Rússia e China assinam acordo sobre trabalho conjunto em estação lunar
A Rússia e a China assinaram recentemente um acordo sobre uma estação lunar científica internacional, disse o chefe da Roscosmos, Yury Borisov, na quarta-feira.
“Depois de uma análise detalhada da área de pouso por sondas automáticas, amostragem de solo e pesquisas sobre a presença de água, passaremos para a próxima fase: possivelmente e provavelmente em contato próximo com nossos parceiros chineses, isso envolverá a construção de um futuro lunar Literalmente recentemente, assinamos um acordo com o lado chinês para um trabalho conjunto neste campo”, disse o chefe da Roscosmos em uma transmissão ao vivo no canal de TV Rossiya-24.
A Corporação Estatal Espacial da Rússia Roscosmos e a Administração Espacial Nacional da China (CNSA) revelaram um roteiro de uma estação lunar científica internacional na Conferência Global de Exploração Espacial 2021 (GLEX 2021) em São Petersburgo em junho de 2021.
De acordo com o roteiro, a construção da estação lunar deve ser concluída até 2035. Duas missões estão planejadas em 2026-2030 para testar as tecnologias de pouso e entrega de carga e transporte de amostras de solo lunar para a Terra. Os planos prevêem o desenvolvimento de infraestrutura em órbita e na superfície da Lua em 2031-2035, em particular, sistemas de comunicações, energia elétrica, pesquisa e outros equipamentos.
De acordo com o roteiro, a infraestrutura de transporte da estação incluirá rovers lunares de pesquisa e serviço e também um robô saltitante. Os lados participantes também planejam equipar a estação com vários mini-rovers inteligentes para explorar a superfície do satélite natural da Terra.
Fonte: RuAviation
Foto: Central Research Institute of Machine Building
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.