AeroportosNotícias

BH Airport completa 39 anos

O terminal internacional mineiro celebra a data se fortalecendo como hub de conexões em constante evolução.

Na terça-feira, dia 28/03, o BH Airport completou mais um ano de progressivo crescimento no cenário nacional da aviação. Fundado em 1984, o terminal internacional mineiro se consolida, diariamente, como um hub de conexões e a principal porta de entrada de Minas Gerais. Nos últimos anos, mesmo com todos os impactos da Covid-19 no setor, o aeroporto seguiu em evolução. Os números comprovam a expansão da malha aérea e também da movimentação de passageiros.

Em 2022, o BH Airport fechou o ano com a movimentação de cerca de 10 milhões de passageiros – índice que representa 90% do movimento alcançado em 2019. Em 2021, a movimentação alcançou 7 milhões de passageiros. A meta para 2023 é recuperar 100% dos patamares pré-pandemia. Naquela ocasião, a malha aérea do BH Airport oferecia conexões para 45 destinos. Hoje, 62 destinos fortalecem um dos principais hubs do país.

“Precisamos valorizar a história do aeroporto, que é marcada pela transformação, sobretudo nesses quase dez anos, período em que está sob concessão. Minas Gerais conta hoje com um equipamento ainda mais moderno e funcional. Nesses 39 anos, muitas foram as mudanças e tivemos a oportunidade de contribuir ainda mais para oferecer uma infraestrutura adequada e no patamar que passageiros e visitantes merecem. Muitos foram os desafios, mas os resultados mostram que estamos no caminho certo”, avalia o diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport, Herlichy Bastos.

Ele reforça que o apoio dos acionistas e de parceiros estratégicos contribuiu para colocar em prática projetos assertivos, que fizeram a diferença no que o aeroporto é atualmente. “Nesse sentido, é preciso ressaltar a conclusão da reforma do Terminal de Passageiros 1. As intervenções são perceptíveis quando você entra no aeroporto, sobretudo no embarque doméstico que está mais moderno, com canal de inspeção centralizado e pronto para receber os passageiros”, assinala.

Além disso, na sala de embarque, a parte mais antiga, que abrigava os portões 3, 4, 5 e 6, também foi reformada. Hoje, o aeroporto conta com 26 pontes de embarque divididas entre os terminais de passageiros 1 e 2. Dos portões 1 ao 16, todos fazem parte do Terminal de Passageiros 1. Do 17 em diante, compõem o Terminal de Passageiros 2. Com uma infraestrutura moderna, ele foi concluído em 2016 e oferece conforto e comodidade aos passageiros.   

Conectividade em expansão

Recentemente, no último dia 26, o aeródromo inaugurou a rota inédita e sem escalas para Bogotá, operacionalizada pela Avianca, com frequência de cinco voos semanais, em três horários. A conexão direta para a Colômbia integra os seis destinos internacionais do BH Airport, que passa a operar o triplo de voos em relação ao ano passado. Já estão à venda as passagens para Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos – novas operações da Azul Linhas Aéreas, partindo do BH Airport, que também incluem o destino inédito para Curaçao.

Nos voos domésticos, o destino para Parnaíba, no Piauí, foi inaugurado em março, contemplando a Rota das Emoções, um circuito que passa pelos principais pontos turísticos do litoral cearense, piauiense e maranhense. Em fevereiro, a novidade foi a operação da nova rota para Palmas, uma oportunidade para conhecer a exuberante natureza do Tocantins, como o Parque Estadual do Jalapão. Integrando a expansão doméstica da malha aérea, o BH Airport retomou o voo para Lençóis (BA) e anunciou as novas rotas para Aracaju (SE), Caldas Novas (GO), Navegantes (SC) e Santarém (PA). Para o interior de Minas, opções de destinos para as cidades de Juiz de Fora, Paracatu, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Varginha, Araxá e São João del Rei.    

“Um dos pilares da nossa gestão é fortalecer o terminal como hub de conexões que encurta distâncias, conecta destinos e aproxima as pessoas, ampliando opções de rotas para todo o país e a conectividade com o mercado global”, ressalta o diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport. “Minas Gerais é o único estado do Brasil que faz fronteira com mais seis, além do Distrito Federal, e nos posiciona em uma localização geográfica estratégica, que nos conecta a 70% do PIB nacional em apenas uma hora de voo”, acrescenta Herlichy Bastos.

Mix comercial

Somente em março de 2023, foram inauguradas nove operações em duas semanas. O BH Airport avança rumo à expansão da infraestrutura comercial para proporcionar mais conforto, tranquilidade, praticidade e inúmeras soluções aos passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária. A mais recente inauguração foi da Lotérica, no saguão do aeroporto. As duas operações da Aerobags e as novas lojas da Dufry, Subway, Strelar, Aerokids, Doog e Chilli Beans também foram lançadas no período.  

Os empreendimentos integram o mix de 80 operações comerciais do BH Airport. Durante os 11 meses de 2022, de janeiro a novembro, a ampliação alcançou o número de 15 novas operações. Com a conclusão da primeira fase da reforma que modernizou o Terminal de Passageiros 1, mais seis operações abriram as portas, em dezembro de 2022.  Um dos lançamentos foi da megastore Dufry, em formato walkthrough, com quase mil metros quadrados, como a porta de entrada para a nova sala de embarque do aeroporto.

Aeroporto Industrial

Em 2023, o Hub Logístico Intermodal do BH Airport deu mais um passo rumo à consolidação do terminal internacional mineiro como provedor de soluções logísticas, tributárias e de gestão para as empresas, ampliando as frentes de atuação do primeiro e único Aeroporto Industrial do país. A novidade é a evolução nos modelos de negócio, que fomenta a competitividade com soluções personalizadas, otimizadas e flexíveis para as empresas. Nesse cenário, a operação do Aeroporto Industrial do BH Airport passa a oferecer mais um formato de negociação: o Estoque Avançado, ao lado do Entreposto Aduaneiro Industrial, que segue ativo.

A abertura de novas rotas internacionais, com voos de passageiros e cargueiros, além da consolidação das soluções para o modal marítimo, também são iniciativas relevantes para fortalecer o papel do aeroporto como centro de recebimento, armazenagem e distribuição de cargas usando soluções multimodais por terra, céu e mar.

Aeroporto sustentável 

Em 2022, o BH Airport, recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Green Airport Recognition durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires, na Argentina. A reforma da Central de Água Gelada foi destaque durante o evento e recebeu também a menção honrosa como projeto sustentável nas áreas de Eficiência Energética, Reuso de Água e Custo de Manutenção. 

O aeroporto também recebeu a renovação da acreditação de redução de emissões de carbono, no nível 2, pelo programa do Airport Council International (ACI). Essa foi a terceira vez que o terminal recebe a certificação por atender a todos os requisitos necessários de redução das fontes de emissão de gases de efeito estufa que saíram de 2.480 toneladas no primeiro ano de participação no programa, em 2017, para 584,6 toneladas em 2021. 

Sobre o BH Airport 

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 

Fonte e foto: BH Airport

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram  e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.