Após sucesso na segunda edição, Catarina Aviation Show se consolida no calendário nacional de eventos
Encontro realizado entre os dias 1 e 3 de junho teve o dobro de fabricantes de aeronaves este ano, com procura já para 2024
Um evento que veio para ficar. O Catarina Aviation Show, organizado pela JHSF e NürnbergMesse Brasil, juntou, na última semana, os maiores nomes do mercado da aviação executiva e da indústria automotiva nos hangares do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, localizado a pouco mais de 30 minutos da capital paulista. Exclusiva para convidados, a exposição contou com 50 marcas representadas e mais de 40 supermáquinas expostas, entre jatos, helicópteros e automóveis.
O sucesso da segunda edição consolida o evento no calendário nacional de encontros de negócios. Antes mesmo de chegar ao fim, empresários já procuravam a organização com interesse de expor no ano que vem. Visitantes também estavam ávidos por informações da exposição de 2024. “O movimento no Catarina Aviation Show comprova que faltava no Brasil um evento como o que organizamos. Aqui, aliamos experiências a negócios. É um lugar aonde as pessoas vêm para, de fato, conhecer as novidades do mercado, mas também viver momentos únicos”, afirma João Paulo Picolo, presidente da NürnbergMesse Brasil.
Para Thiago Alonso de Oliveira, CEO da JHSF, o setor ainda tem muito a crescer. Por isso, a tendência é que o evento ganhe cada vez mais força. “O Brasil tem a segunda maior frota mundial de aviões executivos, atrás apenas dos Estados Unidos, e São Paulo concentra 40% dos voos. No São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, recebemos uma média de 10 mil voos por ano e a nossa capacidade é de 200 mil. Os números mostram que é um setor consolidado no país e em expansão”.
A edição de 2023 do Catarina Aviation Show recebeu o dobro de fabricantes de aeronaves em comparação a 2022. Pelo aeroporto, havia 20 expostas. Além dos veteranos Gulfstream, Pilatus (Synerjet), Cirrus (Plane Aviation) e Gualter, que estiveram presentes na estreia e voltaram este ano, também entraram na lista Airbus (Corporate Jets e Helibras), Embraer, Aeromot e Leonardo. Já o segmento automotivo levou 23 automóveis à feira, incluindo 13 veículos disponibilizados para test-drive. Na lista, Audi, Mercedes-Benz, Range Rover, Aston Martin, McLaren e Ford.
Além dos dois setores, outras empresas do mercado de alta renda também apresentaram produtos ultrassofisticados, como a Samsung, que levou ao evento o painel de micro LED com cristais de Safira recém-lançado, e a Andicrose, ateliê de bikes de madeira, que anunciou o lançamento de um novo modelo no Catarina Aviation Show.
Geração de Negócios
Pedro Ferreira, diretor de aviação da Timbro Trading, presente pelo segundo ano consecutivo no evento, afirmou que a empresa fechou novos negócios nesta edição. “Aqui, a gente consegue aumentar o nosso pipeline, fomentar e acelerar negócios, então foi, mais uma vez, uma experiência muito positiva”. Já Sérgio Beneditti, diretor de vendas da Plane Aviation, representante da Cirrus Aircraft no Brasil, que participou em parceria com a Timbro da exposição, reforçou que, este ano, a empresa teve a confirmação de que o encontro é valorizado pelo público.
Para Gabriela Rosati, diretora de marketing da Alper/Goodwinds, corretora de seguros, a variedade de empresas do setor é o grande diferencial do evento. “Isso é importante para o ecossistema aeronáutico do país. A gente vê o segmento crescendo e a busca por seguros aumentando também. Aqui vemos muita gente chegando, novas aeronaves, outros players, e isso acaba aquecendo o mercado, especialmente o de seguros – que apesar de contar com poucas opções no Brasil, tem recebido muitas demandas, o que tem movimentado empresas do setor. Prova disso é a recente compra da Goodwinds pela Alper”, acrescenta.
“O Catarina Aviation Show veio para ficar no calendário oficial de aviação e supermáquinas”, aponta Juliano Lefèvre, diretor comercial da COMEXPORT, empresa líder em comércio exterior, que esse ano teve um estande conjunto com a Mercedes-Benz, que levou dois automóveis para exposição e um para teste drive. “Eu acredito no sucesso do evento, inclusive, pelo fato de encontrarmos muitos dos clientes que nos tornaram a maior importadora de aeronave executiva do Brasil”, complementa.
Lançamentos
O Catarina Aviation Show apresentou, este ano, pelo menos dois lançamentos. A Audi do Brasil anunciou já no primeiro dia o modelo e-tron GT e deu start à pré-venda do novo esportivo 100% elétrico da marca, no valor de R$ 699.999,00 até o dia 17 de junho. O automóvel possui propulsor com potência de até 530 cavalos e torque de 640 Nm, que proporciona uma dinâmica de condução leve com desempenho altamente esportivo.
Já a Gualter Helicópteros apresentou um mockup (1:1) do AW09, novo modelo que será distribuído no país pela empresa. A aeronave é um monomotor leve, totalmente feita em fibra de carbono e kevlar, com alta performance que oferece versatilidade para atender a transportes de passageiros, serviço aeromédico, utilitário e policial. O valor do lançamento na versão standard estava a €3,750,000.00 (FOB Itália) na exposição. Duas unidades foram vendidas para clientes do Brasil.
Sustentabilidade
O Catarina Aviation Show, mais uma vez, terminou com a marca de um evento com 100% dos estandes sustentáveis. Todos foram montados com módulos de aço carbono, vidro laminado, piso em MDF, painéis cenográficos em madeira e revestimento em courino, que podem ser reutilizados posteriormente.
A sustentabilidade é uma preocupação das duas empresas organizadoras, JHSF e NürnbergMesse Brasil. A repetição do uso de estantes ecologicamente corretos foi bem recebida pelos expositores e mostra que o cuidado com o meio ambiente pode ser potencializado pelo mercado de alto padrão.
“Não é de hoje que manifestamos nossa preocupação com o quanto a montagem e a desmontagem de eventos são operações que geram excesso de descarte. Há anos a NürnbergMesse Brasil pensa em uma forma de mudar essa realidade. A JHSF e os expositores do Catarina Aviation Show têm a mesma preocupação e, por isso, abraçaram a ideia de fazer este evento totalmente aliado ao ESG”, comenta João Paulo Picolo.
Próxima edição
Após o término do evento de 2023, foi divulgada a data do encontro em 2024: será de 13 a 15 de junho, no Aeroporto Catarina. Devido à grande procura, ainda não foram definidos os hangares e as áreas de demonstração estática que serão utilizadas. Sem adiantar muitos detalhes, a organização apenas confirma que a aviação executiva seguirá no centro do evento. “Desde a primeira edição, temos clareza que nosso foco com o Catarina Aviation Show é a aviação executiva, afinal, estamos no maior aeroporto no Brasil dedicado exclusivamente a esse segmento. Por outro lado, conhecemos bem os clientes que convidamos e sabemos o que eles e seus familiares curtem, desde carros superesportivos, bicicletas de alta performance, relógios, passando por telas de televisão de altíssima resolução. Vemos uma relação de ganha-ganha quando colocamos esse conteúdo todo à disposição deles”, finaliza Thiago Alonso de Oliveira.
Fonte: JHSF e NürnbergMesse Brasil
Foto: Cleiby Trevisan
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital