AeroespacialNotícias

Inspeções de escudo térmico em andamento na espaçonave Artemis I Orion

Dentro do Multi-Payload Processing Facility no Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida, engenheiros e técnicos realizam inspeções do escudo térmico na espaçonave Orion para a missão Artemis I. Orion retornou a Kennedy em 30 de dezembro de 2022, depois de mergulhar no Oceano Pacífico em 11 de dezembro, após uma missão de 1,4 milhão de milhas além da Lua e vice-versa.

Nesta foto, os técnicos sob o módulo da tripulação examinam de perto o escudo térmico, que suportou temperaturas próximas a 5.000 graus Fahrenheit durante a reentrada na atmosfera da Terra. O escudo térmico será removido da espaçonave e levado para outra instalação para inspeções mais detalhadas.

As equipes também estão inspecionando as janelas da cápsula junto com a proteção térmica nos painéis traseiros que cobrem a espaçonave para protegê-la das duras condições no espaço e durante a reentrada em alta velocidade e alto calor.

No topo da cápsula está o sistema de verticalização do módulo de tripulação esvaziado, que é um grupo de cinco airbags que posicionam a cápsula com o lado direito para cima após o mergulho e foram esvaziados antes do transporte de volta para Kennedy. Ainda no corredor de transferência da instalação, os engenheiros estão removendo as caixas externas de aviônicos. Os técnicos coletarão amostras de ar dentro da cápsula antes de reposicioná-la em um estande de serviço que permitirá o acesso ao interior. Ao abrir a escotilha, os técnicos removerão as caixas aviônicas internas e as cargas úteis. Após a realização de inspeções e testes detalhados, as caixas de aviônicos serão reutilizadas para a missão Artemis II.

A retirada de serviço continuará nos próximos meses com a remoção das mercadorias perigosas que permanecem a bordo. Depois de concluída, a espaçonave viajará para as instalações de teste Neil A. Armstrong da NASA Glenn para vibração acústica de nível abortado e outros testes ambientais.

Crédito da foto: NASA/Skip Williams

Fonte: NASA

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram  e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.