Com o E-Power no avental: Lufthansa LEOS recebe o segundo pushback de aeronave totalmente elétrico Phoenix E
- Trator de aeronave eletrônica alimentado por eletricidade verde em operação no aeroporto de Frankfurt por mais de dez horas por dia.
- O Goldhofer Phoenix E move aeronaves com até 350 toneladas de peso de decolagem.
A LEOS, especialista em assistência em escala da Lufthansa, adicionou o segundo trator de aeronave totalmente elétrico Phoenix E do fabricante alemão Goldhofer à sua frota de tratores de reboque. Os dois veículos puramente elétricos a bateria estão em operação no Aeroporto de Frankfurt e podem mover aeronaves com um peso de decolagem de até 350 toneladas em curtas e longas distâncias entre áreas de estacionamento, hangares de manutenção e posições de partida. Uma característica especial adicional do segundo rebocador elétrico é que a casa de força é pintada em cores retrô e seu amarelo estilo anos 80 chama a atenção de longe.
Em operação por mais de dez horas por dia – totalmente elétrico
Com uma capacidade de bateria de 165 quilowatts-hora e uma potência de saída de 240 quilowatts, os rebocadores elétricos podem mover aeronaves a até 25 quilômetros por hora com zero emissões e sem ruído. Os dois tratores elétricos são “cavalos de batalha”: eles transportam aeronaves através do avental em Frankfurt por mais de dez horas por dia, em média. A necessidade diária de energia para os trabalhos de reboque é, por vezes, duas vezes mais elevada do que a capacidade da bateria. O sistema de baterias de iões de lítio permite uma recarga rápida durante interrupções de trabalho curtas, o que é feito através de uma infraestrutura de carregamento dedicada. Os tratores de reboque elétrico naturalmente “encherem” com eletricidade verde.
Sustentabilidade no Grupo Lufthansa
O Grupo Lufthansa estabeleceu metas ambiciosas de proteção climática e pretende alcançar um balanço neutro de CO₂ até 2050. Já até 2030, o Grupo Lufthansa quer reduzir para metade as suas emissões líquidas de CO₂ em comparação com 2019 através de medidas de redução e compensação. O roteiro de redução até 2030 foi validado pela iniciativa independente Science Based Targets (SBTi) em agosto de 2022. O Grupo Lufthansa foi o primeiro grupo de companhias aéreas na Europa com uma meta de redução de CO₂ baseada na ciência, em linha com os objetivos do Acordo Climático de Paris de 2015. Para uma proteção climática eficaz, o Grupo Lufthansa está se concentrando, em particular, na modernização acelerada da frota, no uso do SAF, na otimização contínua das operações de voo e oferece aos seus viajantes particulares e clientes corporativos para tornar um voo ou o transporte de carga mais sustentável. Além disso, o Grupo Lufthansa tem apoiado ativamente a pesquisa climática e meteorológica global há muitos anos.
Fonte e foto: Lufthansa
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.