Agora a Helisul é certificada no estágio 2 do IS-BAO
O selo internacional estabelece requisitos de excelência para operação de aeronaves executivas e eleva patamar de confiança e qualidade da empresa de aviação brasileira
A Helisul Aviação concluiu a segunda etapa da certificação IS-BAO, que estabelece requisitos de excelência para a operação de aeronaves executivas. A empresa é a primeira do Sul do Brasil a ter este reconhecimento, concedido pela conceituada organização internacional não governamental IBAC (Conselho Internacional de Aviação Executiva).
Este cumprimento é um padrão internacional não regulatório, ou seja, não obrigatório . É um padrão de excelência com requisitos que vão além dos mínimos regulamentares estabelecidos pela autoridade de aviação civil competente para autorizar as operações. No caso do Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Ao transpor mais uma etapa neste processo, a Helisul está alinhada ao reconhecimento do mercado, por ser o IBAC uma relevante entidade internacional, avalia o superintendente operacional da Helisul, Bruno Biesuz.
“Temos um grupo seleto de clientes que buscam um patamar superior de qualidade e segurança. Com esta certificação, atendemos plenamente a necessidade destes clientes”, afirma o executivo.
Mais uma etapa concluída
A certificação pelo IS-BAO acontece em três estágios. O primeiro, inicial e provisório, é válido por 24 meses. Ele indica que um Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) apropriado foi estabelecido. Este selo foi emitido para a Helisul pela IBAC no dia 22 de dezembro de 2021, mas a empresa não precisou aguardar os dois anos de validade para seguir para a etapa seguinte da certificação.
Esta segunda etapa é intermediária e pode ser mantida por tempo indeterminado, desde que renovada bienalmente. Este estágio indica que os riscos de segurança estão sendo gerenciados de forma eficaz pela empresa de aviação.
Segundo o gerente de segurança operacional (GSO) da Helisul, Salvador Coutinho, é grande o envolvimento do time diretivo da empresa no funcionamento do sistema de gerenciamento de segurança operacional. “A diretoria é interessada na segurança e investe pesado na melhoria contínua do nosso sistema”, diz.
“A Helisul, que já tinha o seu SGSO bem estabelecido, precisou ajustar uma série de procedimentos e políticas para melhor atender aos requisitos do IS-BAO. Este exercício trouxe excelentes melhorias para o sistema.” afirma Salvador.
Na sequência, seguindo a evolução gradual estabelecida pelo IBAC, a Helisul buscará o terceiro e último estágio da certificação IS-BAO, mais avançado e opcional.
Sobre a Helisul
Em 2022, a empresa brasileira Helisul completou 50 anos de atuação no mercado da aviação e se mantém como uma empresa moderna e inovadora. Fundada em Foz do Iguaçu, no Paraná, em 5 de outubro de 1972, é uma das maiores operadoras de helicópteros da América Latina. Com mais de 500 colaboradores, uma frota de mais de 55 aeronaves, 24 hangares e 14 bases distribuídas pelo Brasil, a Helisul se destaca como uma empresa modelo de qualidade no país.
Seu portfólio abrange um amplo espectro de serviços aéreos especializados (SAE) com helicópteros e aviões, hangaragem e apoio de solo a aeronaves de terceiros (FBO), manutenção, gerenciamento e fretamento de aeronaves, transporte aeromédico e voos panorâmicos.
Em 2020, a Helisul foi uma das primeiras empresas brasileiras a firmar parceria com a Eve Urban Air Mobility, da Embraer, para a aquisição de 50 eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical). Também foi a operadora oficial no Brasil da simulação de voo destes veículos durante a EVE Rio Experience, no final de 2021.
Mantendo o pioneirismo e a vanguarda tecnológica, a Helisul lançou em 2022 sua divisão de aeronaves remotamente pilotadas para atender ao mercado de drones para inspeção industrial e de ativos de energia, logística, segurança e monitoramento remoto.
Fonte e foto: Helisul
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.