Indústria AeronáuticaNotícias

A Diamond Aircraft está trabalhando no uso de combustíveis de aviação sustentáveis

A consciência ecológica e o uso responsável dos recursos sempre estiveram no centro da Diamond Aircraft. A história começou com motores de combustível a jato eficientes e sem chumbo e está avançando com a eletrificação, bem como combustíveis alternativos e sistemas de propulsão. Atualmente, a Diamond Aircraft Austria, juntamente com sua empresa irmã Austro Engine, lançou um programa de desenvolvimento dedicado a Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF) para suas aeronaves movidas a motor Austro.

A fim de validar e aprovar combustíveis de aviação sustentáveis que estarão disponíveis nos aeroportos no futuro, os motores turboalimentados a pistão de ignição por compressão exigem não apenas análises químicas e caloríficas, mas também investigações em bancadas de teste de componentes, bancadas de teste de motores e testes de voo. Para este fim, foi instalado um banco de ensaio de motor especialmente projetado com tecnologia de medição completa, que está medindo as pressões do cilindro em tempo real com resolução do ângulo da manivela, os componentes de emissão de hidrocarbonetos não queimados (HC), óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono GHG e monóxido de carbono (CO2, CO). Outra característica especial é o fornecimento de combustível do motor no banco de ensaio, que foi projetado para permitir uma troca rápida de combustíveis sem ter que aceitar altas perdas de circulação. Para poder realizar medições reprodutíveis com diferentes combustíveis, que só estão disponíveis em quantidades muito limitadas, foi necessária a integração de um sofisticado sistema de abastecimento de combustível. No entanto, uma análise detalhada do uso dos SAFs atualmente aprovados de acordo com o Anexo 7566 da ASTM D1 ao Anexo 7, nos motores de pistão a jato da Austro Engine em voo ainda não foi realizada devido à falta de disponibilidade. A empresa espera receber a certificação SAF para poder começar com os exames em maio de 2023. Além do trabalho preparatório, o tempo de espera foi gasto investigando com sucesso alternativas, como combustíveis regenerativos certificados para aplicação rodoviária.

“Ao lado do eDA40 totalmente elétrico, o SAF se tornará uma solução disponível a curto prazo para a aviação sustentável”, disse Robert Kremnitzer, chefe de organização de design da Diamond Aircraft Austria. “No segmento de motores a pistão, temos a grande vantagem de que a maior parte da nossa frota existente já está usando combustível de aviação. Com este programa, garantimos que alternativas sustentáveis a esses tipos de combustível possam ser usadas assim que estiverem disponíveis em aeroportos com postos de combustível da Aviação Geral, sem ou apenas pequenas adaptações na aeronave”.

A fim de avançar rapidamente na pesquisa da SAF e alcançar o objetivo comum de uma aviação sustentável, a Austro Engine não apenas coopera com nosso cliente de frota Lufthansa Aviation Training, fabricantes de combustível e universidades, mas também com parceiros de Aviação Geral. A Austro Engine é parceira da iniciativa para combustível de aviação baseada em energia renovável aireg (Aviation Initiative for Renewable Energy in Germany e.V.), que também está impulsionando o uso de SAF para motores de pistão da Aviação Geral.

“Acreditamos que a coexistência de várias tecnologias é estrategicamente sensata para a Aviação Geral. A Diamond Aircraft está atualmente desenvolvendo o eDA40, uma aeronave de treinamento totalmente elétrica, que será certificada em um futuro próximo. A Austro Engine conta com mais de 16 anos de experiência e mais de 2,5 milhões de horas voadas com seus motores a pistão”, disse Felix Zahradnik, diretor de tecnologia da Austro Engine. “Além de mais inovações no campo da ciência dos materiais e do desenvolvimento do processo de combustão, a chave para a sustentabilidade está no tipo de combustível usado. Ao usar combustíveis produzidos de forma regenerativa, não só a infraestrutura existente pode ser utilizada, mas também o balanço de CO2 significativamente e diretamente influenciado. O objetivo dos esforços atuais é claramente a liberação de combustíveis sustentáveis para aeronaves Diamond atualmente disponíveis”.

A Diamond Aircraft e a Austro Engine antecipam o aumento da disponibilidade de misturas ASTM D7566 SAF como combustível “drop-in” para a Aviação Geral nos próximos anos e planeja liberar toda a frota para esse mix de combustível até o final de 2025. Espera-se uma penetração significativa no mercado de SAFs até 2030 e disponibilidade de SAFs 100% puros sem mistura para 2050.

Fonte e foto: Diamond Aircraft

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram  e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.