentes e membros UFO.
Fonte e foto: Assessoria de imprensa da Lufthansa
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube e Dailymotion.
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.