Próximo avião X da América está sendo construído pela Boeing
O X-66A é o primeiro avião X focado em ajudar os EUA a atingir a meta de emissões líquidas zero.
A Força Aérea dos EUA designou o Demonstrador de Voo Sustentável (SFD) como o mais novo avião X, juntando-se a uma lista de aeronaves experimentais pioneiras que moldaram radicalmente a aeronáutica global nos últimos 76 anos.
O que é SFD: Em janeiro, a NASA selecionou a Boeing e sua equipe industrial para liderar o desenvolvimento e os testes de voo de um avião de demonstração Transonic Truss-Braced Wing (TTBW) em escala real como parte do programa SFD.
Por que é importante: o SFD foi designado como X-66A, ressaltando seu status como um programa de aviação experimental dos EUA de vital importância. Este é o primeiro X-plane especificamente focado em ajudar os EUA a atingir a meta de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa na aviação.
Zoom in: Para construir o X-66A, a Boeing converterá um MD-90 em uma aeronave de demonstração em grande escala com asas finas e extralongas estabilizadas por suportes diagonais.
O que é um avião X? São aeronaves e foguetes experimentais dos EUA, projetados para testar e avaliar novas tecnologias e conceitos aerodinâmicos. Os X-planes anteriores da Boeing e das empresas legadas da Boeing testaram velocidade hipersônica, espaçonaves reutilizáveis, veículos aéreos de combate não tripulados e corpos de asas combinados.
Visão geral: tecnologias avançadas como o SFD são uma das várias alavancas importantes que a Boeing acredita que serão necessárias para atingir a meta da aviação comercial de emissão líquida zero até 2050, além da transição de energia renovável, eficiência operacional e renovação da frota.
Vá mais fundo : https://sustainabilitytogether.aero/
Fonte e foto: Boeing
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.